A qualificação do espaço público é um tema de suma importância na construção de cidades conscientes. Pensando nisso, a Ecoreal, empresa especializada em conexões sustentáveis, criou o projeto Praça do futuro. Seu objetivo é valorizar novas experiências sociais e ambientais para a população de Porto Alegre em lugares públicos.

 

Nesse contexto, a ideia passa pela adoção e qualificação dos locais. Entre as melhorias estão, por exemplo, a instalação de novas lixeiras de recicláveis e orgânicos, a colocação de totens informativos sobre o programa de sustentabilidade de cada local, água para frequentadores e pets e nova sinalização com mensagens educacionais.

 

Conectado ao programa, será feita a mensuração de áreas verdes, com identificação de espécies de flora e fauna, com ações educativas ambientais de conscientização. Além disso, prevê sistema de coleta, triagem e destinação correta dos resíduos, tirando da prefeitura a obrigatoriedade desta tarefa. Também está no radar, o serviço de manutenção dos espaços como capina, roçada e paisagismo.

 

“Possuímos diversas áreas verdes por aqui, que podem receber melhor qualificação de suas estruturas e proporcionar à população mais opções de lazer ligadas à preservação ambiental”, afirma Piettro Kayser, sócio da Ecoreal — Conexões Sustentáveis.

 

INÍCIO DO PROJETO

 

Tudo começa pela praça Cônego Alfredo Ody, localizada na Rua Mário Leitão, 195, no bairro Petrópolis. Após, ainda em 2023, a Ecoreal planeja expandir para mais praças de Porto Alegre. Essa será a primeira praça da cidade com conceitos ESG.

 

Conforme o projeto — mas ainda sem data de instalação —, haverá lixeiras especiais para dejetos dos pets com saquinhos, a preservação e cuidado de espaços já existentes como as academias ao ar livre, brinquedos para as crianças e a quadra de concreto poliesportiva cercada.

 

Outra iniciativa em prospecção é a inclusão de máquina de água filtrada. E, pensando no público que frequenta a praça, a execução do cachorródromo (adaptação da quadra de grama existente), além de cuidados e restauros com a pista de skate.

 

“Temos um plano estruturado para ampliar as ações. Queremos ocupar as praças com atividades de alto impacto positivo à comunidade, mas algumas ações dependem de parceiros comerciais“, destaca Victor Urach, sócio da Ecoreal — Conexões Sustentáveis.

 

LANÇAMENTO OFICIAL

Data: 03/06

Horário: 14h às 20h

Conversa com educadores ambientais

Ação de coleta de resíduos recicláveis e eletrônicos

Clean up (mutirão de limpeza) com Instituto Lixo Zero – A partir das 16h

Food Truck – Louis Hamburgueria

Música ao vivo com Bruno de Ros – A partir das 16h

Importante: em caso de chuva, o evento será transferido para o próximo final de semana.

 

IMPACTOS POSITIVOS

Outra iniciativa é a criação de uma landing page (site online) exclusiva onde os visitantes terão informações sobre os ODS atingidos e outras práticas em vigor de cada unidade. Bem como um espaço para contribuição do público com sugestões de melhorias.

 

A partir da adoção, os impactos sociais vão desde a geração de renda para os colaboradores das cooperativas de triagem de resíduos, maior ocupação do espaço público e, por consequência, aumento da segurança local. A promoção de eventos sociais, da saúde e bem-estar e educação ambiental também estarão em pauta.

 

Entre os impactos ambientais, estão a contribuição para o aumento dos índices dos indicadores, com a diminuição da produção de carbono, a preservação de fauna e flora, reciclagem.

 

Os feitos com a adoção da praça causam importantes mudanças no cotidiano da população, no interesse pela e sensação de pertencimento aos locais. Tudo isso, junto a consciência ambiental, é a proposta do projeto Praça do Futuro.

 

SERVIÇO

Ecoreal — Conexões Sustentáveis

Endereço: Av. Sen. Tarso Dutra, 565 — Sala 304 — Petrópolis, Porto Alegre

 

Pauta: Pulso Comunicação Criativa