Itens são registrados e armazenados pela equipe da Motiva em local próprio por 90 dias

 

Diariamente, mais de 340 mil pessoas passam pelos aeroportos de todo o País. Com um fluxo tão grande de pessoas, a seguinte cena não é incomum: o passageiro chega ao aeroporto, identifica seu voo no painel de informações, decide ir ao banheiro antes de entrar para o embarque e lá acaba esquecendo a carteira, ou a almofada de viagem, ou até mesmo o ursinho do filho.

 

A boa notícia é que esses objetos pessoais não estão, necessariamente, perdidos para sempre. Existe um protocolo de registro e guarda desses itens assim que encontrados. “Os funcionários, quando encontram, são orientados a entregar o item a um vigia ou vigilante, que faz contato com o monitoramento e tenta localizar o passageiro nas imagens. Em caso de identificação, o objeto pode ser devolvido diretamente para o passageiro; em caso negativo, o item é registrado e recolhido no setor de Achados e Perdidos do terminal”, explica o gerente do Aeroporto de Pelotas e de Uruguaiana, Wesley Puygcerver.

 

Como localizar?

 

Atualmente, o Aeroporto de Pelotas tem um inventário com centenas itens no setor de Achados e Perdidos. Os mais frequentes são documentos, roupas, celulares e descansos de pescoço. Mas também há itens inusitados, como bengalas e estojos de maquiagem.

 

Para verificar se um objeto perdido encontra-se guardado no aeroporto o passageiro pode entrar em contato pelo telefone 0800 727 4720 ou pelo e-mail perdidoseachados.pet@grupoccr.com.br para o Aeroporto de Pelotas, ou perdidoseachados.urg@grupoccr.com.br para o Aeroporto de Uruguaiana . Os objetos devem ser retirados no terminal pelo proprietário ou por terceiros devidamente autorizados por ele.

 

O que acontece após 90 dias?

 

Após os 90 dias de guarda, a gestão do aeroporto promove a destinação dos objetos esquecidos. Aqueles de uso pessoal, como celulares e documentos, são destruídos; os demais transformam-se em doação para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Pelotas.

 

Todos os passageiros podem colaborar na rotina de cuidado com itens esquecidos nos aeroportos, entregando o que encontrar aos vigias ou vigilantes identificados.

 

Sobre o Aeroporto de Pelotas: Atende o sul do Rio Grande do Sul, com voos comerciais e suporte à aviação regional. É um elo importante para a mobilidade e o crescimento da região. Está sob administração da Motiva desde março de 2022.

 

Sobre o Aeroporto de Uruguaiana: Está localizado na fronteira com a Argentina e é estratégico para a malha aérea regional no Rio Grande do Sul e a integração internacional no extremo sul do país. Está sob administração da Motiva desde março de 2022.

 

Sobre a Motiva: Maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, a Motiva atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e mais de 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em sua plataforma de trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. Primeira empresa do Brasil a integrar o Novo Mercado, a Companhia está listada há 14 anos no hall de sustentabilidade da B3.