O renomado Colunista Lucca Rossi tem o privilégio e a honra de representar o colunismo gaúcho no prestigiado Baile de Carnaval do Belmond Copacabana Palace, um dos eventos mais tradicionais e glamourosos do mundo. Sua presença no baile há mais de 10 anos não apenas ressalta sua influência no cenário social, mas também evidencia a importância da representatividade regional em um evento de alcance internacional.

 

Como um dos poucos representantes da comunicação gaúcha neste evento icônico, Lucca traz consigo não apenas seu talento jornalístico e olhar aguçado para as nuances da sociedade, mas também carrega consigo a riqueza cultural e os valores do Rio Grande do Sul. Sua participação no Baile de Carnaval do Belmond Copacabana Palace destaca a diversidade e pluralidade presentes no cenário do colunismo, testemunho vivo da relevância e influência sulista no contexto nacional.

 

O COPACABANA PALACE

 

O Copacabana Palace, A Belmond Hotel, apresenta mais uma edição de seu tradicional baile de carnaval, o aclamado ‘Baile do Copa’, uma experiência inigualável no hotel mais icônico do Rio de Janeiro. No dia 10 de fevereiro, a partir das 22h, o ‘Copa’, hotel que celebrou 100 anos em 2023, se prepara para receber hóspedes e convidados em um baile que desafia a imaginação e celebra a extravagância das vanguardas artísticas européias que revolucionaram o mundo no passado.

 

A noite é um convite para o EXTRAVANGARDE! – uma brincadeira com as palavras ‘extravagância’ e ‘avant-garde’. “A vanguarda revolucionou a forma como vemos e vivemos. Ela abriu portas para novas ideias, estilos e técnicas, influenciando diversas áreas como pintura, literatura, música, moda, teatro e até o cinema. Abriu espaço para discussões e reflexões sobre temas sociais e políticos usando a arte como forma de protesto e questionamento. Acreditamos que o tema do ano honra o momento que vivemos no Copa, um hotel sempre a frente do seu tempo, lugar de sonho e grandes celebrações. Um palácio extravagante m beira mar!”, comenta o gerente-geral do hotel, Ulisses Marreiros, sobre a escolha do tema.

 

Seguindo o conceito criativo da celebração da arte como vanguarda da vida, o hotel planeja uma noite onde a inovação encontra a elegância. O evento é inspirado nos principais movimentos artísticos vanguardistas: o Dadaísmo, o Surrealismo, o Expressionismo e o Cubismo. Com a quebra das normas tradicionais e a promoção da liberdade criativa, os movimentos se entrelaçaram com a excentricidade das festividades carnavalescas. O Dadaísmo revela a irreverência e a falta de lógica, enquanto o Surrealismo inspira a criação de mundos oníricos e fantasiosos. O Expressionismo, a intensidade emocional desta celebração, e o Cubismo as noções convencionais de representação, alinhando-se com as transformações abstratas e coloridas do Carnaval.

 

O dress code do Baile do Copa de 2024, por sua vez, convida a todos a se inspirarem na ‘extravagância da vanguarda’. Com traje Black Tie ou fantasia de luxo, o tema vai desafiar a criatividade dos convidados, sugerindo que eles conectem o excêntrico com um olhar do que está m frente do seu tempo.

A direção artística ficou por conta de Gustavo Barchilon, da Barho Produções, e a cenografia é assinada por Daniel Cruz. A dupla desenvolveu uma identidade baseada nas diferentes vanguardas, prometendo transportar os convidados para um mundo ilógico e “absurdo”, onde nada é o que parece. “Buscando uma atmosfera que desafia a ordem e convida a todos a questionar o conceito de ‘normalidade’, trouxemos elementos que colaboram para isso, como robustas cortinas de teatro, quadros inspiracionais e peças gigantes de xadrez.”, comenta Gustavo.

 

A EXTRAVAGÂNCIA DAS VANGUARDAS

 

O Dadaísmo é apresentado em diversos ambientes do hotel em sua forma mais exuberante, em que a lógica é colocada m prova. No Golden Room, o destaque é o Expressionismo. O espaço faz referência a Van Gogh, um dos percussores do movimento. O renomado salão, que já recebeu personalidades ilustres ao longo dos últimos 100 anos, será envolto em girassóis amarelos e dourados, que se complementam aos tons intensos de azul – uma experiência totalmente imersiva.

 

O Expressionismo grita por um Surrealismo sonhado, que toma conta, por sua vez, dos aclamados

salões do Copa, em um cenário etéreo. Os convidados são levados para um mundo de sonhos e imaginação, inspirado principalmente nas obras de René Magritte. A ideia é aprofundar-se e explorar o inconsciente, tudo aquilo que não é óbvio.

Já na pista de dança e área externa do hotel, o Cubismo reconhece a dimensão. O movimento, muito presente nas obras de Picasso, traz m tona formas geométricas e abstratas, quebrando as barreiras da realidade.

 

RECEPÇÃO DE CLASSE MUNDIAL

 

Além da experiência visual deslumbrante, o baile conta ainda com um buffet elaborado pelo renomado chef italiano Nello Cassese e sua equipe. O menu contará com diversas opções de receitas clássicas e exclusivas, entre pratos quentes, frios, antepastos, estações de massas e risotos. Os convidados vão se surpreender com o melhor da culinária internacional e local.

 

Os bares, que estarão espalhados em pontos estratégicos dos salões, servirão opções para todos os gostos com o full open bar de rótulos premium, com deliciosas opções de drinques, espumante, whisky, gin e vodka.

 

As atrações prometem garantir a animação do público até a madrugada. O palco receberá apresentações especiais e DJs renomados da cena carioca.

 

Pauta: Bernardo Guedes