O Multipalco Eva Sopher acaba de lançar uma prévia da programação do seu segundo semestre, com mais de 120 espetáculos já confirmados até o fim deste ano. O espaço cultural, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e construído em terreno anexo ao Theatro São Pedro, vive um de seus momentos mais efervescentes após a inauguração do Teatro Simões Lopes Neto no último mês de março.

 

Juntos, o novo teatro e o Teatro Oficina Olga Reverbel vão abrigar, até dezembro, produções internacionais, nacionais e locais e espetáculos de diferentes formatos, incluindo trabalhos mais complexos como óperas e grandes musicais, assim como obras diversificadas de teatro, música, circo e dança. Além das sessões nos palcos, o complexo sediará diferentes atividades abertas ao público em espaços como a Sala da Música, a Praça Multipalco e a fachada do Theatro São Pedro, e ainda exposições em seu foyer.

 

“É a primeira vez que estamos lançando a programação completa do semestre e queremos adotar esse modelo que é pouco utilizado no Brasil, mas é prática em locais com intensa efervescência cultural. A ideia é disponibilizar a agenda com antecedência para que o público possa se organizar para assistir aos seus artistas e grupos favoritos, além de mostrar e explicar o pensamento curatorial que guiou a seleção dos espetáculos”, adianta a diretora artística da Fundação Theatro São Pedro, Gabriela Munhoz.

 

Entre os destaques nacionais dos próximos meses estão shows de grandes nomes, entre eles Rubel com a turnê Beleza (15 e 16 de outubro). O espaço ainda receberá três grandes musicais que têm circulado pelo Brasil: Admirável Sertão de Zé Ramalho (18 e 19 de outubro), que revive no palco quatro décadas de sucesso do artista paraibano; Torto Arado (1 a 9 de novembro), livre adaptação do best-seller de Itamar Vieira Junior indicada ao Prêmio Shell de Teatro; e Felicidade (13 e 14 de novembro), estrelado por Zeca Baleiro.

 

Nas artes cênicas, haverá apresentações de um dos coletivos teatrais mais tradicionais do país, o mineiro Grupo Galpão, que desembarca por aqui com dois espetáculos: Cabaré Coragem (15 a 17 de agosto) e (Um) Ensaio sobre a Cegueira (22 a 24 de agosto). O público também poderá conferir o retorno da montagem Tom na Fazenda (29 e 30 de novembro), com Armando Babaioff, Denise Del Vecchio e grande elenco, após sessões lotadas na programação de inauguração do Teatro Simões Lopes Neto; e a Trilogia Grande Sertão: Veredas (5 a 7 de setembro), com três peças idealizadas pelo ator Gilson de Barros, com direção de Amir Haddad, recortadas da obra-prima de João Guimarães Rosa.

 

Da cena internacional, vem à capital o espetáculo argentino Chamamecero (6 de setembro), em uma noite especial para celebrar o chamamé, com exibição de um documentário, seguida por uma apresentação que une música e dança. O complexo cultural ainda sediará importantes eventos culturais da cidade, entre eles o 32º Porto Alegre em Cena (12 a 21 de setembro); o 10º Kino Beat, com a performance sonora e imersiva Fantasma Boca (3 de outubro); e o Festival Moinhos Cultural (24 a 27 de setembro), que tem entre seus destaques a peça Tudo que Eu Queria Te Dizer, uma adaptação do livro homônimo da escritora gaúcha Martha Medeiros, estrelada pela atriz Ana Beatriz Nogueira.

 

Projetos culturais sediados pelo Multipalco Eva Sopher também farão seus grandes espetáculos nos palcos da casa. A Orquestra Theatro São Pedro seguirá com seus concertos mensais no local, e a Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul realizará grandes óperas, entre elas a obra-prima barroca Il trionfo del Tempo e del Disingano, de Händel (18, 19 e 24 de outubro); Em busca de paisagens perdidas, de Vagner Cunha (25 e 26 de outubro); e João e Maria, de Engelbert Humperdinck (6 e 7 de dezembro).

