Alunos de Direito receberam dicas práticas para aprimorar comunicação e superar o medo de falar em público

 

Os estudantes do curso de Direito da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) participaram, na noite desta segunda-feira (25), no campus Canoas, de uma oficina de oratória conduzida pelo advogado e ex-ministro chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República Carlos Marun. A atividade teve como foco o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos, estimulando a segurança, a clareza e a confiança na comunicação em público.

 

Em sua fala, Marun compartilhou experiências pessoais e ressaltou que a oratória foi determinante em sua trajetória profissional. “São necessários para o sucesso profissional diferenciais, e eu penso que a oratória pode ser um diferencial determinante na vida de vocês, como foi na minha. A minha vida pode ser considerada uma vida de sucesso, e ela tem como fator determinante a disposição em falar”, afirmou.

 

O palestrante também destacou que, em tempos de inteligência artificial e competitividade crescente, saber se expressar bem é uma habilidade que se torna ainda mais relevante. “O medo não é ruim, ele produz responsabilidade. O orador tem que adquirir a confiança de que superará este medo. Três dicas para isso: respirar fundo, estar preparado e praticar”, aconselhou.

 

Marun ainda compartilhou técnicas práticas, como estar pronto para surpresas, “falar de improviso sem improvisar”, controlar o tempo da fala, lembrando que a atenção da plateia começa a se dispersar após 12 minutos, e evitar vícios de linguagem, como o uso de “né”, por exemplo.

 

Um mestre na arte de falar

 

Na abertura do evento, o reitor da Ulbra, Adriano Chiarani da Silva, destacou a importância de estabelecer metas para o crescimento pessoal e acadêmico. “Um objetivo traçado gera uma ação a ser tomada. Quando fomos convidados a vir até esse auditório, fomos instigados por uma proposta: falar em público, ter o dom da oratória. Um objetivo e uma ação. Precisamos ter em mente essas duas palavras, pois falar bem em público só será possível quando definirmos esse objetivo e traçarmos ações. Os alunos que aqui estão tiveram a oportunidade de prestigiar essa aula com um mestre na arte de falar. Essa noite teve o propósito de inspirar para saírem daqui com um objetivo”, ressaltou.

 

A oficina foi proposta pela Ulbra para oferecer atividades que ampliem a formação acadêmica dos estudantes, auxiliando, por exemplo, na preparação para desafios em competições de oratória, júris simulados e apresentações acadêmicas.