O encontro entre o cantor e compositor baiano e a multiartista acontece no dia 6 de abril, sábado, às 19h, no Instituto Ling. Os ingressos podem ser retirados sem custo a partir das 11h do dia 4 de abril, no site institutoling.org.br

 

Artista baiano Giovani Cidreira mostrará suas proposições afrofuturistas na capital

 

O cantor, compositor, arranjador e instrumentista Giovani Cidreira se une à multiartista baiana Gãthã para uma apresentação inédita em Porto Alegre no dia 6 de abril, sábado, às 19h. No palco do Instituto Ling, o músico apresentará o espetáculo Jóia, que celebra a essência do seu repertório autoral com músicas que vão da melancolia cancioneira à sonoridade pop contemporânea, abrangendo diferentes gêneros, sentimentos e suas proposições afrofuturistas. O show será guiado pela direção artística de Gãthã, que criou uma narrativa envolvente entre voz, luz, corpo e elementos cênicos especialmente para esta performance, que traz uma abordagem intimista e reflexiva. Os ingressos são gratuitos e limitados, mediante inscrição prévia que poderá ser feita a partir das 11h do dia 4 de abril, quinta-feira, no site www.institutoling.org.br.

 

O espetáculo abre a temporada 2024 do Frequências Sonoras, projeto com curadoria e produção de Bruno dos Anjos e Mauryani de Oliveira, que promove o encontro entre artistas de diferentes estilos, linguagens e regiões em experiências únicas de troca. A iniciativa, que estreou na programação do centro cultural em 2023, terá outras três edições neste ano, com encontros imersivos que convidam o espectador a ampliar a escuta e a percepção sensorial através da música e de suas adjacências artísticas.

 

Nascido na periferia de Salvador, na Bahia, Giovani Cidreira lançou em 2014 o EP que levou seu nome como seu trabalho de estreia. Em 2017, lançou seu primeiro disco de estúdio, Japanese Food, que deu ao artista projeção nacional. Seu mais recente disco é Nebulosa Baby, experimental e pautado em uma estética sonora minimalista, premiado pela Fundação Gregório de Matos. Fruto de seus encontros com o produtor Benke Ferraz (Boogarins), o projeto cria uma linha imaginária capaz de conectar um presente moderno à tradicional veia da canção brasileira.

 

Já Gãthã é gestora, produtora, multiartista, diretora criativa e de arte, atuante principalmente nas áreas da música, audiovisual e dança. Faz a gestão da carreira de Cidreira, incluindo a produção executiva da circulação de seus shows por diversos palcos do Brasil e da Europa (2019 a 2023). Fez a direção criativa do álbum visual Nebulosa Baby e foi produtora executiva da websérie documental Nebulosa, premiada pela FUNCEB.

 

Esta programação é uma realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura/Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens, produção da OCorre Lab e apoio de Intercity Cidade Baixa, Press Gastronomia, Moa Cafeteria e Pâtissier.

 

SERVIÇO

 

Frequências Sonoras apresenta Giovani Cidreira + Gãthã

Dia 6 de abril, sábado, às 19h

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Ingressos gratuitos e limitados mediante inscrição prévia a partir das 11h do dia 4 de abril no site www.institutoling.org.br

 

Sobre o Instituto Ling

 

Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

 

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 13 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e sistema de fechamento para bebidas e produtos de higiene e beleza.