
Sempre Cidade Baixa, Sempre Centro entra em nova fase e inclui Festival Gastronômico e Cultural Clássicos de POA, que ocorre de 14 a 26 de outubro nos dois bairros
A cultura, a gastronomia e o turismo de dois bairros tradicionais de Porto Alegre, a Cidade Baixa e o Centro, são os protagonistas de um grande lançamento previsto para o dia 14 de outubro. Na data, o projeto Sempre Cidade Baixa Sempre Centro, criado em 2024 para apoiar bares e restaurantes após as cheias históricas, ganha uma nova etapa e estreia três iniciativas: o Festival Gastronômico e Cultural Clássicos de POA, a Rota Turística Clássicos de POA e o Guia Sempre Cidade Baixa Sempre Centro.
As três ações fazem parte de um movimento para valorizar os dois bairros, seus empreendedores e sua cultura. O projeto é patrocinado pela Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos de Porto Alegre (SMDETE) e Alibem.
“O lançamento reforça a identidade cultural e gastronômica da Cidade Baixa e do Centro, que sempre foram espaços de encontro e convivência dos porto-alegrenses. Agora, com o guia, a rota e o festival, mostramos que esses bairros continuam vivos, pulsantes e preparados para receber moradores e turistas. Mais do que apoiar os empreendedores, é uma forma de valorizar a história de Porto Alegre e projetá-la como destino de experiências únicas”, explica Moacir Biasibetti, vice-presidente da Associação dos Comerciantes da Cidade Baixa (ACCB) e proprietário do restaurante Via Imperatore.
Três lançamentos convidam público para viver os bairros
Após um ano de atividades, o projeto Sempre Cidade Baixa Sempre Centro inicia uma nova fase com três grandes entregas: o Guia Sempre Cidade Baixa Sempre Centro, o Festival Gastronômico e Cultural Clássicos de POA e a Rota Turística Clássicos de POA.
Tanto o festival quanto a rota são criações coletivas dos empresários locais, que se uniram para valorizar a gastronomia, a cultura e a boemia de Porto Alegre. A construção contou com a assessoria técnica de Maximilianus Pinent, da Agenda de Viagem, durante o Projeto Conexão Turismo Metropolitana, executado pelo Sebrae RS, sob a gestão de Virginia Dias e coordenação de Amanda Paim, responsável pelos projetos de turismo da instituição.
Festival Gastronômico e Cultural Clássicos de POA
Entre os dias 14 e 26 de outubro, 16 bares e restaurantes icônicos apresentam menus que celebram as carnes gaúchas e os azeites de oliva, ingredientes de excelência no país. Cada local terá até duas receitas em destaque para o Festival (veja conteúdo no outro documento). Além dos sabores, o evento inclui música ao vivo, arte e performances culturais.
“O Festival é uma celebração entre os empreendimentos participantes, valorizando suas trajetórias e o que cada um representa na história da Cidade Baixa e do Centro Histórico. É uma festa de sabores, música, arte e história que se encontram nos lugares mais icônicos da cidade para celebrar o melhor da gastronomia, da cultura e da boemia porto-alegrense”, afirma Filipe Stella, proprietário do Matita Perê e integrante da ACCB.
Informações: www.semprecidadebaixa.poa.br ou www.semprecentro.poa.br
Rota Turística Clássicos de POA
É um roteiro livre, que sugere ao público escolher entre 16 empreendimentos clássicos dos bairros Cidade Baixa e Centro. Ao caminhar pelas ruas históricas e boêmias de Porto Alegre, o visitante encontra restaurantes tradicionais, bares criativos, pubs descolados e espaços culturais que fazem parte da memória afetiva da cidade. Cada parada é um clássico.
Mais do que comer e beber bem, a rota é uma forma de viver Porto Alegre por dentro, conhecendo sua gastronomia, sua arte e sua gente. “Os empreendimentos que integram a Rota traduzem a essência da Cidade Baixa e do Centro Histórico, territórios onde cultura, gastronomia e boemia se misturam há gerações. Cada bar, restaurante e espaço cultural carrega consigo uma história, um talento e um pedaço da alma de quem faz a cidade pulsar. A proposta é que este movimento cresça, inspirando outros negócios, artistas e anfitriões a somarem-se às próximas edições do festival e a integrarem essa rota viva, feita de encontros, sabores e expressões que revelam o melhor de Porto Alegre”, destaca Maximilianus Pinent, consultor técnico do projeto.
Publicação que reúne dicas de turismo, gastronomia, hotéis e roteiros, consolidando os dois bairros como polos de visitação e experiências. O guia pode ser baixado em PDF e compartilhado e a ideia é que esteja disponível nos principais hotéis da Capital por meio de QR Code.
O acesso ao guia está liberado a partir do dia 14 de outubro para download nos sites www.semprecidadebaixa.poa.br ou www.semprecentro.poa.br
Um projeto de resiliência e identidade cultural
Com esses novos desdobramentos, o Sempre Cidade Baixa Sempre Centro reafirma seu compromisso em valorizar a cidade, seus empreendedores e sua cultura. Se em 2024 o objetivo foi apoiar a retomada, em 2025 o projeto Sempre Cidade Baixa Sempre Centro se fortalece como um convite para que moradores e visitantes experimentem os sabores e a cultura de Porto Alegre.
O Sempre Cidade Baixa Sempre Centro surgiu em 2024 como resposta à crise enfrentada por empreendedores da gastronomia e do entretenimento, reunindo 22 bares e restaurantes da Cidade Baixa e do Centro Histórico. O projeto, coordenado pela consultora Anelise Zanoni, incentivou o público a revisitar lugares tradicionais, conhecer novos empreendimentos e fortalecer dois territórios que representam a alma boêmia e cultural de Porto Alegre.
Mais do que fomentar o consumo, a iniciativa se consolidou como um movimento de resiliência e reinvenção, valorizando a pluralidade da cena local e convidando moradores e turistas a circularem pela cidade de forma mais autêntica.