“Em cada silêncio do corpo identifica-se
a linha do sentido universal
que à forma breve e transitiva imprime
a solene marca dos deuses
e do sonho.”
(Trecho do poema “A metafísica do corpo”)
Carlos Drummond de Andrade é considerado por muitos o maior poeta brasileiro. Entre esses admiradores está Antonio Candido, um dos mais renomados críticos literários do país, que afirmava que a verdadeira literatura brasileira surgiu nos anos 1930, tendo Drummond como seu principal representante. Com ele, a poesia lírica deixou de ser apenas um derramamento de lágrimas; ou apenas empenho formal, caso dos parnasianos; ou, ainda, áspero embate com o passado, como os poetas modernistas de 1922. É a partir de Drummond que a poesia lírica passa a pensar originalmente no indivíduo e na história.
Na próxima quarta, 30 de outubro, às 16h, véspera de aniversário de Drummond, vamos dedicar uma tarde à poesia deste grande poeta brasileiro. Quem conduz a atividade é o pesquisador e poeta Diego Grando. Juntos veremos mais detidamente duas publicações do poeta mineiro: Brejo das Almas (1934) e Corpo (1984).
Saiba mais sobre o Ministrante:
Diego Grando é licenciado em Letras – Português/Francês pela UFRGS, Mestre em Teoria da Literatura – Escrita Criativa pela PUCRS e Doutor em Estudos de Literatura na UFRGS, na linha de pesquisa Estudos literários aplicados: Literatura, Ensino e Escrita criativa. Realizou estágio de pós-doutorado (PNPD/Capes) junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, na área de concentração em Escrita Criativa, onde atuou também como professor colaborador. Como poeta, é autor de “Spoilers” (Confraria do Vento, 2017), “Sétima singular” (Não Editora, 2012), “25 Rua do Templo” (2010) e “Desencantado carrossel” (2008). Acaba de retornar da Itália, onde colaborou com a difusão da língua e cultura brasileira (MRE/Instituto Guimarães Rosa) na Università degli Studi “G. d’Annunzio”, em Pescara.
Inscreva-se
TELEFONE: (51) 3533-5700
WHATSAPP: (51) 99528-2738
E-MAIL: INSTITUTO.LING@INSTITUTOLING.ORG.BR
WWW.INSTITUTOLING.ORG.BR