Celebrado em 8 de setembro, o Dia Mundial da Alfabetização chama a atenção para os desafios que ainda marcam o processo de aprendizagem no Brasil, onde quase um quarto das crianças de até oito anos não possui domínio pleno da leitura e da escrita, segundo o IBGE.

 

O Dia Mundial da Alfabetização, celebrado em 8 de setembro, reforça a importância crucial desse processo na formação das crianças e evidencia os desafios que muitos ainda enfrentam para se alfabetizar plenamente. Segundo Taís Guimarães, diretora pedagógica da Legacy School, “alfabetizar vai além do simples ato de ensinar a ler e escrever. Trata-se de capacitar crianças a interpretarem e se expressarem no mundo, promovendo sua inclusão e desenvolvimento integral.”

 

Embora o processo de alfabetização seja fundamental, muitos alunos enfrentam dificuldades nesse caminho. De acordo com a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019, aproximadamente 23% das crianças brasileiras de até oito anos ainda não possuem habilidades completas de leitura e escrita, evidenciando que o processo de alfabetização no país encontra barreiras importantes, tanto no âmbito pedagógico quanto emocional.

 

A psicóloga Camila Conceição, da Legacy School, destaca que o apoio socioemocional é parte indispensável da alfabetização. “Muitas crianças enfrentam frustrações e inseguranças quando não conseguem acompanhar o ritmo esperado de leitura e escrita, o que pode gerar ansiedade e desmotivação”, explica Camila. Ela destaca que o papel dos educadores e psicólogos é criar um ambiente acolhedor, em que os alunos se sintam seguros para errar e aprender.

 

Taís ressalta que a escola desempenha um papel fundamental em auxiliar as crianças a superarem essas barreiras. Na Legacy, por exemplo, o desenvolvimento pedagógico é integrado ao emocional, permitindo que o aprendizado ocorra de forma mais completa e efetiva. “Precisamos entender que cada criança tem seu próprio ritmo e respeitar isso é fundamental para o sucesso da alfabetização. Trabalhamos com métodos que favorecem a personalização do ensino, para que cada aluno se desenvolva em sua singularidade,” afirma.

 

Pesquisas também reforçam a relevância desse olhar. Segundo o National Institute of Child Health and Human Development (NICHD), em estudo realizado em 2020 nos Estados Unidos, crianças que recebem suporte emocional constante e incentivo nas escolas apresentam taxa de sucesso em alfabetização 35% maior que aquelas submetidas a pressões excessivas.

 

O Dia Mundial da Alfabetização reforça a importância de valorizar cada etapa do aprendizado e respeitar o processo de desenvolvimento das crianças. Mais do que ensinar a ler e escrever, as escolas precisam adotar métodos pedagógicos aliados ao suporte emocional, formando não apenas estudantes, mas cidadãos plenos, críticos e preparados para enfrentar o mundo com confiança.