Informação é de levantamento feito pela agência de comunicação Rank Certo mostra os pratos típicos mais buscados pelos brasileiros

 

Lançada recentemente, uma pesquisa da agência de Relações Públicas Rank Certo revela um comportamento inesperado sobre o Natal: embora seja símbolo tradicional da ceia, a rabanada aparece apenas na quarta posição do ranking de pratos típicos da época mais procurados pelos brasileiros no Google, com 65 mil pesquisas mensais.

 

À frente dela estão o Peru (118 mil buscas), acompanhando de Salpicão (82 mil) e Arroz à grega (78 mil).

 

O levantamento foi feito com base no volume médio de buscas mensais na plataforma Semrush. O estudo ganha relevância neste final de setembro, período em que, mesmo antes do Dia das Crianças, já se nota aumento no interesse por temas natalinos, reflexo de um varejo que antecipa produtos sazonais, como panetones e chocolates, nas prateleiras.

 

A pesquisa não apenas mapeia as preferências culinárias do brasileiro, mas também oferece insights sobre tendências de consumo e oportunidades para produtores, chefs e criadores de conteúdo que desejam engajar o público nas redes digitais durante a temporada de fim de ano.

 

Peru segue na lista dos pratos mais tradicionais

 

Veja a seguir os 20 pratos natalinos mais comumente buscados pelos brasileiros, com base na pesquisa feita pela agência de Relações Públicas Rank Certo:

 

Peru: 118 mil buscas mensais

Salpicão: 82 mil buscas mensais

Arroz à grega: 78 mil buscas mensais

Rabanada: 65 mil buscas mensais

Chester: 62 mil buscas mensais

Panetone: 43 mil buscas mensais

Bacalhau: 35 mil buscas mensais

Farofa: 33 mil buscas mensais

Chocotone: 32 mil buscas mensais

Manjar de coco: 23 mil buscas mensais

Tender: 22 mil buscas mensais

Lombo recheado: 4,5 mil buscas mensais

Arroz com passas: 1,1 mil buscas mensais

Oportunidades no ambiente digital

 

A antecipação da produção e da venda de produtos natalinos vem se intensificando. Uma reportagem divulgada pelo portal InfoMoney destaca que, se antes os itens chegavam ao varejo em outubro, hoje já são encontrados em julho. Em setembro, algumas marcas já disponibilizam quase toda a produção.

 

De acordo com a matéria, o movimento varejista é apoiado pelo comportamento de compra do consumidor. Um estudo do instituto Worldpanel, divulgado em 11 de setembro a pedido da Abimapi, mostrou que o consumo de panetones cresceu 17% no período anterior ao Natal de 2024/2025, 180% durante as festas e 90% após o fim de ano, em relação à temporada anterior. Para especialistas, a tendência abre espaço para o empreendedorismo e a criação de conteúdo no ambiente digital.

 

“O interesse por receitas natalinas não se limita ao consumo doméstico. Quem domina a preparação desses pratos pode usar o conhecimento para construir autoridade na internet, seja em vídeos, blogs ou mesmo com serviços de encomenda. A visibilidade gera credibilidade e pode se transformar em novas fontes de receita, seja com tráfego pago, a possibilidade de publieditoriais com backlinks em um eventual site ou até mesmo gerando convites para palestras ou parcerias com marcas”, afirma Felipe Cardoso, CEO da Rank Certo, agência especialista em comunicação no ambiente virtual.

 

Perspectivas

 

O levantamento da Rank Certo sinaliza a relevância cultural e econômica dos pratos típicos de fim de ano. A lista evidencia como a culinária natalina segue presente no imaginário coletivo e se conecta a movimentos mais amplos de consumo e comunicação digital. A expectativa é que, com a antecipação das vendas e o aumento das buscas online, o Natal de 2025 reforce a integração entre tradição culinária, comportamento do consumidor e oportunidades de mercado.