 

Outros importantes artistas e coletivos gaúchos também passam pelo espaço neste semestre, entre eles o núcleo de teatro do Grupo Tholl (22, 23 e 24 de agosto), o Coletivo Gompa (27 de agosto), o Grupo Cerco (30 de agosto), Valéria Barcellos (5 de setembro), Alemão Ronaldo (7 de setembro), Ian Ramil (28 de setembro), Marcelo Corsetti (12 de dezembro) e Índio Behn com a sua icônica personagem Dra Rosângela (17 de dezembro).

 

“A programação se propõe como um campo de encontros — entre artistas e públicos, territórios e memórias, tradição e experimentação, atendendo às singularidades de cada sala. O Teatro Simões Lopes Neto, recém-nascido, já tem mostrado a que veio, evidenciando a capacidade de receber grandes produções, mas, ao mesmo tempo, apontando ser um espaço aconchegante, que traz um tom de intimidade. Já o Teatro Oficina Olga Reverbel tem se afirmado como um teatro versátil e com alma essencialmente gaúcha, ocupado por artistas de muitos pontos do Rio Grande do Sul, estimulando produções contemporâneas e condicionando menos riscos financeiros às produções”, avalia Gabriela.

 

Programações que são conhecidas pelo público da casa também terão sequência, entre elas o Musical Évora, projeto fixo com patrocínio da Évora Holding S.A. que proporciona à comunidade apresentações ao vivo, contemplando diferentes estilos, como música de câmara, erudita e experimental, sempre nas quartas-feiras úteis, com entrada franca. Outra programação gratuita que continuará neste segundo semestre é o Mistura Fina, que celebra a diversidade musical e cênica com apresentações de artistas de diferentes estilos, todas as quintas-feiras.

 

Já no foyer do Multipalco, serão recebidas cinco exposições: Silêncio – Obras fotográficas de Itamar Aguiar, durante o mês de agosto; Entre Silêncios – Imagens da Guerra Farroupilha, em setembro; Érico Veríssimo – 120 anos, em outubro; Cultura Afro-Riograndense, em novembro; e Máscaras & Vestidos de Gala, em dezembro.

 

“Diante do fechamento passageiro do Theatro São Pedro, para obras de prevenção de incêndio – determinação legal e necessária, em defesa da integridade dos artistas e do público – e de acessibilidade – direito de cidadania a todas as pessoas – tratamos de otimizar os espaços disponibilizados pelo Multipalco Eva Sopher. Em conjunto com o IEACEN – Instituto Estadual de Artes Cênicas, foram apresentados editais, patrocinados pela Sedac, que propiciam realização de cursos para profissionais das artes cênicas; intercâmbios com a Escola de Teatro de São Paulo – referência em todo o continente – e abertura de espaços para espetáculos oriundos do interior” destaca Antonio Hohlfeldt, presidente da Fundação Teatro São Pedro.

 

Os ingressos para alguns dos espetáculos confirmados já estão à venda no site www.theatrosaopedro.rs.gov.br e os demais serão disponibilizados em breve.

 

Serviço

Programação do segundo semestre do Multipalco Eva Sopher

 

Agosto

De 15 a 17 – Cabaré Coragem – Grupo Galpão – Teatro Simões Lopes Neto (teatro)

Dia 16 – Gris – Em Trânsito – Com Juliana Cortes – Teatro Oficina Olga Reverbel (música)

Dia 19 – Festival da Canção – Aliança Francesa – Teatro Oficina Olga Reverbel (música)

Dia 21 – Canção Gaúcha – Orquestra Theatro São Pedro – Teatro Simões Lopes Neto (música)

De 22 a 24 – (Um) Ensaio Sobre a Cegueira – Grupo Galpão – Teatro Simões Lopes Neto (teatro)

De 22 a 24 – João – Grupo Tholl – Teatro Oficina Olga Reverbel (teatro)

