A programação livre e gratuita dialoga com as exposições em cartaz “Expo 2025 Osaka, Kansai, Japão”, “Anatomia pré-fabricada: um morar no Japão” e “Heiwa, um apelo de paz”

 

Em agosto, a Japan House São Paulo apresenta atividades que dialogam com as exposições em cartaz “Expo 2025 Osaka, Kansai, Japão”, “Anatomia pré-fabricada: um morar no Japão” e a recém-inaugurada “Heiwa, um apelo de paz”, além das tradicionais atividades literárias: Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um e Ciclo de Mangá.

 

O mês inicia com a abertura da exposição de curta duração “Heiwa, um apelo de paz”, no primeiro andar da instituição. A mostra, que fica em cartaz entre 6 e 31 de agosto, aborda os 80 anos dos ataques nucleares às cidades de Hiroshima e Nagasaki com um foco na paz mundial e na recuperação e resiliência da vida, reunindo elementos do desdobramento dessa história. Dentre os destaques estão um tsuru de origami dobrado por Sadako Sasaki, menina que se tornou um dos símbolos mundiais de esperança após seu falecimento em decorrência da exposição à radiação; uma instalação de origami que simula um jardim suspenso de oleandros, primeiras flores a desabrocharem em Hiroshima pouco mais de um ano após os ataques; desenhos de crianças de diversos países, que participaram do concurso internacional “Peaceful Towns”, promovido pela ONG Mayors for Peace, ilustrando o que é a paz para elas; um poema escrito por uma das sobreviventes da bomba, Ayako Morita; assim como fotografias atuais de Hiroshima e Nagasaki, disponíveis para visualização por meio de monóculos fotográficos.

 

No dia 30 de agosto, às 10h, os visitantes poderão participar da Experiência Habitares no Japão. Nessa atividade, após uma visita mediada pela exposição “Anatomia pré-fabricada: um morar no Japão”, que apresenta desde as primeiras criações das casas pré-fabricadas, na década de 1940, até as construções contemporâneas, aliadas às tecnologias digitais e ao uso de materiais mais sustentáveis, os participantes serão convidados a conhecer e refletir sobre as diferentes formas de morar no Japão. Para participar, é necessária inscrição prévia via plataforma Hoppin.

 

Já a Demonstração Culinária com a Chef Telma Shimizu, no dia 14 de agosto, a partir das 18h30, conduzida pela chef do Restaurante Aizomê, apresentará a origem, as características e as aplicações culinárias de ingredientes selecionados destacados na exposição “Expo 2025 Osaka, Kansai, Japão”, enquanto prepara pratos ao vivo. Os participantes poderão degustar três preparações, em um momento de reflexão sobre os alimentos e um envolvimento mais profundo com a mostra, além de participar de uma visita mediada pela exposição. Os ingressos para a atividade, a R$80 por pessoa, já estão disponíveis para compra pela plataforma Sympla.

 

Como parte da programação paralela da exposição “Expo 2025 Osaka, Kansai, Japão”, a Japan House São Paulo, em parceria com o grupo Ânima Educação, realiza uma palestra com Sou Fujimoto, renomado arquiteto japonês, responsável pelo Grand Ring (Grande Anel), uma estrutura de madeira que circula a área central dos pavilhões da Expo 2025, registrado pelo Guinness World Records, como a maior estrutura arquitetônica de madeira já construída. Nesta palestra, em formato 100% online com transmissão via Canal do Youtube da JHSP, Sou Fujimoto falará um pouco sobre seus projetos, dando ênfase ao seu trabalho na Expo 2025, no processo de planejamento e os seus desafios do Grand Ring. A palestra “Expo 2025 Osaka, Kansai, Japão e o Grand Ring: palestra com o arquiteto Sou Fujimoto” acontece em japonês, com tradução simultânea para o português e Libras como recurso de acessibilidade.

 

Voltada para o público infantil, a Oficina Infantil Origami: Tsuru pela paz, que acontece nos dias 17 e 31 de agosto, às 11h e às 14h, conduz os pequenos em um mergulho pela arte do origami, técnica japonesa de dobraduras de papel. Durante o encontro, o time do Educativo da JHSP ensinará como fazer um tsuru, ave símbolo da paz, da esperança e da longevidade no Japão, abordando sua simbologia como ícone de resistência e desejo por um mundo mais pacífico após os ataques nucleares a Hiroshima e Nagasaki, tema ligado à exposição “Heiwa, um apelo de paz”. Para participar da atividade livre e gratuita é necessária inscrição prévia pelo Hoppin. Além dessas oficinas, o público em geral terá a oportunidade de aprender a fazer o origami no formato tsuru em uma atividade facilitada pela equipe da origamista Mari Kanegae. A atividade faz parte da ação Tsuru pela paz, com o objetivo de coletar mil tsuru para o Parque Memorial da Paz de Hiroshima, no Japão. Os encontros serão das 13h30 às 17h, nos dias 12, 13, 14, 19, 20 e 21 de agosto.

 

No sábado, dia 23, a JHSP promove a Oficina Criativa: Arte em Quadro Pinus com canetas Pilot Pintor com Lygia Pires, com sessões às 11h, 14h, 15h30 e 17h. Durante a atividade, a designer gráfica, artista visual e especialista em lettering e ilustração, guiará os participantes em uma atividade de criação artística sobre placa de pinus utilizando canetas Pilot Pintor, explorando formas, cores, luz e textura. A atividade presencial possui vagas limitadas. Para participar é necessário realizar inscrição prévia pelo Hoppin.

