
Entenda por que a quantidade de molho faz a diferença no resultado do prato e anote três receitas exclusivas para se inspirar no novo reality da Band
O terceiro episódio da Batalha de Massas Adria, novo reality show da Band exibido no último dia 25, trouxe ainda mais emoção e tensão para os participantes.
A prova principal, dividida em duas etapas, teve como protagonista a clássica Lasanha Adria. O desafio durou 25 minutos e exigiu dos participantes criatividade, técnica e equilíbrio de sabores.
O grande destaque da noite foi Rafael, que precisou transformar ingredientes simples em um prato criativo. Usando presunto, queijo e tomate cru, ele conseguiu criar uma lasanha elogiada pela chef Heaven Delhaye, mostrando que até combinações básicas podem resultar em uma receita sofisticada quando a execução é correta.
Já a receita criada pelo Felipe foi ousada, o participante incluiu a berinjela entre os ingredientes selecionados, combinando com camadas de carne moída, molho e queijo. O resultado surpreendeu os três jurados, que elogiaram a escolha.
Camila, que tinha a vantagem de escolher seus próprios ingredientes e os dos adversários, enfrentou dificuldades com o excesso de molho em sua lasanha. O prato acabou perdendo a estrutura e a lasanha perdeu a forma, evidenciando a importância de dominar os detalhes técnicos, especialmente o equilíbrio entre massa e molho, segundo avaliação dos jurados. O desfecho da prova e a decisão sobre o eliminado ficarão para o episódio da próxima terça. Acompanhe!
A Adria, a marca que entende que a vida acontece nos detalhes, destaca em suas embalagens todas as dicas para que a lasanha saia perfeita. Para uma caixa de 500 g de massa de Lasanha Adria, a medida ideal é 3,5 litros de molho. Essa proporção garante que a massa não resseque e nem desmanche, como aconteceu na prova. Além disso, a Lasanha Adria é festonada, com pequenas ondulações que permitem melhor absorção do molho. Outro diferencial é que ela não precisa ser pré-cozida: basta montar o prato e levar ao forno, pois a massa cozinha junto com o molho.
A origem da lasanha é disputada: alguns dizem que nasceu na Itália, outros na Inglaterra. No Brasil, é uma das massas mais queridas e procuradas principalmente em datas comemorativas, como Dia das Mães e Natal. Uma única lasanha serve até 15 pessoas, sendo prática e perfeita para reunir família e amigos.
Para colocar as dicas do episódio em prática, a Adria, que pensa em cada detalhe, separou duas receitas especiais para as festividades de fim de ano, Natal e Ano Novo.
A primeira sugestão é a lasanha invertida de carne de panela, ideal para servir todos os convidados, além de utilizar a massa de forma criativa. O resultado visual é um show.
A segunda opção é a lasanha de pernil com molho rosé, que pode aproveitar as sobras da ceia de Natal. O pernil desfiado pode ser substituído por peru, tender ou o que tiver em sua ceia.
Confira o passo a passo:
Lasanha invertida de carne de panela:
Ingredientes:
Carne de panela:
1 kg de coxão duro cortado em cubos médios
sal a gosto
páprica picante a gosto
2 colheres (sopa) de óleo
1 talo de salsão bem picado
1 cenoura média bem picada
1 cebola média bem picada
600 g de passata de tomate rústica
1 folha de louro
Montagem:
1 pacote de massa de Lasanha Adria
200 g de creme de ricota
250 g de muçarela fatiada
150 g de parmesão ralado
Preparo:
Coloque a carne em um bowl tempere a carne com sal e páprica.
Aqueça o óleo em uma panela de pressão e frite bem a cebola, a cenoura e o salsão.
Adicione a carne e refogue um pouco.
Adicione 1,5l de água fervente, coloque o louro, feche a panela e cozinhe por 1 hora na pressão.
Deixe a pressão da panela sair, retire a carne sem dispensar o caldo e desfie com o auxílio de 2 garfos.
Volte a carne para a panela, junte a passata de tomates e cozinhe por cerca de 30 minutos em fogo baixo até apurar o molho. Ajuste os temperos e reserve.
Preaqueça o forno a 200 °C.
Cozinhe a massa de lasanha em água fervente, abundante e salgada somente para amolecer a massa.
Transfira para uma superfície untada com óleo para não grudar.
Cubra o fundo de um refratário redondo de cerca de 24 cm, com o molho de carnes.
