Velejadores do clube da Zona Sul de Porto Alegre estão animados para mais uma temporada de competições.

 

Os atletas do Clube dos Jangadeiros já iniciaram a temporada de competições de 2023 com grandes resultados. No Campeonato Brasileiro de ILCA 6 no Rio de Janeiro, Pedro Rosa foi o quarto colocado geral e primeiro entre os Sub-17. Em Brasília, na Copa Brasil de Estreantes de Optimist, Francisco Rosito foi o melhor velejador da categoria mirim e o terceiro colocado na classificação geral.

 

Pedro Rosa, velejador de ILCA do Jangadeiros, fala do seu grande resultado no Campeonato Brasileiro no Rio de Janeiro. “Este foi o meu primeiro campeonato de ILCA 6 e acabei indo muito bem, um pouco acima das minhas expectativas, tirando um 4° lugar geral e 1° Sub-17. Isso já me deixa mais confiante para o próximo campeonato que será a Copa da Juventude no YCSA, onde vou estar competindo pela vaga no Mundial da Juventude. Esse campeonato foi definitivamente um divisor de águas para mim, pois nele eu consegui ver que todo o meu esforço poderia virar resultado. Mas o mais importante é que eu aprendi que não dá pra chegar longe sozinho”, disse ele.

 

O técnico Lucas Mazim fala da dificuldade de projetar resultados e da equipe de Vela Jovem do clube. “Fazer prognósticos na vela é muito complicado, é um esporte que exige muito da natureza. Normalmente não fazemos projeções. Mas pensamos em disputar quatro competições, buscando a classificação pro Mundial da Juventude. Depois do Campeonato Brasileiro no Rio, teremos a Copa da Juventude em São Paulo, a Semana de Vela do Rio de Janeiro e a Copa Brasil em Ilhabela para tentar classificar os guris para o campeonato mundial. A gente sabe que é bem difícil, estamos com uma equipe bem jovem, e só um de cada categoria vai. Eles estão bem empolgados, treinam bastante. Eles evoluem rápido e estão todos bem motivados com o resultado do brasileiro”, diz o treinador.

 

E ainda, Marina Kist, atleta de ILCA da Vela Jovem do clube, avalia seu desempenho no Rio e projeta a temporada. “O Campeonato Brasileiro no Rio estava bem difícil pra mim, bastante variação de corrente e outras peculiaridades da raia. Foi bom pra eu me acostumar um pouco mais a velejar com muitos barcos na raia. Esse ano eu busco aprender o máximo possível e absorver muito conhecimento nos campeonatos que vem pela frente. Tenho ainda muita coisa pra aprender em água e cada largada conta”, afirmou ela.

 

A próxima competição para os atletas do Clube dos Jangadeiros é o Campeonato Brasileiro de Snipe, que começa na terça-feira (24). Cinco duplas do clube estão em Florianópolis para a disputa no Veleiros da Ilha.

 

Pauta: Camejo Estratégias em Comunicação