Associação Gaúcha de Empresas e Profissionais de Eventos – Agepes que tem acompanhado de perto a evolução das empresas e profissionais do segmento, fez um relato do diagnóstico do setor. De acordo com as projeções, 2023 inicia com um sentimento de otimismo e de boas expectativas para o setor.

 

Segundo o levantamento, em 2022, as empresas e profissionais trabalharam especialmente na entrega dos eventos que já haviam sido contratados, honrando valores recebidos de atividades canceladas por conta da pandemia. Muitos foram retomados. Segundo a AGEPES, esse movimento exigiu readequação. Tanto nos negócios quanto à nova rotina de trabalho. Somando a isso os novos comportamentos dos consumidores. Para atender essa demanda, muitas empresas buscaram qualificação.

 

De acordo com Rejane Tavares, presidente da AGEPES, o papel da entidade e sua diretoria foi o de motivar seus associados. “É decisivo trabalharmos para mudar o nosso presente e como iremos projetar o futuro de nossas empresas. Não há espaço nos dias de hoje para atender aplicando as mesmas receitas de sempre. É preciso inovar e se reciclar com muito planejamento. Os clientes hoje buscam surpreender. E a criatividade e a tecnologia nos permite somar e complementar nossos projetos”, reitera a profissional.

 

Alta demanda e a retomada dos grandes eventos culturais

 

Segundo a AGEPES, o ano de 2023 se torna otimista por várias razões. Entre elas a sinalização de maiores investimentos na cultura, o forte comportamento à realização de festas de casamentos, o retorno das formaturas presenciais, as festividades populares municipais, estaduais e nacionais e os grandes eventos corporativos. “A alta demanda do período pós pandêmico tende a continuar. Eventos empresariais, convenções e treinamentos irão se manter em alta e devem impulsionar outros eventos, como os nichos culturais e beneficentes. É a nossa expectativa”, enfatiza Rejane Tavares. O levantamento feito pela AGEPES, mostra que há um grande leque de oportunidades com este novo momento para profissionais e empresas. “Os eventos trazem um conjunto de significados. Desde o engajamento de pessoas, o impulsionamento de marcas, o lançamento de produtos e serviços no mercado, o fortalecimento de imagem. Tudo isso é possível, com a escolha certa e responsável pela contratação de pessoas e empresas que fazem esse mundo dos eventos girar”, enfatiza a presidente.

 

Pauta: Evidência Press – Assessoria de Comunicação