Abra uma lâmina de massa de lasanha cozida, distribua um pouco do creme de ricota, coloque uma fatia de muçarela e distribua uma porção de carne. Enrole como um rocambole e coloque no refratário iniciando pelas laterais. Faça isso até preencher todo o refratário.
Cubra com o molho restante, polvilhe o parmesão e leve ao forno para gratinar por cerca de 20 minutos.
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 60 minutos
Lasanha de Pernil ao Molho Rosé:
Ingredientes:
Pernil (marinada):
6 tomates maduros
1 folha de louro
3 dentes de alho
2 cebolas médias
1 xícara (chá) de vinho branco seco
2 colheres (sopa) de sal
2,5kg de pernil suíno sem osso
¼ xícara (chá) de azeite
Molho rosé:
5kg de tomate maduro
2 folhas de louro
6 dentes de alho
4 cebolas grandes
Sal a gosto
1 colher (chá) de cravo em pó
½ xícara (chá) de azeite
500ml de creme de leite fresco
Para montar a lasanha:
2 embalagens de Lasanha Adria (500g)
500 g de queijo provolone ralado grosso
Preparo:
Pernil:
No liquidificador, bata os tomates com o louro, o alho, a cebola, o vinho e o sal.
Acomode o pernil em uma tigela grande, faça alguns furos na carne e despeje a marinada.
Cubra com filme-plástico e leve à geladeira por no mínimo 6 horas, virando-o por 2 ou 3 vezes para que o tempero fique em contato com todos os lados.
Em uma panela de pressão grande, aqueça o azeite e doure o pernil.
Junte a marinada, cubra com água quente e cozinhe por cerca de 40 minutos após abrir pressão. Desligue o fogo, espere até que toda a pressão tenha saído, abra a panela e veja se a carne está macia. Deixe esfriar e desfie em lascas grandes. Reserve.
Molho:
Bata todos os ingredientes do molho no liquidificador, exceto o azeite e o creme de leite.
Em uma panela grande aqueça o azeite, despeje o molho e cozinhe em fogo médio por 20 minutos ou até engrossar levemente. Junte o creme de leite, misture e reserve.
Monte a lasanha:
Em uma assadeira grande (27cm x 42cm x 7cm de altura) espalhe um pouco do molho rosé. Intercale camadas de massa, molho rosé, pernil e provolone ralado, sendo a última camada de provolone. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por 40 minutos. Retire o papel-alumínio e deixe por 10 minutos no forno para gratinar.
Rendimento: 20 porções
Tempo de Preparo: 1 hora
Dica: aproveite sobras de pernil assado para preparar essa receita! Basta preparar o molho e montar a lasanha.
O reality Batalha de Massas Adria é uma verdadeira aula de preparo de massas, com muitas dicas do chef Raul Lemos (ex-Master Chef) e dos dois jurados, os chefs João Vieira e Heaven Delhaye. Serão seis episódios, um por semana, às terças-feiras, sempre a partir das 20h30 no YouTube do Band Receitas, no Band Play e no Band.com. Acompanhe!
Acesse também o site www.adria.com.br e siga a marca nas redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/adriaalimentos
Instagram: www.instagram.com/adriaalimentos
Youtube: www.youtube.com/channel/UCDZrwAxD6sbd-maqGR9P00Q
Sobre a Adria
Adria é uma das principais marcas de massas, biscoitos, farinhas e torradas do Brasil. Pertencente ao portfólio da M. Dias Branco, atua principalmente no Sudeste do país e foi pioneira no lançamento das clássicas Tortinhas na região. Presente no mercado brasileiro desde 1951, a marca é Top of Mind Nacional por seis anos consecutivos na categoria Macarrão, de acordo com o Datafolha. Adria possui mais de 80 tipos de produtos em seu portfólio, além de linhas reconhecidas pelo consumidor como Grano Duro, Tortinhas Crostata e Plugados. Em 2024, a marca apresentou ao mercado outro dos grandes lançamentos de sua história, o Lámen Zero Fritura.
*Top of Mind Datafolha 2025.
Sobre a M. Dias Branco
Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 22 indústrias, sendo 14 Fábricas de Massas, Biscoitos e outros alimentos; 07 Moinhos de Trigo e 02 Fábricas de Cremes e Gorduras Vegetais, além de 25 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.
Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. Em novembro de 2021, realizou a aquisição da marca FIT FOOD, primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Com a aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a LasAcacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.
A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester, Isabela no Brasil e LasAcacias no Uruguai, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.