Uma vida financeira equilibrada impacta não só no bolso das pessoas, mas também na saúde mental e física. Uma pesquisa da Fintech
Onze realizada com 1.342 trabalhadores de diversas faixas etárias e setores aponta que 47% das pessoas sentem-se ansiosas ao falar ou pensar sobre temas relacionados a dinheiro, e 64% já tiveram sua saúde mental afetada pela situação de suas finanças.
Esse é apenas um dos fatores que levou a CDL Porto Alegre a realizar um sonho antigo, viabilizado na gestão do presidente Irio Piva, com a implementação do Programa de Educação Financeira CDL Porto Alegre. Por meio da Educação Financeira, a CDL POA busca contribuir com a saúde contábil da população e, consequentemente, colaborar com sua felicidade e tranquilidade, levando a um aumento na produtividade na vida pessoal e profissional e melhores perspectivas de carreira. Todo esse cenário auxilia no impulsionamento da economia local, fazendo com que pessoas e empresas evoluam juntas.
Neste primeiro momento, o Programa oferece o Curso de Educação Financeira CDL POA, que terá aulas online e presenciais, estruturadas e ministradas pela Assessoria Econômica da Entidade. Até 2025, a capacitação tem como meta acolher mais de 400 alunos, influenciando
indiretamente a qualidade de vida de mais de 1,5 mil pessoas.
O planejamento do Programa iniciou-se em março de 2024, quando foi feita uma pesquisa etnográfica com famílias da Capital gaúcha que apresentou dados com objetivo de entender como as famílias gerenciam seu dinheiro e os impactos dessa dinâmica em suas relações.
“Acreditamos no poder multiplicador e como podemos ser modelo em gestão financeira. A CDL Porto Alegre tem autoridade para falar sobre o tema, e as pessoas serem beneficiadas”, defende o presidente da Entidade, Irio Piva.
Sobre o assunto, o economista-chefe da Entidade, Oscar Frank, compartilha dados sobre um teste realizado em 2022 com estudantes de 15 anos pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) a respeito de proficiência financeira. Os resultados mostraram que a pontuação média de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de 501 pontos, enquanto o Brasil ficou com apenas 416 pontos, sendo o 18º lugar entre 20 nações. Para o PISA, educação financeira abrange conhecimentos de
conceitos financeiros, habilidades e atitudes para sua aplicação a fim de tomar decisões adequadas em diferentes cenários.
Em busca da melhora da percepção, do conhecimento e da gestão do orçamento como um todo, o Curso de Educação Financeira CDL Porto Alegre está dividido em quatro módulos.
Módulo 1: Diagnóstico sobre a educação financeira no Brasil e seu impacto na vida das pessoas, conceitos como receitas, despesas, endividamento, inadimplência, empréstimos, financiamentos, inflação e juros.
Módulo 2: Fluxo de caixa, orçamento e metas, redução de despesas, potencialização das receitas, estratégias para quitar dívidas, superendividamento, ferramentas para a organização financeira e atividade prática.
Módulo 3: Fundo de emergência, hábitos para guardar economias e reserva aquisitiva e previdenciária.
Módulo 4: A relação entre risco e retorno, como identificar uma promessa de ganho insustentável, dicas para não cair em golpes e mercado de apostas e sua influência no consumo.
Ao final dos quatro módulos, os alunos estarão elegíveis para receber uma consultoria individual com a Assessoria Econômica da CDL Porto Alegre para tratar de forma personalizada as suas finanças. Cada turma do curso terá até 40 alunos e as inscrições já estão
abertas no site da Entidade. (https://conteudo.cdlpoa.com.br/programa-de-educacao-financeira)