Dia 27 – Legítima Defesa – Coletivo Gompa – Teatro Oficina Olga Reverbel (teatro)

Dia 28 – Como Construir Uma Máquina de Guerra Teatral – Grupo VSQ – Teatro Oficina Olga Reverbel (teatro)

Dia 29 – Elis – Orquestra Villa-Lobos – Teatro Simões Lopes Neto (música)

Dia 29 – Paisagem Líquida – Teatro Por Que Não? – Teatro Oficina Olga Reverbel (teatro)

Dia 30 – Experimento Plantae – Grupo Cerco – Teatro Oficina Olga Reverbel (teatro)

Dias 30 e 31 – Orquestra de Brinquedos – Teatro Simões Lopes Neto (música/infantil)

Dias 30 e 31 – TOC – Uma Comédia Obsessiva Compulsiva – Teatro Simões Lopes Neto (teatro)

 

Setembro

Dias 2 e 3 – Concertos Didáticos Banrisul – Orquestra Theatro São Pedro – Teatro Simões Lopes Neto (música)

De 5 a 7 – Trilogia Grande Sertão: Veredas – Gilson Barros – Teatro Oficina Olga Reverbel (teatro)

Dia 5 – Missioneira – Valéria Barcellos – Teatro Simões Lopes Neto (música)

Dia 6 – Chamamecero (Argentina) – Teatro Simões Lopes Neto (música)

Dia 7 – Alemão Ronaldo – Teatro Simões Lopes Neto (música)

Dia 11 – Ecos do Piano – Orquestra Theatro São Pedro – Teatro Simões Lopes Neto (música)

De 12 a 21 – 32° Porto Alegre em Cena – Teatro Simões Lopes Neto e Teatro Oficina Olga Reverbel (teatro)

Dias 20 e 12 – Elixir do Amor – Companhia de Ópera do RS – Teatro Simões Lopes Neto (ópera)

Dia 24 – Tudo que Eu Queria Te Dizer – Ana Beatriz Nogueira – Festival Moinhos Cultural – Teatro Simões Lopes Neto (teatro)

Dia 25 – Concerto Orquestra Theatro São Pedro – Festival Moinhos Cultural – Teatro Simões Lopes Neto (música)

Dia 26 – Noite Gaúcha – Renato Borghetti & Luiz Marenco – Festival Moinhos Cultural – Teatro Simões Lopes Neto (teatro)

Dia 26 – Frida: Metade Dor, Metade Festa – Cia Dramática – Teatro Oficina Olga Reverbel (teatro)

Dia 27 – Lendas do Sul – Grupo Tholl – Festival Moinhos Cultural – Teatro Simões Lopes Neto (teatro)

Dias 27 e 28 – XI Mostra Espaço n – Teatro Oficina Olga Reverbel (dança)

Dia 28 – Ian Ramil – show de lançamento do LP Tetein – Teatro Simões Lopes Neto (música)

 

Outubro

Dias 1, 2, 28 e 29 – Concertos Didáticos Banrisul – Orquestra Theatro São Pedro – Teatro Simões Lopes Neto (música)

Dia 2 – Fantasma Boca – Kino Beat – Teatro Oficina Olga Reverbel (performance cênica-sonora)

Dias 4 e 5 – Era Uma Vez… O Musical – Orquestra Theatro São Pedro – Teatro Simões Lopes Neto (música)

Dia 5 – Caminho do Meio – Gabriela Lery – Teatro Oficina Olga Reverbel (música)

Dia 7 – Sarau ONG Sol Maior – Teatro Oficina Olga Reverbel (música)

Dias 11 e 12 – Azira’í – Mostra Internacional de Arte Contemporânea – Teatro Simões Lopes Neto (teatro)

Dia 14 – Concerto Orquestra Jovem Theatro São Pedro – Teatro Simões Lopes Neto (música)

