
De acordo com o relatório Travel Trends, 66% dos brasileiros afirmam que viajam com a família para criar novas memórias
Com a aproximação do Natal e do Ano Novo, o setor de turismo entra em um dos períodos mais aquecidos. Mas, neste ano, um comportamento específico chama a atenção e deve se consolidar também em 2026. As viagens em família. Segundo o relatório Travel Trends, do Skyscanner, 69% dos brasileiros afirmam que viajariam com familiares por prazer genuíno. Na prática, os brasileiros demonstram um retorno à valorização de vínculos reais e do tempo compartilhado em família.
A busca por convivência e reconexão entre gerações aparece como um dos principais motores desse movimento. “A viagem virou um ponto de encontro ampliado. É quando a família consegue desacelerar e realmente estar junta”, explica Isla dos Santos, especialista de viagens do Skyscanner. O relatório também mostra que essa tendência atravessa faixas etárias. Entre os jovens da Geração Z, 43% viajaram com os pais nos últimos dois anos.
“Em um primeiro momento, é intuitivo pensar que os jovens da Geração Z iriam na contramão desta tendência, preferindo as viagens badaladas com amigos, mas o que acontece é exatamente o contrário”, adiciona Isla.
Entre as motivações dos adultos para estarem juntos estão a criação de novas memórias (66%), demonstração de gratidão ou retribuição aos pais e avós (37%) e por ser uma das únicas vezes em que há conexão plena entre os familiares (38%).
Fim de ano impulsiona a tendência
O período de festas, tradicionalmente marcado por reencontros, também ajuda a impulsionar essa tendência. E as vantagens práticas, como promoções, também contam e estimulam parentes a dividirem custos, especialmente em roteiros internacionais. Ainda de acordo com a pesquisa, 24% afirmam viajar com a família por economia.
“As promoções de final de ano para viagens, como as da Black Friday, Cyber Monday e Travel Tuesday, dão aos viajantes brasileiros a chance de aproveitar para economizar ainda mais dividindo os custos”, aponta a especialista.
Ainda segundo o Travel Trends, que analisou milhares de dados na plataforma do Skyscanner, entre os destinos que devem atrair as famílias brasileiras neste final de ano e em 2026, estão:
Copiapó, no Chile, ideal para visitar belezas naturais como o Atacama e o Deserto Florido, fenômeno natural raro que deve ocorrer na primavera do próximo ano;
Montego Bay, na Jamaica, com seus belos resorts caribenhos com praias, é ideal para lazer e para aproveitar com as crianças;
Hong Kong, na China, uma metrópole vibrante de gastronomia, cultura e eventos, em alta após a flexibilização de vistos para brasileiros.
Já os destinos brasileiros que serão tendência em 2026 com redução de preços, e também são uma ótima pedida para o período de festas incluem Caxias do Sul, Fernando de Noronha, Fortaleza e Recife, ótimas escolhas para quem quer reunir a família no Natal ou no Ano Novo de maneira mais acessível.
Sobre o Skyscanner
O Skyscanner é um dos principais aplicativos de viagens do mundo, ajudando viajantes a planejar e reservar suas viagens com facilidade e confiança. Todos os meses, o Skyscanner conecta milhões de viajantes em 52 países e 32 idiomas a mais de 1.200 parceiros confiáveis, permitindo que encontrem as melhores opções de voos, hospedagens e aluguel de carros.
Fundado em 2003, o Skyscanner possui escritórios na Europa, na Ásia-Pacífico e na América do Norte, onde desenvolve inovações centradas no viajante, com base em dados e insights. Utilizando tecnologias avançadas, o Skyscanner simplifica as complexidades do setor e oferece soluções honestas e transparentes, analisando mais de 80 bilhões de preços por dia para garantir que os viajantes tenham, em um só lugar, acesso às melhores opções disponíveis.