
Mostra gratuita “O Samba Italiano de Adoniran Barbosa” exibe obras de grafiteiros até 1º de julho
O Mercado Municipal Paulistano, o Mercadão, recebe a exposição gratuita em homenagem a Adoniran Barbosa, um dos maiores sambistas brasileiros. A mostra “O Samba Italiano de Adoniran Barbosa” ficará em cartaz até 1º de julho, no hall de entrada do Espaço de Gastronomia e Cultura.
Com curadoria do Museu Catavento, a exposição reúne oito telas assinadas por grafiteiros da periferia de São Paulo, que reinterpretam visualmente clássicos como “Trem das Onze”, “Saudosa Maloca” e “Tiro ao Álvaro”. Os artistas participantes são: Pandora, Ana Kia, Fixxa, Tia Bob, Bie, Robs, Genesis e Fernando Pow, cada um responsável por representar uma das músicas eternizadas na voz de Adoniran.
Realizada pelo Ministério da Cultura, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e Catavento Cultural e Educacional, por meio das Fábricas de Cultura – Setor A, em parceria com a Mercado SP, a ação integra uma série de atividades que fortalecem a presença da arte nos espaços públicos da cidade ao mesmo tempo em que celebra a diversidade cultural por meio do legado do sambista.
“Adoniran é parte da memória afetiva do Brasil. Suas músicas falam das pessoas, do cotidiano, da luta e do afeto com uma sensibilidade que atravessa gerações. Receber uma exposição que homenageia esse artista tão único é uma honra para o Mercadão, por celebrar tudo o que ele representa: identidade, cultura popular e a beleza das histórias simples”, afirma Aldo Bonametti, CEO da Mercado SP.
Serviço:
Local: Hall de entrada do Espaço de Gastronomia e Cultura do Mercadão
Período: De 11 de junho a 1º de julho de 2025
Entrada gratuita
Endereço: Rua da Cantareira, 306 – Centro Histórico de São Paulo
Sobre a Mercado SP SPE S.A
Desde 2021, a Mercado SP SPE S.A – Mercado SP é a concessionária responsável pela administração do Mercado Municipal Paulistano (Mercadão) e do Mercado Kinjo Yamato pelo prazo de 25 anos. A concessão envolve a operação, manutenção, reforma, restauro e exploração de ambos os mercados, com a missão de revitalizar os espaços, os mais importantes pontos turísticos da cidade de São Paulo, oferecendo uma experiência única em gastronomia, cultura e história, a partir de uma gestão eficiente, transparente, inovadora e ética, com resultados sustentáveis.
Sobre o Mercado Municipal Paulistano (Mercadão)
Inaugurado em 25 de janeiro de 1933, dia e mês do aniversário da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano foi projetado pelo arquiteto Felisberto Ranzini, do escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo e se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade e um entreposto comercial importante para o centro histórico expandido da capital paulista, que atrai visitantes do Brasil e do mundo. Em 2004, o prédio foi tombado pelo patrimônio histórico. Desde 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é tornar o Mercadão a maior experiência gastronômica do mundo.
Sobre o Mercado Municipal Kinjo Yamato
Inaugurado em 1936, quando ainda era chamado de Mercado Municipal da Cantareira, passou a se chamar Kinjo Yamato em homenagem a um dos pioneiros da imigração japonesa no Brasil, na celebração dos 80 anos da chegada dos nipônicos ao país, em 1988. Desde setembro de 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é reapresentar o Kinjo Yamato, o hortifruti mais charmoso da cidade. Localizado no centro histórico expandido de São Paulo, o Kinjo Yamato é um dos primeiros mercados públicos da cidade, concebido como um espaço especializado em hortifruti, inicialmente a céu aberto. Ainda nos anos 1930, recebeu, como doação, uma cobertura metálica vinda da Escócia que seria utilizada em uma estação de trem do Anhangabaú. A cobertura foi tombada pelo patrimônio histórico.