Tudo se inicia há mais de cem anos, entre 1918 e 1920, quando o escritor James Joyce começa a escrever Ulisses, uma das grandes obras da literatura moderna. Joyce era fascinado por mitologia e a Odisseia, de Homero, com sua estrutura narrativa, serviu de inspiração para o escritor irlandês.
Enquanto a jornada de Odisseu é épica, heroica e cheia de aventuras grandiosas, a jornada de Bloom, o famoso protagonista de Ulisses, é mundana e interior. Ao colocar essas duas histórias em paralelo, Joyce dá vida ao anti-herói no contexto da modernidade, o homem aparentemente comum, registrando os desafios que enfrentamos, nós mesmos, todos os dias ao sair de casa. Já não lutamos contra monstros e deuses, mas contra as dificuldades da vida cotidiana e da própria psique humana.
Em três encontros, vamos decifrar e discutir as diversas camadas de Ulisses. Quem ministra o curso é o professor Donaldo Schüler, tradutor premiado de James Joyce no Brasil, eleito pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como a melhor tradução de 2003, e laureado com o Prêmio Jabuti, em 2004.
Confira o programa e inscreva-se:
9.10 – Aula 1: O peso do passado – rupturas
16.10 – Aula 2: Conflitos urbanos e domésticos
23.10 – Aula 3: O mundo interior em confronto com exigências do momento