Iniciativa faz parte do projeto Infância em Construção, lançado em julho e que prevê a parceria da Prefeitura com a iniciativa privada

 

A arquiteta Samantha Diefenbach assina o Guia Espaços que Educam que irá nortear os projetos arquitetônicos das futuras escolas de educação infantil de Porto Alegre. A publicação integra o projeto Infância em Construção, uma iniciativa da Prefeitura Municipal que busca, por meio de parcerias público-privadas, ampliar e qualificar a rede municipal de educação infantil.

 

Mais do que um documento técnico, o Guia é fruto da experiência de mais de 20 anos de Samantha à frente de projetos e obras em uma das melhores escolas particulares da cidade. Ele traz um olhar integrado entre parâmetros normativos, pesquisas interdisciplinares e escuta qualificada de profissionais da educação e do urbanismo para ajudar a criar ambientes que respeitam o desenvolvimento infantil, promovem a inclusão, garantem acessibilidade e valorizam o bem-estar físico e emocional das crianças e dos adultos.

 

Além de diretrizes específicas para cada ambiente das escolas – como salas, pátios, refeitórios e espaços de higiene – o guia também apresenta propostas de pré-dimensionamento e referências nacionais e internacionais inspiradoras, reforçando a articulação entre teoria e prática.

 

As 12 escolas do projeto Infância em Construção, que serão construídas nos próximos meses, já serão entregues dentro dos parâmetros propostos pelo Guia. Além disso, Samantha Diefenbach assina o projeto da futura escola do bairro Rubem Berta, custeada pelo Instituto Jama, e que será idealizada a partir da metodologia própria da arquiteta, que foca na escuta ativa dos usuários. “Nosso primeiro passo é realizar reuniões para alinhar expectativas, valores, desafios e oportunidades; identificação de necessidades e formatar estratégias claras, entregando um espaço com conforto, identidade e impacto”, ressalta.