1.  

    Com atividades gratuitas, presenciais e online, a instituição traz oficinas e workshops para adultos e crianças, além de expandir diálogos com mostras em cartaz

    Durante o mês de julho, a Japan House São Paulo oferece uma programação gratuita e variada para aproveitar a época de férias tanto no ambiente virtual como em sua sede na Avenida Paulista. A instituição promove visitas mediadas à exposição Kumihimo – a arte do trançado japonês com seda, por Domyo, em cartaz até 28 de agosto, além de oficinas para toda a família. Para quem gosta de literatura, o Ciclo de Mangá traz a obra Witches, de Daisuke Igarashi; a autora Lúcia Hiratsuka apresenta seu livro infantil Chão de Peixes com uma contação de história e oficina de pintura sumiê, e o Clube de Leitura aborda a obra Abandonar um Gato, do aclamado autor japonês Haruki Murakami.

    Durante as visitas
    mediadas, a equipe do educativo da JHSP promove diálogos e trocas de experiências sobre a exposição Kumihimo nos dias 6, 8, 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de julho, sempre às 15h. A mostra inédita apresenta reproduções de peças históricas, ferramentas e vídeos para entender mais sobre a história, confecção e evolução dos tradicionais cordões de seda japoneses feitos há séculos pela empresa familiar Domyo.

    Para reunir toda a família durante o mês das férias, nos dias 9 e 10 de julho, às 11h e às 14h, a instituição promove a Oficina Kuru Kuru Rainbow, que convida a todos para criar este brinquedo muito popular no Japão, que encanta crianças e adultos. Por meio de materiais simples, a oficina provoca os participantes de todas as idades a exercitarem a criatividade. Para participar, é preciso retirar uma senha na recepção 30 minutos antes da atividade.

    Outro workshop que faz parte da programação é a Oficina de Kumihimo, nos dias 7, 14, 21, 28 de julho, às 15h, em que todos poderão aprender técnicas do Kumihimo, utilizando materiais fornecidos pela Domyo. A oficina conversa diretamente com a exposição
    homônima e convida os participantes a exercitarem a observação a conhecerem ainda mais da arte da seda trançada.

    Para os amantes dos quadrinhos japoneses, no dia 16 de julho, será realizado o Ciclo de Mangá, a partir das 17h, em um novo formato, agora híbrido (tanto presencialmente na sede da JHSP quanto pela plataforma online ZOOM). Esse mês, o destaque é a primeira história de Witches, de Daisuke Igarashi será uma compilação de pequenas histórias envoltas pelo mistério e o sobrenatural do universo das bruxas. “Spindle” narra a história de duas bruxas, uma ambiciosa e poderosa, mas que ainda não compreende a própria força, e outra jovem e inexperiente, mas que entende a verdadeira natureza do mundo. Para participar, é preciso retirar a senha na recepção com 30 minutos de antecedência ou acessar o link da atividade divulgado na semana do evento no site da Japan House São Paulo.

    Nos dias 23 e 24 de julho, a Japan House São Paulo, em conjunto com a revista literária Quatro Cinco Um, recebe a premiada autora de literatura infantil Lúcia Hiratsuka para a atividade Histórias
    e vivência com pincéis japoneses, uma contação de história e oficina sobre o livro Chão de Peixes. Vencedora do Prêmio Jabuti de 2019, a narrativa poética é inspirada nos haicais japoneses e remete a sons, imagens e sensações guardados no fundo da memória e que evidenciam a poesia que está na simplicidade do cotidiano. Após a contação, os participantes terão contato com o sumiê, estilo de pintura japonês utilizado nas ilustrações do livro, marcado pelas formas simples e reduzidas.

    Para quem prefere literatura em prosa, no dia 28 de julho, às 19h, o Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um, discute a obra Abandonar um Gato, de Haruki Murakami, um relato emocionante sobre a relação de um dos mais importantes escritores japoneses da atualidade, com seu pai, traçando a história do Japão em paralelo. A narrativa percorre os caminhos da infância e juventude de Murakami, durante as décadas de 1950 e 1960, trazendo à tona lembranças familiares e cenas de guerra, em um relato honesto e brutal. O evento, transmitido gratuitamente pelo ZOOM, será mediado pela diretora cultural da JHSP, Natasha
    Barzaghi Geenen, e pelo editor da revista Quatro Cinco Um, Paulo Werneck. Para participar, é preciso fazer inscrição prévia pelo site da Japan House São Paulo e aguardar as instruções por e-mail.

    Serviço:
    Exposição Kumihimo – a arte do trançado japonês com seda, por Domyo
    Período: até 28 de agosto de 2022
    Local: 2º andar da Japan House São Paulo
    Classificação indicativa: livre
    Entrada livre e gratuita.

    Visitas Mediadas à exposição Kumihimo (presencial)
    Quando: 6, 8, 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de julho, às 15h
    Duração: 40 minutos cada
    Classificação indicativa: livre
    Participação livre e gratuita

    Oficina Kuru Kuru Rainbow
    Quando: 9 e 10 de julho, às 11h e às 14h
    Duração: 30 minutos cada
    Classificação indicativa: livre
    Gratuito. Participação mediante retirada de senha 30 minutos antes da atividade.

    Oficina de Kumihimo
    Quando: 7, 14, 21 e 28 de julho, às 15h
    Duração: 60 minutos cada
    Classificação indicativa: a partir de 12 anos
    Gratuito. Participação
    mediante retirada de senha 30 minutos antes da atividade

    Ciclo de Mangá (híbrido)
    Witches, de Daisuke Igarashi
    Quando: 16 de julho (sábado), às 17h
    Duração: 90 minutos
    Classificação indicativa: livre
    Participação presencial mediante retirada de senha, com 30 minutos de antecedência.
    Transmissão online e gratuita via Zoom. O link de acesso é divulgado na semana do evento no site da Japan House São Paulo (www.japanhousesp.com.br/eventos).

    Histórias e vivência com pincéis japoneses com Lúcia Hiratsuka (presencial)
    Quando: 23 e 24 de julho, às 14h
    Duração: 60 minutos
    Classificação indicativa: livre
    Gratuito. Participação mediante retirada de senha 30 minutos antes da atividade.

    Clube de Leitura da Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um (online)
    Abandonar um Gato, de Haruki Murakami
    Quando: 28 de julho, às 19h
    Duração: 90 minutos
    Classificação indicativa: livre
    Transmissão online e gratuita. Inscrições pelo site da Japan House São Paulo
    *Utilizando o cupom JHSP451 os participantes têm 30% de desconto no
    livro no site da editora. Cupom válido até 30 de julho.

    Japan House São Paulo
    Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP
    Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h.
    Entrada gratuita. Reserva online antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/ As exposições contam com recursos de acessibilidade.

    Sobre a Japan House São Paulo (JHSP)
    A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de
    trinta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard – certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19.