Professor Dr. Janilson Avelino, do curso de Nutrição do Centro Universitário UNIPÊ aponta que entre as comidas e bebidas mais consumidas estão o peru, a rabanada, o salpicão, o panetone e champanhe
Fim de ano chegou e com ele sentimentos como alegria, paz, alívio e claro, o apetite, invadem os corações dos brasileiros e daqueles que amam as festas desta época. O Natal e Ano Novo são eventos que representam amor, reflexão e comemoração para boa parte da cultura brasileira. E justamente por isso servem como momentos de reunião à mesa para realizar uma ótima refeição.
Durante esse período, uma das prioridades das famílias é decidir as refeições para as festas, que são muito importantes e compõem suas tradições e comemorações. E segundo o nutricionista e professor Dr. Janilson Avelino da Silva, do curso de Nutrição do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê, dependendo da região do Brasil, as tradições alimentares mudam, representando a cultura e costumes de cada local.
“No Nordeste, muitas famílias servem pernil de bode ao forno, cuscuz com manteiga de garrafa e bolo de rolo com queijo do reino. No Centro-Oeste, temos a presença de sobremesas com frutas do cerrado, o empadão goiano e o frango caipira. No Norte, os peixes de água doce têm protagonismo, ao lado das farofas com castanhas, do arroz de tucumã e da salada de folhas de jambu. Já no Sudeste, a presença do bacalhau português no Rio é forte, assim como os suínos recheados e pururucados em Minas, o arroz enriquecido dos bandeirantes em São Paulo, a torta capixaba super enfeitada no Espírito Santo. E por fim, no Sul, há forte influência das culturas alemã, suíça, polonesa e italiana, com seus strudels, carnes assadas em fogos de chão e pães recheados, tanto doces como salgados.”
Janilson também explica a origem de algumas tradições, como o ato de comer lentilha durante a virada de ano para trazer sorte. “É porque a lentilha se assemelha as moedas romanas, sendo associada à riqueza e prosperidade. A própria Bíblia cita esse alimento no Antigo Testamento. Em uma passagem, Esaú, filho de Isaac, troca seus direitos como primogênito por um prato de lentilha. Posteriormente, ele se torna um homem rico.”
Abaixo, o professor compartilha uma forma diferente para realizar receitas para as duas datas. Confira!
Frango natalino recheado
Ingredientes
1 frango inteiro já pré-assado
1 cebola
Azeite
Farinha de mandioca
Peito de peru
Queijo coalho
Azeitona
Ervilha e milho verde
Orégano
Modo de preparo
Leve todos os ingredientes a frigideira com azeite, começando pela cebola e finalize com farinha, produzindo, assim um recheio especial para o frango. Abra o frango, coloque o recheio dentro. Se precisar amarrar, faça isso com um barbante e leve ao forno só para finalizar.
Fricassê de frango
Ingredientes
1 lata de requeijão light
1 lata de milho verde
Azeitona sem caroço
Peito de frango desfiado
Muçarela fatiada
Batata palha
1 xícara de água
1 pitada de sal
Modo de preparo
Bata no liquidificador o milho, o requeijão e a água; refogue o creme do liquidificador com o frango desfiado, as azeitonas e o sal até ficar com uma textura espessa. Coloque o refogado numa assadeira, cubra com muçarela e espalhe a batata palha por cima; leve ao forno até borbulhar. Sirva com arroz branco.
Rabanada (sobremesa para as duas datas)
Ingredientes
3 pães franceses amanhecidos
2 xícaras (chá) de leite
½ lata de leite condensado
3 ovos
½ xícara (chá) de óleo para fritar
½ xícara (chá) de açúcar para polvilhar
canela em pó a gosto para polvilhar
Modo de preparo
Corte os pães em fatias médias. Em uma tigela, misture o leite com o leite condensado. Em outra tigela, bata os ovos com um garfo até ficar uma mistura homogênea. Leve uma frigideira com óleo ao fogo para aquecer. Na tigela com o leite, coloque algumas fatias de pão e deixe de molho por 1 minuto. Transfira para uma peneira e escorra o excesso do leite. Passe as fatias pelos ovos batidos e coloque imediatamente na frigideira. Deixe cada lado dourar por 2 minutos. Retire as rabanadas com uma escumadeira e transfira para um prato forrado com papel-toalha. Se o óleo ficar muito sujo, passe-o por uma peneira forrada com papel-toalha. Em um prato fundo, misture o açúcar e a canela. Polvilhe as fatias com a mistura e sirva.
Sobre o Unipê
Fundado em 1971, o Centro Universitário de João Pessoa – Unipê possui conceito 5 pelo MEC, conforme avaliação in loco de recredenciamento presencial e credenciamento EAD, sendo a única instituição privada do estado a conquistar este feito, solidificando-se entre as melhores do país. O Unipê é reconhecido pela sua contribuição para o desenvolvimento da Educação no Brasil e na Paraíba, tendo um forte tripé de ensino, pesquisa e extensão em sua comunidade. A Instituição oferta cursos de graduação, presenciais e a distância, e pós-graduação (lato e stricto sensu) em diversas áreas do conhecimento. Pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, e reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados. Visite: www.unipe.edu.br e conheça o Nosso Jeito de Ensinar.
XCOM – Agência de Comunicação do Unipê