A 52ª edição da Miniarte, que tem “Surreal” como tema, recebeu a inscrição de 105 obras, de sete países, conforme levantamento finalizado pela coordenadora geral do projeto internacional, a artista visual gaúcha Clara Pechansky.

 

As obras serão expostas entre 8 e 30 de novembro na Gravura Galeria de Arte , em Porto Alegre, como habitualmente acontece. Depois a Miniarte é montada em outros lugares. Desde sua criação, em 2003, as coleções já foram apresentadas em 20 países de diferentes continentes, com a participação de mais de 3 mil artistas.

 

Para a edição deste ano, inscreveram-se, além de brasileiros, artistas da Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Holanda e México.

 

Os painéis com as obras da Miniarte – pintura, desenho, escultura, gravura, colagem, cerâmica, arte digital, fotografia e objetos -, são dispostos observando a ordem alfabética dos participantes, critério que acaba por promover a integração entre artistas de perfis diferentes, como tradicionais e novatos.

 

Desde o ano passado, a Miniarte, que até então era focada exclusivamente nas artes visuais, passou a aceitar trabalhos de escritores e poetas. Poesia de no máximo oito versos, e prosa em 345 caracteres, com os espaços.

 

Ao longo dos anos, muitos temas foram abordados pela Miniarte, como Vida, Paz, Magia, Verdade, Fantasia, Enigma.