Com o tema “Pampa Uma Pátria Sem Fronteiras”, a Chama Crioula será acesa em um encontro inédito entre Brasil, Argentina e Uruguai
De 16 a 18 de agosto, o Parque de Exposições Dr. Lauro Dornelles, em Alegrete, será o centro da cultura gaúcha ao sediar a 75ª Geração e Distribuição da Chama Crioula do Rio Grande do Sul. Co-realizado pelo Governo do Estado, pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e pela Prefeitura Municipal de Alegrete, o evento, que é um dos maiores e mais importantes do tradicionalismo gaúcho, reunirá mais de 1.400 cavaleiros das trinta Regiões Tradicionalistas do Estado, além de participantes de Santa Catarina, Argentina e Uruguai.
A Chama Crioula será acesa com a participação de representantes dos três países, reforçando o tema deste ano: “Pampa Uma Pátria Sem Fronteiras”. “A proposta deste tema é uma homenagem aos costumes e à história que unem os povos do Pampa, transformando nossa região em um verdadeiro celeiro de tradições e de riquezas que alimentam o Brasil e o mundo.
O evento contará com uma programação cultural extensa, incluindo espetáculos, simpósios, shows musicais e churrasco. A sexta-feira (16/08) terá início com a Reculuta Cultural às 8h30min. O espetáculo “Farroupilha de Geração da Chama Crioula” está previsto para as 18h30min seguido do show de Cesar Olivera e Rogério Melo às 21h. No sábado (17/08), a cerimônia de distribuição da Chama Crioula e a Cavalgada serão realizadas às 8h30min, com destaque para a Churrascada do Baita Chão Especial Pampa ao meio-dia e o Simpósio de Integração Cultural “05 Gaúchos e Los Gauchos: A Vida no Pampa” às 14h30min. O domingo (18/08) encerra o evento com uma mateada às 15h30min e apresentações artísticas às 16h.
Neste ano as marcas Carrefour, Nacional e Sam’s Club, patrocinadores Ouro dos Festejos Farroupilhas do RS, acompanharão o Movimento Tradicionalista Gaúcho e o Governo do Estado na geração e distribuição da Chama Crioula oficial.
Sobre o MTG
O Movimento Tradicionalista Gaúcho, conhecido como MTG, é uma organização que preserva e promove a cultura e as tradições do Rio Grande do Sul. Fundado em 1967, tem como objetivo principal preservar e difundir os costumes gaúchos, como a música, a dança, a culinária e as vestimentas típicas. É responsável por coordenar os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), onde são realizados eventos culturais, festivais de música e dança, além de competições de laço e rodeios crioulos. Desempenha um papel fundamental na manutenção da identidade e no fortalecimento do orgulho gaúcho entre as gerações.