O objetivo é que 25% da receita dos hotéis seja proveniente do setor de alimentos & bebidas (A&B) nos próximos anos

 

Como parte de sua estratégia de Entretenimento, Alimentos e Bebidas (em inglês, E&F&B – Entertainment, Food & Beverage), a Accor, líder mundial em hospitalidade, está lançando no Brasil novos conceitos gastronômicos que vão desde a culinária típica italiana e pratos regionais do Brasil a hambúrgueres, comida peruana e opções plant-based.

 

Entre as novidades está o Lolatella Trattoria, restaurante de culinária italiana que está em implementação no Novotel São Paulo Berrini, e o Base BBQ, dedicado ao churrasco brasileiro, já em operação no Novotel São Paulo Morumbi e com previsão de chegada em breve às unidades Novotel São José dos Campos (SP), Novotel Porto Alegre Três Figueiras (RS) e Novotel Maceió Pajuçara (AL).

 

Esses conceitos integram o Guia de Conceitos F&B da Accor, que reúne 24 conceitos originais de alimentos e bebidas, adaptados às demandas locais e prontos para implementação em hotéis da rede no Brasil e nos países hispânicos. Com essa iniciativa, a Accor transforma seus bares e restaurantes em pontos de encontro não apenas para hóspedes, mas também para o público local, promovendo novas experiências e aumentando a receita das unidades.

 

Pisco Sour, do QCeviche!

 

Recentemente, o Grupo também lançou um novo manual de coquetéis para aprimorar o serviço de bar dos hotéis das marcas ibis, ibis Styles, Novotel e Mercure. Mesmo hotéis que não contavam com bartenders profissionais agora poderão ampliar suas ofertas de drinks, garantindo uma experiência excepcional e elevando a satisfação dos clientes.

 

Olivier Hick, COO da Accor Brasil para a divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), destaca: “A implementação de conceitos gastronômicos personalizados permite que cada hotel se conecte com seu destino e público local, oferecendo experiências únicas. Atualmente, contamos com mais de 1.200 bares e restaurantes nas Américas, e essa variedade de propostas representa um diferencial valioso para nossos investidores”, comenta o executivo acrescentando que, nos próximos meses, a rede planeja implementar 26 novos projetos de restaurantes, reforçando sua liderança no setor de E&F&B.

 

Bowl do B/Side

 

A meta é aumentar o share da receita proveniente do setor de A&B para 25% nos hotéis da Accor a médio prazo. Essa estratégia aumenta a rentabilidade dos hotéis com A&B e valoriza o investimento dos parceiros. Um exemplo de sucesso é o hotel Pullman São Paulo Vila Olímpia, que no último ano teve faturamento milionário apenas com eventos que combinam entretenimento, alimentos e bebidas, incluindo o Dining in the Dark (jantar às escuras), Art Battle (batalha de arte com DJs, drinks e gastronomia de qualidade), Art & Wine, experiência que combina degustação de vinhos e workshops de arte, e o Pullman Dinner Show (evento gastronômico com música ao vivo).

 

Confira abaixo os 24 conceitos gastronômicos disponíveis para implementação nos hotéis da Accor nas Américas:

 

Lolatella Trattoria (culinária italiana)

Base BBQ (churrasco brasileiro)

QCeviche! (gastronomia peruana)

YUCAFÉ Earth-Based (cafeteria plant-based)

ibis Kitchen (culinária cotidiana local)

Gourmet Bar (cardápio baseado em produtos frescos e variadas bebidas)

Convenience Store (loja de conveniência 24 horas no lobby dos hotéis ibis budget)

GREEM (menu variado e fresco, com opções saudáveis)

BRAVAR Sports Bar (entretenimento esportivo, boa comida, cervejas e atmosfera animada)

Sponta (pizzas exclusivas e uma carta de drinques especiais)

B/Side (hambúrgueres e bowls)

U!mano (culinária urbana, inspirada nas noites de São Paulo)

Bistrô67 (culinária francesa)

Tartar & Tap Bar (culinária francesa)

N’Bar (pratos e bebidas que celebram os sabores de Minas Gerais)

Cipó Restô (culinária brasileira com receitas regionais)

Maendú (culinária brasileira remetendo a uma nostalgia)

Alicia’s Tree House (rodeado de folhagens, com cardápio ideal para relaxar em uma atmosfera acolhedora)

The Jar (refeições frescas e saladas, com foco em sabores saudáveis)

Yaku Wasi (culinaria peruana inspirada na cultura inca)

Burger vs Pizza (hambúrgueres gourmet e pizzas)

NUNA (cardápio com pratos focados em responsabilidade social e sustentabilidade)

Délia (culinária mexicana)

Heliana (culinária de receitas caseiras)

Além da variedade de conceitos, o comprometimento com a sustentabilidade é um diferencial gastronômico da Accor. Visando reforçar seu papel como impulsionador de um modelo de alimentação mais sustentável, o Grupo assumiu 7 compromissos principais a serem alcançados até 2030, estruturados na Política de Alimentação Sustentável da Accor, veja abaixo:

 

Oferecer 25% de pratos vegetarianos ou à base de vegetais nos cardápios;

Oferecer receitas de baixo carbono;

Servir itens de café, chá e cacau provenientes de fornecedores responsáveis;

Garantir que pelo menos 5 produtos servidos no café da manhã sejam orgânicos;

Favorecer fornecedores locais de alimentos e produtos sazonais;

Proibir espécies de frutos do mar ameaçadas de extinção e promover a pesca responsável;

Agir em prol do bem-estar animal e incentivar os fornecedores a adotarem gradualmente práticas de bem-estar animal.

 

SOBRE A ACCOR

 

A Accor Group é um grupo hoteleiro líder mundial em hospitalidade, que oferece experiências em mais de 110 países, com 5.700 propriedades, 10.000 bares e restaurantes, espaços de bem-estar e coworking. O Grupo possui um dos ecossistemas de hospitalidade mais diversificados do setor, abrangendo mais de 45 marcas de hotéis, de luxo à econômicos, bem como de Lifestyle com a Ennismore. A Accor está focada em promover ações positivas por meio da ética nos negócios, do turismo responsável, da sustentabilidade ambiental, do envolvimento da comunidade, da diversidade, equidade e da inclusão. Fundada em 1967, a Accor SA tem sede na França e está listada publicamente na Bolsa de Valores Euronext Paris (código ISIN: FR0000120404) e no mercado OTC (Ticker: ACCYY) nos Estados Unidos. Para obter informações adicionais, acesse group.accor.com ou siga-nos no X, Facebook, LinkedIn, Instagram e TikTok.