Matheus da Cunha Goggia Neves, do DTG Noel Guarani, de Santa Maria, foi escolhido o Peão Farroupilha
Após três dias de intensa programação, foram conhecidos os representantes masculinos jovens da cultura gaúcha eleitos para o mandato 2024-2025. A festividade foi realizada na região Missioneira, contando com parte das atrações em Entre Ijuís e outra parte em Santo Ângelo. O 35º Entrevero Cultural de Peões, foi realizado nos dias 18, 19 e 20 de abril. O eleito Peão Farroupilha, Matheus da Cunha Goggia Neves, recebeu o anúncio carregado de emoção.
“Confesso que eu não consigo nem descrever a sensação de ouvir o meu nome ser anunciado, eu estava meio que em estado de choque, ainda mais porque era a minha última oportunidade que eu tinha em função da idade. Esse sentimento e essa sensação de incerteza batia ainda mais próximo ao resultado. Consegui me manter bastante tranquilo durante todas as provas, mas quando a gente se aproximou do baile ali, a emoção começou a se tornar mais forte. Estava com a sensação de dever cumprido em todas as provas e muito satisfeito com tudo que eu tinha feito, mas também com uma ansiedade grande em aguardar o resultado. A competitividade que existe é grande por conta da qualidade dos demais peões que estavam participando do concurso. Isso valoriza ainda mais essa conquista. Admito que a ficha ainda não caiu, porque eu estou processando ainda todas essas informações”, declarou.
Desde o início do processo, estiveram envolvidos cerca de 2 mil participantes nas categorias Piá (mirim), Guri (juvenil) e Peão (adulto). Os competidores foram avaliados em conhecimentos históricos e geográficos, habilidades artísticas e conhecimento e desenvoltura nas lides campeiras.
A gestão é composta por nove peões (três em cada categoria). Ao longo do próximo ano, eles têm a responsabilidade de representar o movimento tradicionalista, fomentando a disseminação da cultura, ministrando palestras e marcando presença em eventos oficiais.
“O Entrevero Cultural de Peões é uma tradição importante e uma oportunidade dos concorrentes mostrarem sua dedicação e paixão pelas tradições do nosso estado”, afirma a presidente do MTG, Ilva Maria Borba Goulart.
O sábado, último dia da programação, foi marcado por demonstrações práticas aplicadas em Santo Ângelo. As Provas Campeiras, que iniciaram às 8h30min no Parque de Exposições Siegfried Ritter, reuniram competidores que mostraram suas habilidades aos julgadores. O dia culminou com um jantar no GTF Cel Aparício Borges, seguido pelo Fandango e divulgação dos resultados no Salão da Comunidade Luterana São Paulo, na Esquina Gaúcha, onde o Grupo Bem Campeiro animou a celebração.
Confira os eleitos:
Nome Região Tradicionalista Entidade / Localidade
Categoria: PIÁ
1º Matheus Guiotto Vieira 9a RT – GF Chaleira Preta – Ijuí
2º Pedro Barboza das Neves 6o RT – CCN Sentinela do Rio Grande – Rio Grande
3º Enzo Gustavo Madalóz Romansin 7o RT – CTG Manoel Teixeira – Tapejara
Categoria: GURI
1º Kauan de Melo Zambruski 11o RT – CTG Querência do Prata – Nova Prata
2º Arthur Portella Martins 17a RT – 35 CTG – Palmeira das Missões
3º Henrique Gehres Moraes 1a RT – CTG Aldeia dos Anjos – Gravataí
Categoria: ADULTO
1º Matheus da Cunha Goggia Neves 13a RT – DTG Noel Guarani – Santa Maria
2º Thiago Rodrigues Miranda 6a RT – CCN Sentinela do Rio Grande – Rio Grande
3º Luiz Cassol Ferrigo 11a RT – CTG Os Desgarrados – Guaporé
Sobre o MTG
O Movimento Tradicionalista Gaúcho, conhecido como MTG, é uma organização que preserva e promove a cultura e as tradições do Rio Grande do Sul. Fundado em 1967, tem como objetivo principal preservar e difundir os costumes gaúchos, como a música, a dança, a culinária e as vestimentas típicas. É responsável por coordenar os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), onde são realizados eventos culturais, festivais de música e dança, além de competições de laço e rodeios crioulos. Desempenha um papel fundamental na manutenção da identidade e no fortalecimento do orgulho gaúcho entre as gerações.