Plano Brasis aposta em parcerias com o setor privado para impulsionar destinos além do eixo Rio-SP e ampliar a oferta de hospedagem sustentável

 

O turismo brasileiro entra em uma nova fase com o lançamento do Plano Brasis (Plano Internacional de Marketing Turístico 2025–2027), iniciativa liderada pela Embratur em parceria com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas. Entre os destaques da nova estratégia está a atuação da Pineapples, empresa brasileira especializada em aluguel por temporada, que terá papel-chave na expansão da oferta de hospedagens em destinos emergentes.

 

Com o objetivo de descentralizar o fluxo de visitantes, antes concentrado em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, o Plano Brasis aposta em soluções como o aluguel por temporada para ampliar a rede de hospedagem em todo o país. A proposta ganha ainda mais relevância em regiões com infraestrutura hoteleira limitada, como o estado do Pará, que sediará a COP30. Em parceria com a Booking.com, a Pineapples atua diretamente no Pará para ampliar a disponibilidade de hospedagens de alto padrão e atender à demanda esperada para a conferência climática global.

 

Segundo Fábio Nahon, sócio-diretor da Pineapples e diretor de Relações com Investidores da ABLT (Associação Brasileira de Locação por Temporada), a locação por temporada tem papel estratégico nessa transformação. “O aluguel por temporada, pela sua flexibilidade e facilidade de gestão, chega a regiões onde a hotelaria tradicional não consegue operar com a mesma eficiência. Nosso papel é garantir que o Brasil esteja pronto para receber turistas com qualidade e responsabilidade.”

 

O Plano Brasis representa uma evolução do bem-sucedido Plano Aquarela, encerrado em 2020. Desenvolvido com base em escuta ativa de representantes dos estados, municípios e do setor turístico, o novo projeto busca responder às transformações no comportamento dos viajantes e às exigências do turismo internacional. Dados do setor apontam crescimento expressivo na procura por hospedagens alternativas no Brasil, tendência acelerada por eventos de grande porte e pelo interesse crescente em destinos menos explorados.

 

Para Nahon, trata-se de um momento estratégico para o setor. “Estamos diante de uma oportunidade estratégica de descentralizar o turismo brasileiro, impulsionar economias locais e mostrar ao mundo a riqueza cultural e natural do nosso país. Com o Plano Brasis, o aluguel por temporada se consolida como uma solução eficiente para oferecer experiências de alta qualidade de forma sustentável.

 

Sobre a Pineapples

 

É uma empresa líder em aluguel por temporada no Brasil, comprometida com a hospitalidade de excelência e o turismo sustentável. Com soluções completas — que incluem passagens, traslados, passeios e seguros , a empresa oferece suporte integral aos hóspedes e parceiros. Em parceria com a Booking.com, a Pineapples expande sua atuação por todo o país, promovendo o turismo nacional e contribuindo para a democratização da oferta de hospedagens de alto padrão.