Em um cenário de incertezas, a arte surge como um alento – e o Porto Alegre em Cena quer ser um grande abraço à Porto Alegre e ao estado, assolado pela crise climática nas últimas semanas. A 31ª edição do Festival Internacional de Artes Cênicas acontece de 21 de novembro a 1º de dezembro e tem como objetivo valorizar os artistas do Rio Grande do Sul, celebrando o que é produzido aqui com protagonismo.

 

Nesta nova edição, o Porto Alegre em Cena se apresenta disposto a criar outros sentidos para o mundo, a cantar as dores e alegrias do povo gaúcho, malabarizar e contar seus feitos produzindo afeto, solidariedade e reafirmando os laços que formam uma comunidade, um território, um povo.

 

“Voltar ao Em Cena em um contexto como o que atualmente vivemos no Rio Grande do Sul é duplamente desafiador: primeiro, ajudar o festival a ter fôlego e força, potência e provocação. Depois, voltar-se à classe artística gaúcha, em especial às artes cênicas, tentando atravessar a turbulência com calma e precisão. Não é uma tarefa fácil ou simples. Vamos precisar de todo mundo para retomarmos a criação, a arte, a esperança. Em novembro, essa edição especialíssima do Em Cena, com uma equipe composta por muitos que já atuaram nos bastidores do festival, é uma alegria, um desafio, um alento. O Em Cena Vive!”, comenta Luciano Alabarse, coordenador geral do festival.

 

O teatro produzido no RS sempre foi referencial e, em uma edição exclusivamente voltada às artes da cena do estado, busca contribuir para reerguer de forma potente o teatro, a dança e o circo, através de um sentido de invenção e de reconexão com o mundo e com o lugar em que se vive. Conceber uma edição integralmente realizada com ARTISTAS GAÚCHOS é a diretriz da 31ª edição do Porto Alegre em Cena.

 

Coordenação Geral: Luciano Alabarse

 

Equipe: Bruno Mros, Cláudia D’Mutti, Fernando Zugno, Jaques Machado, Karine Paz, Letícia Vieira, Marcelo Restori, Vika Schabbach e Vitor Ortiz