O livro “Expedições Antárticas“, de Cesar Rodrigo dos Santos, traz um relato das 15 expedições realizadas pelo autor à Antártica entre 2002 e 2017, divididas em seis capítulos. Ao longo desse período, Cesar viajou em navios polares de apoio à pesquisa e também em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). Na Antártica, permaneceu em acampamentos, Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) e também nos próprios navios Ary Rongel e Almirante Maximiano. Combinando ciência e arte, o livro oferece uma rica perspectiva visual das suas vivências, permitindo ao leitor mergulhar no ambiente polar como se estivesse presente.
O lançamento de “Expedições Antárticas” será no dia 10 de outubro (quinta-feira), às 19h30, no Museu do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, em evento fechado para convidados. O evento tem um significado especial, pois marca a reabertura do museu, que ficou fechado após as enchentes de maio.
Também no local, estará disponível, de 10 a 30 de outubro, uma exposição gratuita com uma seleção de fotos do livro. Todas as imagens contam com um QR Code que direciona para a audiodescrição da obra. As visitas podem ser feitas mediante agendamento pelo telefone (51) 2200-0640.
“Durante estes anos, utilizei desde câmeras com disquete ou filmes até as digitais mais atuais. O olhar de cada fotógrafo é único e marca seu estilo de fotografar e mostrar as cores e belezas deste local ímpar, onde poucos têm a oportunidade de visitar”, relata Cesar.
Segundo o autor, a divulgação de informações sobre a Antártica é um objetivo do Brasil, que tem interesses em poder decidir através do seu voto o futuro do continente por meio do Tratado Antártico. “Apesar de ser um território onde nenhuma nação tem domínio, existem reivindicações. Mas enquanto persistir o tratado, essas belezas não podem ser exploradas comercialmente por nenhum país, pois o local influencia o clima de todo mundo, além de ter ligação direta com o nosso país, que recebe algumas aves e baleias vindas do continente gelado”, informa o pesquisador.
Unindo biologia à fotografia
O livro é também uma reflexão sobre a fusão entre a biologia e a fotografia. Cesar é biólogo de formação e foi pesquisador da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), realizando as expedições através do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).
Ele uniu seu conhecimento científico com seu talento atrás das lentes, criando uma narrativa visual que retrata desde paisagens gélidas até detalhes da vida selvagem local. Sua dedicação à avifauna, como o monitoramento de aves, ovos e ninhos, é uma das muitas contribuições valiosas que a obra oferece.
“O livro traz uma janela para um local onde poucas pessoas têm a oportunidade de visitar. Um continente de terra e gelo, mas muito importante para a humanidade, principalmente para o Brasil, influenciando entre muitas coisas, o clima. Com suas características únicas, o lugar guarda muitas riquezas e todos temos direito de conhecer, mas principalmente zelar, pois é uma maravilha natural pertencente à humanidade”, relata o autor.
Com imagens de Cesar, textos da jornalista Sílvia Marcuzzo e realização da Simples Assim, produtora cultural de Novo Hamburgo, o livro oferece uma rica combinação de ciência e arte, conduzindo o leitor por uma jornada que vai além da exploração científica. O resultado é uma obra que documenta a singularidade do ecossistema antártico e as experiências pessoais do autor, que passou natais, aniversários e outras datas especiais durante suas viagens, sempre com a paixão pela região latente em cada imagem.
Além disso, o livro relembra momentos impactantes das expedições, como o incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), em fevereiro de 2012. Cesar esteve presente durante o acidente e capturou imagens que circularam pelo mundo, algumas das quais estão presentes na obra, adicionando um elemento histórico às suas fotografias.
Como adquirir
O livro “Expedições Antárticas” ficará disponível, após o lançamento, para venda na Livraria No Pátio (Avenida São Borja, 97 – Rio Branco), em São Leopoldo; na Infinity Livros & Ideias (Feevale Campus II – Vila Nova), em Novo Hamburgo e na Livraria Taverna (R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico), em Porto Alegre.
Para tornar o projeto acessível e inclusivo a todos os públicos, o livro também está disponível no formato EPUB, para pessoas cegas ou com baixa visão. Basta enviar um e-mail para contato@simplesassim.art.br, solicitando o formato.
Também é possível adquirir a obra através do site oficial.
Pauta: Éfe Reputação de Marcas Fortes