Instituto Social Pertence em parceria com a Secretaria do Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul organiza treinamentos da modalidade semanalmente para jovens com deficiência intelectual que também enfrentam situações de vulnerabilidade econômica e social

Faça chuva ou faça sol, todas as sextas-feiras, às 10h, um grupo de jovens com deficiência intelectual que também enfrenta situações de vulnerabilidade econômica e social se reúne para participar de aulas gratuitas de beach tennis no bairro Partenon, em Porto Alegre. A modalidade, que combina elementos do tênis tradicional com vôlei de praia, tem ganhado popularidade em todo o mundo devido à sua acessibilidade e diversão. Na Capital dos gaúchos, as aulas são realizadas semanalmente, proporcionando aos adolescentes uma chance de aprimorar suas habilidades sob a orientação de treinadores qualificados.

 

O que torna esses encontros ainda mais especiais é o foco na inclusão. Além das práticas esportivas, o projeto organizado pelo Pertence em parceria com a Secretaria do Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul, oferece um acompanhamento psicossocial ao longo de 9 meses, contando com profissionais qualificados, incluindo uma psicóloga e uma assistente social. Esse suporte visa não apenas o desenvolvimento esportivo dos participantes, mas também o seu bem-estar emocional e social.

 

Na opinião do presidente do Instituto Social Pertence, Victor Freiberg, os benefícios dessa modalidade vão além do aspecto físico, alcançando também o emocional e o social. “Para os participantes, é uma oportunidade de desenvolvimento pessoal, aumento da autoestima e integração com a comunidade. Para suas famílias, representa uma fonte de orgulho e uma chance de ver seus entes queridos progredindo e se tornando mais independentes”, afirma ele, ao emendar: “ o Beach Tênnis by Pertence não é apenas um projeto esportivo, mas sim uma ferramenta poderosa de transformação social, promovendo inclusão, saúde e bem-estar para os jovens com deficiência intelectual em situação de vulnerabilidade na cidade de Porto Alegre”.

 

A iniciativa está sendo financiada por meio do edital “TODOS NO JOGO”, um projeto esportivo voltado a pessoas com deficiência intelectual realizado pelo Pertence em parceria com a Secretaria do Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul, se alinhando aos objetivos do executivo estadual, que busca promover o esporte como ferramenta de inclusão social e prevenção de problemas como drogadição, violência e criminalidade. O Beach Tênis, considerado um esporte completo por trabalhar todas as áreas do corpo, é uma escolha ideal para esse propósito, estimulando tanto os membros superiores através da raquete quanto os membros inferiores pelo movimento na areia.

 

Instituto Social Pertence

 

É uma entidade sem fins lucrativos que tem a finalidade de proporcionar às pessoas com deficiência, em vulnerabilidade social e econômica e suas famílias, atividades e projetos que promovam a sociabilização e a construção da cidadania. Os participantes beneficiados são estimulados a vencer as barreiras do dia a dia e a ganhar independência, criando suas próprias histórias de vida e despertando o sentimento de “pertencer a algo maior” através de experiências marcantes, laços de amizade, inclusão social e trabalho. Mais informações em https://clubesocialpertence.com.br/isp/

 

Pauta: Tati Feldens