Fernando Lima Lima costura arte, memórias e poesia na exposição que inaugura no sábado, 19 de julho, às 14h, na Galeria Duque

 

Um artista que transforma o tecido em pele que recobre a alma com poesia. A exposição “A Pele do Bordado”, de Fernando Lima Lima, apresenta produções que transcendem as telas em pinturas com linhas, cores e retalhos. A exposição, que tem curadoria de Alexandra Eckert, será inaugurada no sábado, 19 de julho, das 14h às 16h30, na Galeria Duque. A mostra segue no local até o dia 19 de setembro, com entrada franca.

 

“‘A Pele do Bordado’ apresenta uma produção autobiográfica que evoca lembranças de uma vida, narradas em coloridas, vibrantes e preciosas camadas de tecido”, sintetiza a curadora. “As sobras de tecido e tiras que Fernando costura criam camadas e revelam transparências e texturas, capazes de contar as histórias nelas contidas. Utilizando a costura e os pontos do bordado como uma delicada ferramenta de apresentação de sua sensibilidade e de seu universo simbólico, Fernando nos oferece suas obras como possibilidade de partilha. Aqui, o nosso corpo pode aceitar o convite do artista de vestir os seus panôs como uma segunda pele e se impregnar de calor e proteção”, observa Alexandra.

 

“Minha produção é eclética e uso diversas técnicas. Assim tenho circulado pela pintura, desenho, tecelagem, cerâmica e vidro. A mostra ‘A Pele do Bordado’ traz um conjunto de panôs de parede e panôs vestíveis. Minha inspiração para o trabalho com os tecidos vem da memória, das manifestações artísticas vistas na infância, minha relação com a natureza, com as pessoas”, conta Fernando.

 

A obra visceral é traduzida pelo próprio artista: “A pele do bordado é minha própria pele, se atravesso agulhas nesses tecidos, também sangro de dor…, mas ao ver nascendo do nada, uma imagem quase sagrada, minha dor já não é nada mais que um registro de tudo que sou”.

 

Fernando Lima Lima é artista visual e poeta. Sua trajetória na arte inicia no Atelier Livre da prefeitura de Porto Alegre, nos anos 70, onde estudou desenho e litografia. No local, nos anos 80, foi aluno de Danúbio Gonçalves. Com graduação em Letras e pós-graduação em Poéticas Visuais, desenvolve pesquisas artísticas e diversas experimentações em seu ateliê, na cidade de Canoas/RS. Atuou como gerente de artes na Secretaria Municipal de Cultura – Canoas, onde realizou projetos de artes visando à inserção dos artistas contemporâneos nos mais diversos eventos ligados à área cultural. Sua atual produção tem como principal suporte os tecidos, onde são reproduzidas imagens de um repertório vindo de revistas, jornais e outras imagens de domínio público. As técnicas vindas da costura estão presentes nesta atual fase, que tem como principais referências José Leonilson, Leda Catunda, Andy Warhol, Sigmar Polke, Torres Garcia, Vik Muniz e Arthur Bispo do Rosário

 

A Pele do Bordado

 

Artista: Fernando Lima Lima

 

Local: Galeria Duque

Endereço: Duque de Caxias, 649 – Porto Alegre

Vernissage: sábado, 19 de julho, das 14h às 16h30

Período da exposição: de 19 de julho a 19 de setembro

Horário de funcionamento: Seg/Sex: 10h às 18h | Sáb: 10h às 17h

Entrada Franca