 

No dia 24 de agosto, às 11h e às 14h, o Educativo da JHSP também apresenta a “Oficina Infantil Obentô de Massinha”, realizada com apoio da Hasbro. Durante a atividade, os pequenos poderão criar suas próprias marmitas japonesas (ou obentô, em japonês) usando massinha de modelar, como uma forma de entrar em contato com a alimentação das crianças japonesas por meio das formas e cores, enquanto aprendem sobre os diferentes ingredientes e preparam suas próprias marmitas. A participação acontece mediante inscrição prévia pelo Hoppin.

 

Fechando a programação do mês, no dia 28 de agosto, às 19h, a JHSP realiza mais uma edição do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um, sob a mediação da diretora cultural da JHSP, Natasha Barzaghi Geenen, e do editor da revista literária Quatro Cinco Um, Paulo Werneck. A conversa irá permear a obra “Kitchen”, primeira publicação da consagrada escritora Banana Yoshimoto, traduzida recentemente no Brasil. O livro narra duas histórias que abordam diferentes situações de perda, luto e despedidas de forma poética e sensível. Na primeira, a jovem Mikage Sakurai encontra conforto na cozinha após a perda da avó, criando nela um espaço de continuidade e pertencimento; e, na segunda, é possível acompanhar a trajetória de Satsuki, uma jovem que perdeu o namorado em um acidente, em sua jornada de aceitação da perda e de cura. Interessados em participar da atividade precisam realizar uma inscrição prévia gratuitamente pela plataforma Sympla. Todos os participantes do Clube podem adquirir o livro com 30% de desconto pelo site da Estação Liberdade usando o cupom JHSP451AGO25, válido até 30 de agosto de 2025.

 

Já para quem prefere os quadrinhos japoneses, o Ciclo de Mangá acontece no dia 30 de agosto, às 15h, dando destaque para a obra “Hiroshima – A cidade da calmaria”, de Fumiyo Kouno, uma obra ambientada no pós-guerra que retrata a vida cotidiana das pessoas e as dificuldades, traumas e sentimentos alguns anos depois das bombas. A roda de conversa irá refletir sobre memória, cuidado, silêncio, tempo e a importância de contar e lembrar da história. Para participar da experiência presencialmente, é necessária inscrição prévia pelo Hoppin.

 

Serviço:

Japan House São Paulo

Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP

Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.

Entrada gratuita. Reserva online (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/

 

Exposição “Expo 2025 Osaka, Kansai, Japão”

Quando: 3 de junho a 24 de agosto

Onde: segundo andar da JHSP

Entrada gratuita. Reservas online antecipadas (opcionais) no site.

 

Exposição “Anatomia pré-fabricada: um morar no Japão”

Quando: 1º de julho a 12 de outubro de 2025

Onde: andar térreo da JHSP

Entrada gratuita. Reservas online antecipadas (opcionais) no site.

 

Exposição “Heiwa, um apelo de paz”

Quando: de 6 a 31 de agosto 2025

Onde: primeiro andar da JHSP

Entrada gratuita. Reservas online antecipadas (opcionais) no site.

 

Experiência Habitares no Japão (presencial)

Quando: 30 de agosto, às 10h

Onde: andar térreo da JHSP

Gratuito mediante inscrição prévia pelo Hoppin. Vagas limitadas.

 

Atividade Tsuru pela paz (presencial)

Quando: 12, 13, 14, 19, 20 e 21 de agosto, das 13h30 às 17h

Onde: primeiro andar térreo da JHSP

Livre e gratuita.

 

Demonstração Culinária com a Chef Telma Shimizu (presencial)

Quando: 14 de agosto, às 18h30

Onde: segundo andar da JHSP

Participação mediante compra de ingressos pelo Sympla. Ingressos a R$80.

 

Oficina infantil “Origami: Tsuru pela paz” (presencial)

Quando: 17 e 31 de agosto, às 11h e às 14h

Local: primeiro andar da JHSP

Gratuito mediante inscrição prévia pelo Hoppin. Vagas limitadas.

 

Expo 2025 Osaka, Kansai, Japão e o Grand Ring: palestra com o arquiteto Sou Fujimoto (online)

Quando: 21 de agosto, às 19h

Local: Canal Youtube da JHSP

Livre e gratuito. Sem necessidade de inscrições prévias

 

Oficina criativa: Arte em Quadro Pinus com canetas Pilot Pintor (presencial)

Quando: 23 de agosto, às 11h, 14h, 15h30 e 17h

Local: primeiro andar da JHSP

Gratuito mediante inscrição prévia pelo Hoppin. Vagas limitadas.

 

Oficina infantil “Obentô de massinha” (presencial)

Quando: 24 de agosto, às 11h e às 14h

Local: primeiro andar da JHSP

Duração: 60 min

Gratuito mediante inscrição prévia pelo Hoppin

 

Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um (online)

Kitchen, de Banana Yoshimoto

Quando: 28 de agosto, às 19h

Duração: 90 min

Gratuito mediante inscrição obrigatória prévia no site.

Vagas limitadas.

Transmissão via plataforma Zoom. Acesso liberado aos inscritos via e-mail.

Participantes do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um têm 30% de desconto na compra do livro pelo site da Estação Liberdade usando o cupom JHSP451AGO25, válido até 31 de agosto de 2025.

 

Ciclo de Mangá (Presencial)

Hiroshima – A Cidade da Calmaria, de Fumiyo Kouno

Quando: 30 de agosto, às 15h

Duração: 90 min

Vagas limitadas. Participação mediante inscrição prévia pelo Hoppin.

Participantes até 15 anos de idade devem estar acompanhados por um adulto responsável.

 

Todas as atividades do Educativo da JHSP contam com incentivos do ProAC, Programa de Ação Cultural, lei de incentivo à cultura do estado de São Paulo.

 

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP):

 

A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de 50 exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de 3,5 milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações.