
A alta temporada está chegando no Litoral Norte de São Paulo com um plano integrado para garantir um verão mais seguro, organizado e cheio de novas experiências nas cinco cidades que compõem o Circuito Litoral Norte: Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. As prefeituras prepararam operações especiais de segurança, gestão de fluxo nas praias e rodovias, reforço de serviços públicos, novos eventos, festivais e melhorias em infraestrutura turística para receber moradores, veranistas e visitantes de todo o Brasil e do exterior.
Segurança reforçada e operações de verão
Em Bertioga, a Operação Verão 25/26 teve início em 15 de dezembro. O município receberá 214 policiais militares, entre soldados e policiais rodoviários, destinados exclusivamente ao reforço da segurança local, com atuação integrada à Guarda Civil Municipal (GCM). Pela primeira vez, a cidade amplia a Operação Verão com apoio do Smart Bertioga, sistema de monitoramento e inteligência que agiliza a identificação de ocorrências e qualifica o patrulhamento. Na orla, o município dobrou o número de quadriciclos para rondas na faixa de areia, conta com mais de 50 guardas-vidas, além de ciclopatrulhamento em trechos de difícil acesso para viaturas, cobrindo os 33 km de litoral.
Ilhabela também inicia a temporada com um robusto esquema de segurança e ordenamento. A Operação Praia Segura começou em 12 de dezembro, com 20 guarda-vidas nas praias de maior fluxo. A Operação Verão, iniciada no dia 15, tem reforço de 86 policiais militares e integração das equipes de Trânsito, Defesa Civil, Bombeiros e Saúde, incluindo ampliação no atendimento do Pronto-Socorro Municipal. A expectativa é receber cerca de 1 milhão de pessoas.
“Ilhabela está pronta para mais uma grande temporada, com responsabilidade, planejamento e cuidado com nossa natureza e com as pessoas”, reforça o secretário de Turismo da cidade, Harry Finger.
Em Caraguatatuba, a segurança do Verão Caiçara 2025/2026 será reforçada com Operação Verão da Polícia Militar, atuação da Guarda Municipal e monitoramento por câmeras com reconhecimento facial, especialmente na área dos grandes shows. Guarda-praias orientam o público a partir do Natal e acionam fiscalização e forças de segurança quando necessário. Nos dias de maior movimento, a subida ao Morro Santo Antônio será controlada para prevenção de acidentes.
Além disso, a campanha “Respeito Não Pode Faltar” reforça regras importantes, como proibição de fogos com estampido, fogueiras, cozinhar na praia, circulação de veículos motorizados na areia, permanência de cães na praia, uso de caixas de som e perturbação do sossego, além da exigência de alvará para ambulantes e regularização de empresas de passeios com CADASTUR.
Ubatuba também organiza sua Operação Verão com aumento do policiamento, reforço de bombeiros e salva-vidas, cronograma específico da GCM e da Secretaria da Fazenda para fiscalização nas praias, ampliação das equipes de limpeza e coleta de resíduos, além de atuação permanente da Defesa Civil nas questões climáticas. A cidade se prepara para uma temporada com foco em organização, segurança e qualidade na recepção aos turistas.
Programação de verão, shows e festivais
A alta temporada na Região Turística será marcada por uma agenda intensa de festivais, shows, eventos culturais e esportivos, espalhados ao longo dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.
Em Bertioga, de 26 de dezembro a 25 de janeiro, o Parque dos Tupiniquins e a Tenda de Eventos recebem o “Sabores do Verão”, com entrada gratuita e mais de 30 expositores, 31 apresentações musicais e uma ampla área gastronômica. O festival, realizado pela Focus Eventos em parceria com a Prefeitura, reúne covers de bandas consagradas e uma programação que passa por MPB, pop rock, reggae, samba, pagode e sertanejo. O espaço oferece ainda ambientes instagramáveis, atividades ao ar livre e atrações para todas as idades, com funcionamento diário em horários estendidos durante a temporada.
Já Caraguatatuba abre a programação com o “Natal pela Paz 2025”, com visitas do Papai Noel, apresentações musicais, orquestras, teatro e intervenções culturais em praças do Centro e bairros até 23 de dezembro. Na sequência, entre 26 e 31 de dezembro, a Praça da Cultura recebe o Verão Caiçara – Grandes Shows, com apresentações gratuitas mediante doação de 1 kg de alimento. Entre as atrações, nomes como Soweto, MC Hariel, Circuladô de Fulô, Planta e Raiz e Samprazer animam o fim de ano, além da Festa da Virada com queima de fogos sem estampido em diferentes praias, priorizando o bem-estar de pessoas e animais.
A programação cultural do Verão Caiçara segue em janeiro e fevereiro de 2026 com ações como Pôr do Sol no Mirante, Coreto em Sol, Cine Rock na Praça do Turismo, Reggae no Camaroeiro, Canto Caiçara no Massaguaçu, Dança Praia, Samba na Diógenes, Forró Praça Caiçara, Mariscantando em Cocanha e no Mirante, e o CarnaEletro na rotatória do Juqueriquerê. O Mirante do Camaroeiro também recebe uma exposição especial em homenagem a Silvio Santos, com visitação gratuita até 12 de janeiro.
Em Ilhabela, além das operações de segurança, a cidade preparou o Natal Luz na Fazenda Engenho D’Água, Réveillon com queima de fogos sem estampido em quatro pontos (Praia Grande, Portinho, Perequê e Vila) e atrações com DJs e bandas locais. O Carnaval em Dose Dupla promete prolongar o fluxo de visitantes e fortalecer a economia, assim como eventos esportivos de trail, mountain bike, competições náuticas, natação, atletismo e ações de incentivo ao mergulho.
São Sebastião, por sua vez, terá uma grade de shows bastante variada nesta temporada. O Verão Show acontece de 2 a 31 de janeiro, no Complexo Turístico da Rua da Praia, no centro, enquanto o Festival de Verão ocupa a Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga, de 9 a 31 de janeiro. Ambos são gratuitos, com opção de área VIP e camarotes pelo site oficial.
A programação do Verão Show inclui nomes como Belo, Gustavo Mioto, Alexandre Pires, Wesley Safadão, Ana Castela, Matuê + Dennis, Thiaguinho e Natanzinho Lima. Em Boiçucanga, o Festival de Verão recebe artistas como Édson & Hudson, Grelo, Rael da Rima, Ferrugem e Mari Fernandes, sempre com abertura de artistas locais.
Segundo o prefeito Reinaldinho Moreira, a temporada representa um momento especial para a cidade. “A programação reforça São Sebastião como um dos principais destinos do Litoral Norte. Estamos preparando uma temporada histórica, com mais visitantes, mais movimento e mais oportunidades. A economia já está pulsando e o verão será ainda mais forte para todos”.
Em Ubatuba, o Festival de Verão está programado para o período de 26 de dezembro a 4 de janeiro, com shows de bandas renomadas e apoio da rede gastronômica espalhada pelo município. “Ubatuba aguarda a todos com muitas atrações, para que nossos visitantes tenham dias inesquecíveis em nosso destino”, destaca o secretário de Turismo de Ubatuba, Anderson Paiva.
Infraestrutura, ordenamento e novas experiências turísticas
Além dos eventos, as cidades investem em infraestrutura turística, ordenamento de serviços e qualificação das experiências oferecidas aos visitantes. Em Bertioga, um dos destaques é a Feirinha do Bem, novo equipamento que marca o início das atividades e exposições em um espaço de mais de 5 mil m², administrado pela empresa Food Park Morada da Praia. O local reúne 94 boxes comerciais, setor exclusivo para artesãos de Bertioga, praça de alimentação moderna, banheiros acessíveis e estacionamento com 165 vagas.
“A estrutura foi planejada para oferecer conforto aos visitantes e ampliar oportunidades de negócios, fortalecendo o empreendedorismo e gerando emprego e renda no município”, afirma o secretário de Turismo de Bertioga, Ney Carlos da Rocha.
Caraguatatuba lança oficialmente, durante o Verão Caiçara, o Guia de Experiências e Passeios de Caraguatatuba, integrado ao novo site oficial do Turismo: www.caragua.tur.br. “A iniciativa fortalece o ordenamento do turismo, amplia a visibilidade dos empreendedores locais e qualifica a oferta turística do destino”, comenta a secretária de Turismo de Caraguatatuba, Bianca Colepicolo.
Ilhabela reforça sua vocação para o ecoturismo, com mais de 80% do território preservado e foco em trilhas, cachoeiras, praias isoladas e comunidades caiçaras. A campanha “Ilhabela: Muito Mais que Praia” incentiva a contratação de guias credenciados, que garantem segurança e enriquecem a experiência com informações ambientais e culturais. O mergulho ganha protagonismo, com excelente visibilidade no verão para explorar a vida marinha e naufrágios históricos, como um verdadeiro “museu subaquático”. Entre as sugestões, a Praia de Castelhanos se destaca como uma das mais belas e preservadas do país, juntamente com os mergulhos em pontos de naufrágio.
E, por fim, Ubatuba aposta fortemente no turismo náutico e no ecoturismo. Ao norte do município, os passeios de barco são realizados pelo Turismo de Base Comunitária (TBC) caiçara, com atrativos como a Ilha das Couves e a Ilha do Prumirim. Na região Central e Centro-Sul, se destacam as agências que operam passeios para a Ilha Anchieta e oferecem trilhas para prática de ecoturismo, conectando mata atlântica, praias e áreas de preservação.
Para conhecer todas as experiências do Litoral Norte, acesse: https://circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias.
O guia geral de fornecedores cadastrados, com empresas regulares e com CADASTUR, pode ser consultado em: https://circuitolitoralnorte.tur.br/guiageral.
A previsão do tempo, fundamental para ajustar os passeios e aproveitar também as atrações indoor, pode ser conferida em: https://circuitolitoralnorte.tur.br/previsaodotempo.