Dias 15 e 16 – Beleza – Rubel e Violão – Teatro Simões Lopes Neto (música)

Dias 18 e 19 – Admirável Sertão de Zé Ramalho – Teatro Simões Lopes Neto (música)

Dias 18, 19 e 24 – Il Trionfo Del Tempo e Del Disinganno – Companhia de Ópera do RS – Teatro Oficina Olga Reverbel (ópera)

Dias 25 e 26 – Em Busca de Paisagens Perdidas – Companhia de Ópera do RS – Teatro Simões Lopes Neto (ópera)

Dia 29 – 80 Anos da Aliança Francesa – Teatro Simões Lopes Neto (música)

Dia 31 – Revoada – Grupo Sofá a Jato – Teatro Oficina Olga Reverbel (música)

 

Novembro

De 1 a 9 – Torto Arado – Teatro Simões Lopes Neto (musical)

De 7 a 9 – Florbela à Margem de Um Poema – Teatro Oficina Olga Reverbel (teatro)

Dia 13 – O Resto é Silêncio – Orquestra Theatro São Pedro – Teatro Simões Lopes Neto (música)

Dia 13 – Lenda Urbana – Grupo Fuá – Teatro Oficina Olga Reverbel (teatro)

De 15 a 18 – Carmen, de Bizet – Orquestra da Ulbra – Teatro Simões Lopes Neto (música)

Dias 15 e 16 – A Desconhecida Lenda de Maculelê – Bando de Brincantes – Teatro Oficina Olga Reverbel (teatro)

Dia 19 – Concerto Olinda Allessandrini – Teatro Simões Lopes Neto (música)

Dia 20 – Lustige Volkstanzgruppe Bergtal – Teatro Simões Lopes Neto (dança)

Dias 22 e 23 – Bambu Bambá – Bando de Brincantes – Teatro Oficina Olga Reverbel (teatro)

De 25 a 30 – Mostra Ocupa Lab (LabMultipalco) – Teatro Oficina Olga Reverbel (teatro)

Dia 26 – Luiz Marenco – Teatro Simões Lopes Neto (música)

Dias 27 e 28 – Brilhante – Nega Lu em Musical – Teatro Simões Lopes Neto (musical)

Dias 29 e 30 – Tom na Fazenda – Teatro Simões Lopes Neto (teatro)

 

Dezembro

Dia 3 – Centro de Dança Arthur Murray – Teatro Oficina Olga Reverbel (dança)

Dias 5 e 6 – Mostra Casa Salto – Teatro Oficina Olga Reverbel (dança)

Dias 6 e 7 – João e Maria – Companhia de Ópera do RS (ópera)

Dia 7 – Todo artista é um egocêntrico – André Paz – Teatro Oficina Olga Reverbel (música)

Dia 9 – Natal em Concerto – Orquestra Theatro São Pedro – Fachada do Theatro São Pedro & Praça Multipalco (música)

Dia 10 – Sarau do Solar – Assembleia Legislativa – Teatro Simões Lopes Neto (música)

Dia 11 – Concerto de Final de Ano – Orquestra Jovem Theatro São Pedro – Teatro Simões Lopes Neto (música)

Dia 12 – Marcelo Corsetti – Teatro Oficina Olga Reverbel (música)

Dias 13 e 14 – Mostra Espaço n – Teatro Oficina Olga Reverbel (dança)

Dias 13 e 14 – Felicidade, com Zeca Baleiro – Teatro Simões Lopes Neto (música)

Dia 16 – Prêmio Eva Sopher – Cabaré da Cia Rústica (evento)

Dia 17 – Dra. Rosângela – Índio Behn – Teatro Simões Lopes Neto (teatro)

Dia 18 – Concerto de Final de Ano – ONG Sol Maior – Teatro Simões Lopes Neto (música)

Dia 19 – Concerto de Final de Ano – Companhia de Ópera do RS e Orquestra Jovem Theatro São Pedro – Teatro Simões Lopes Neto (música)