
Em celebração ao Dia de Proteção às Florestas, que acontece em 17 de julho, a Booking.com – empresa de reserva de hotéis, aluguel de temporada, atrações e outros serviços de turismo – compartilha destinos brasileiros que se destacam por suas áreas verdes. Diante de um crescente interesse por viagens mais conscientes, com 98% dos viajantes brasileiros desejando viajar de forma mais sustentável, e 83% buscando apoiar as comunidades locais por meio do turismo, de acordo com o Relatório de Viagens e Sustentabilidade 2025* da empresa, a data é um lembrete importante sobre a necessidade de preservar os ecossistemas naturais. Com base em um levantamento** da Booking.com, a plataforma revela os cinco destinos brasileiros mais recomendados por viajantes por suas florestas e opções de ecoturismo.
Campos do Jordão, São Paulo
Na Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão se destaca por sua vegetação de araucárias e por abrigar o Parque Estadual Campos do Jordão, também conhecido como Horto Florestal. Ali, os visitantes podem percorrer rotas como a Trilha das Pontes – com suas pontes suspensas – e a Trilha da Cachoeira – de fácil acesso, com 4,5 km –, fazer passeios de bicicleta e observar aves raras. A cidade também abriga iniciativas de educação ambiental, como uma semana voltada ao meio ambiente, com oficinas, mutirões de limpeza e rodas de conversa. Uma boa opção de hospedagem no destino é o Bendito Cacao Resort & Spa, hotel 5 estrelas que possui o certificado de sustentabilidade Green Key.
Foz do Iguaçu, Paraná
Com suas imponentes Cataratas do Iguaçu, o município é lar do Parque Nacional do Iguaçu, com cerca de 185 mil hectares de Mata Atlântica e considerado Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO. No local, o visitante pode percorrer trilhas como a Trilha do Poço Preto – com 9 km de extensão, que pode ser feita a pé ou de bicicleta –, e a Trilha Ytepopo, com 5 km às margens do Rio Iguaçu. É possível ainda fazer passeios de barco pelo rio, para observar as Cataratas de um ângulo diferente. O parque também promove ações socioeducativas voltadas à biodiversidade e apoio a comunidades vulneráveis. Para quem visita o destino, vale a hospedagem no Bourbon Thermas Eco Resort Cataratas do Iguaçu, cercado por jardins e localizado na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Na capital fluminense está localizado o Parque Nacional da Tijuca, com quase 4 mil hectares, que abriga importantes pontos turísticos, como a Pedra da Gávea, a Vista Chinesa e o Morro do Corcovado. Ali também está a Floresta da Tijuca, uma área preservada de Mata Atlântica que é considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo, com trilhas como a do Pico da Tijuca, que chega ao ponto mais alto do parque, e a do Mirante da Cascatinha, com uma estrutura de onde é possível observar a Cascatinha Taunay. A fauna presente no local é bastante diversificada, desde quatis e preguiças até aves, como a colorida saíra-sete-cores. Para uma estadia no destino, o Grand Hyatt Rio de Janeiro tem o certificado de sustentabilidade LEED e está localizado entre o mar, a lagoa e as montanhas.
Manaus, Amazonas
Ponto de partida ideal para conhecer a Floresta Amazônica, Manaus oferece uma imersão direta na maior floresta tropical do planeta. A poucos quilômetros do centro da cidade, é possível acessar reservas e parques que revelam a biodiversidade amazônica em trilhas e passeios de canoa por igarapés. Um dos destaques urbanos é o Parque Municipal do Mindu, onde se pode observar espécies ameaçadas, como o sauim-de-coleira, em meio a uma área protegida de floresta nativa. Na capital amazonense, os viajantes ainda podem visitar o Musa, Museu da Amazônia, localizado na Reserva Florestal Adolpho Ducke, que celebra a biodiversidade e oferece exposições, viveiros, jardim sensorial, trilhas e uma torre de observação de 42 metros com vista para a floresta. Para a estadia, o Amazon Ecopark Jungle Lodge é uma boa alternativa.
Abraão, Rio de Janeiro
Na Ilha Grande, o vilarejo de Abraão é cercado por unidades de conservação, como o Parque Estadual da Ilha Grande e a Reserva Biológica da Praia do Sul. Trilhas como o Circuito do Abraão e outras que levam até a Praia de Lopes Mendes ou à Cachoeira da Feiticeira oferecem aos visitantes contato direto com a Mata Atlântica e pontos de banho em meio à floresta. O destino mantém regras de preservação ambiental, com transporte não motorizado e pousadas que operam com foco em sustentabilidade. Vale a estadia na Pousada Mata Nativa, a apenas 300 metros da praia.
*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 32.000 entrevistados em 34 países e territórios, incluindo 1.000 do Brasil. Para participar, as pessoas precisavam ter mais de 18 anos, terem viajado pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2025. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em janeiro de 2025.
**Dados de recomendação da Booking.com de acordo com os destinos brasileiros mais relevantes e recomendados por viajantes pelas florestas.