Iniciativa da jornalista gaúcha tem apoio do Visit Florida, Experience Kissimmee, Visit Central Florida, Visit

Space Coast, Disney e Universal Orlando Resort

 

A descoberta de um diagnóstico de surdez parcial nos dois ouvidos do filho surgiu ano

passado como um grande desafio na vida da jornalista Anelise Zanoni. A notícia surgiu junto ànecessidade de Noah utilizar aparelhos auditivos, e se transformou em um importante projeto de

acessibilidade no turismo, que iniciou esta semana durante uma viagem da jornalista e do filho àFlórida, nos Estados Unidos.

A jornalista viaja durante 11 dias por diferentes destinos do estado norte-americano paraapresentar como parques, atrações e hotéis estão preparados para receber turistas que necessitam

de acessibilidade. O tema é bastante abrangente na Flórida e inclui ações também para pessoas com

autismo, TDHA, limitações de mobilidade, audição, visão, além de outras necessidades especiais,como atrasos cognitivos, intelectuais ou no desenvolvimento.

“Fiquei muito impactada com o diagnóstico, e acho que nunca estamos preparados para

receber a notícia de que um filho tem uma deficiência. Ao mesmo tempo, comecei a pesquisar o temae percebi que o Brasil ainda está bastante lento quando o assunto é turismo e acessibilidade. Estamosindo para Flórida para conhecer iniciativas e viver experiências que são referência”, revela.

O projeto Flórida para Todos será divulgado no Instagram Travelterapia de autoria da

jornalista, e no site Travelterapia. Também deve ser compartilhado pelas empresas parceiras. Aexperiência em solo americano é feita em parceria com importantes nomes do turismo: Visit Florida,Experience Kissimmee, Visit Central Florida, Visit Space Coast, Disney e Universal Orlando Resort.

No Brasil, a agência de viagens Infinity, de Porto Alegre, é parceira.“Vou mostrar o dia a dia de uma viagem em família e apresentar informações sobre os serviços

oferecidos. Quero mostrar aos pais de crianças com alguma deficiência que é possível se divertir eaproveitar a Florida”, conta Anelise.

As informações obtidas durante a viagem devem se transformar em consultorias e novosprojetos sobre o tema no Brasil, afirma a jornalista. “Quero trazer conhecimento a partir da nossa

experiência e pensar em novos projetos sobre o tema”, revela.

O roteiro da viagem

Durante 11 dias Anelise e o filho de sete anos, Noah, vão percorrer as principais atrações deentretenimento na Flórida. Iniciam a viagem em Kissimmee, depois visitam os quatro parquestemáticos da Disney.

Na segunda etapa, partem para região de Space Coast, onde fica o Kennedy Space Center. Em

seguida, na Central Flórida, visitam atrações de referência no assunto acessibilidade: Legoland

Flórida, Peppa Pig e o Florida Children Museum.

A viagem se encerra com uma experiência nos parques e hotel da Universal Orlando Resort.

 

Pauta: Way Content