
Bebecê aposta em inteligência artificial com direção criativa para lançar sua nova coleção.
A Inteligência Artificial (IA) vem se consolidando como uma ferramenta poderosa no universo da comunicação e, ao mesmo tempo que gera fascínio, também levanta questionamentos sobre autoria, originalidade e o futuro das profissões criativas. No mercado publicitário, ainda há muitas dúvidas sobre como integrá-la no processo criativo de forma fluida: ela entra para substituir o olhar humano sobre os projetos? Padroniza as entregas a ponto de perder a essência dos clientes? Acelera o processo, mas compromete a qualidade das ideias? Diferente do que muito se compartilha, ao invés de ser o fim, ela é o meio. Uma ferramenta que, quando bem conduzida, se torna um recurso técnico potente para transformar ideias em expressão. É nesse lugar que a agência gaúcha Plural Content atua: usando a IA como extensão de um olhar criativo, e não como substituição dele. A campanha Primavera/Verão 2026 da Bebecê é reflexo dessa visão.
Embora as imagens tenham sido geradas por IA, a criação do conceito, o direcionamento estético e a curadoria visual foram inteiramente realizados por uma equipe humana. A tecnologia, aqui, é ferramenta e não autora. A Plural, responsável pela direção criativa, e o Estúdio Miagui, que executou a produção das imagens, cocriam o projeto.
Com o conceito “O real é o que se sente”, a campanha parte da figura do flamingo como metáfora de presença, equilíbrio e expressão para traduzir a leveza e a elegância de quem caminha com a confiança da própria essência. A Plural deu forma a essa ideia em uma narrativa visual onde cada imagem é um convite à sensibilidade. Uma comunicação que se propõe a ser sentida, não apenas vista. O resultado reforça a identidade da Bebecê, mostrando que cada passo carrega a expressão sutil de quem somos.
Para Marlon Bickel, diretor criativo da Plural, a IA não substitui o processo criativo: ela amplia possibilidades quando guiada com intenção. “A tecnologia foi o nosso ponto de partida para explorar novos jeitos de comunicar. O maior desafio não foi usar a ferramenta em si, mas conseguir uma profundidade criativa através dela”, destaca Bickel ao acrescentar que nesta campanha, tudo foi pensado com direção: desde a escolha da modelo até as expressões, looks e composições de cada cena. Marlon detalha que a produção envolveu uma decupagem minuciosa, com escolhas precisas de luz, cor, poses e referências. “Existe uma impressão de que gerar imagens com IA é fácil. E de fato, um comando simples pode entregar uma imagem bonita. Mas criar uma campanha com coerência estética exige direção. Ajustamos expressões faciais para manter a fidelidade do olhar, corrigimos volumes e proporções para respeitar o corpo em movimento, cuidamos da escala do produto em relação à modelo e até da interação do flamingo com a gravidade e anatomia”, explica. “Cada detalhe foi testado, ajustado e refinado para traduzir a sensibilidade da marca e a qualidade da entrega da Plural. A Miagui entendeu o conceito do projeto e traduziu com cuidado em cada etapa. O resultado ficou fiel ao que imaginamos. Foi um processo de direção mais complexo do que uma captação tradicional, mas ver o resultado pronto mostra que valeu a pena”, completa.
A Miagui já vem gravitando neste universo há mais de um ano com o uso de ferramentas de IA como recurso técnico e criativo para otimizar fluxos de produção. “Esse trabalho para a Bebecê foi a nossa primeira campanha de moda construída integralmente com imagens geradas por IA”, afirma Daniela Sostisso, diretora de negócios do estúdio.
O processo de desenvolvimento teve início em abril e durou cerca de quatro meses, com 60 dias dedicados à etapa de produção. Daniela destaca que, embora a IA possa parecer simples à primeira vista, sua aplicação em campanhas exige precisão e controle. “São diversas ferramentas, testes e versões até chegarmos a um resultado tecnicamente consistente, visualmente impactante e fiel à linguagem da marca.”
O resultado desse encontro entre direção criativa e tecnologia foi a produção de um fashion film de 20 segundos e 13 imagens, entre composições de moda e produto, que já estão sendo veiculadas nos canais da Bebecê e em veículos especializados.
A campanha reforça o posicionamento da Bebecê como uma marca que abraça o novo sem abrir mão daquilo que a torna única: presença, propósito e uma moda que se expressa em cada detalhe. Para a Plural, esse projeto é reflexo de um princípio que atravessa toda criação: visão, direção e intenção — testando, ajustando e refinando até que cada imagem fale por si.
Ficha Técnica:
Conceito e Produção Editorial: Plural Content
Criação e Direção Criativa: Marlon Bickel
Estética e Briefing Criativo: Renata Moraes
Design e Identidade Visual: Vanessa Nantal
Composição e Criação de Imagens IA: Miagui