Para aqueles que utilizam a voz como “instrumento de trabalho” a rotina é rigorosa para evitar problemas futuros de saúde
Na última terça, 16 de abril, celebramos o Dia Mundial da Voz, que ressalta a importância da capacidade da fala e dos cuidados necessários para preservar a saúde vocal. A voz ajuda na interação cotidiana; por meio dela conseguimos identificar emoções, intenções e até mesmo impressões sobre a personalidade de alguém.
Se para quem não trabalha diretamente com ela, já é de grande importância, para os cantores, a voz é a ferramenta número um, pois é a expressão máxima de suas emoções e talentos. No entanto, muitas vezes, se for negligenciada, pode resultar em lesões, calos e problemas que podem afetar gravemente a carreira e a saúde dos artistas. É o caso de Adele, Axl Rose e Justin Bieber. No cenário nacional também encontramos exemplos como Zezé di Camargo e Zé Neto da dupla com Cristiano que tiveram esse tipo de problema no último ano.
Joel Carlo, cantor com mais de 18 anos de carreira, dono de hits com milhares de visualizações como “Roma” e “Ciuminho”, leva muito a sério o cuidado com a voz. “Cuidar da voz vai além do simples aquecimento das cordas vocais antes de uma apresentação, eu procuro dormir no mínimo oito horas por noite, especialmente em dias de show. Faço fonoaudióloga e pratico exercícios vocais regularmente, também tenho o hábito de beber muita água durante o dia, além de fazer inalação frequentemente e evitar o consumo de álcool”.
Profissionais de saúde vocal, como fonoaudiólogos especializados em voz, desempenham um papel crucial na educação e prevenção de problemas vocais. Eles oferecem orientação personalizada, ajudando as pessoas a entender e cuidar dela de maneira eficaz.
No dia desta celebração, é hora de reconhecer sua importância e o compromisso contínuo dos cantores ao cuidarem dela.