
Por meio do Priority Pass, o principal programa de experiência em aeroportos do mundo, a Collinson International faz parcerias com redes de pagamento, bancos, companhias aéreas e hotéis para oferecer jornadas de viagem gratificantes e enriquecedoras aos clientes.
O mundo pós-pandémico assistiu a uma mudança significativa no sentido de dar prioridade ao equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e ao bem-estar – tendências largamente impulsionadas pela Geração Z. Com 5,2 mil milhões de pessoas que deverão voar em 2025, de acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) – um aumento de 6,7% em relação a 2024¹ – podemos esperar que mais viajantes dêem prioridade ao bem-estar, independentemente do motivo da viagem.
Além disso, há um aumento notável das viagens “bleisure”, que integram negócios com atividades de lazer, quer se trate de prolongar as viagens de trabalho para explorar destinos, de levar a família ou os amigos ou de trabalhar à distância a partir de locais de férias. De acordo com a Deloitte, dois terços dos viajantes empresariais afirmam ter prolongado uma viagem de negócios para lazer.²
Estas tendências estão não só a remodelar as culturas dos locais de trabalho, mas também a redefinir o que os passageiros frequentes pretendem durante a sua experiência de viagem. Para responder a estas necessidades em evolução, os aeroportos estão a adotar comodidades centradas no bem-estar, desde jardins interiores e zonas tranquilas a salas de privacidade e áreas de treino. Os aeroportos San Francisco International (SFO) e Dallas Fort Worth International (DFW), por exemplo, introduziram espaços de ioga e meditação. Alguns aeroportos foram ainda mais longe e oferecem agora acesso a galerias de arte, museus e conselheiros para melhorar a experiência dos viajantes.
Os lounges e as experiências nos aeroportos – como os oferecidos através do Priority Pass – proporcionam um oásis de calma antes de um voo, quer os viajantes prefiram um espaço confortável e tranquilo para trabalhar, relaxar com seleções de alimentos e bebidas, ou mesmo tratamentos de spa e beleza para um profundo descanso. O lounge do Club SFO, por exemplo, oferece recursos de bem-estar de ponta, incluindo espelhos de fitness e salas Luminescence com iluminação personalizável e ajustes de temperatura.
Os dados do Priority Pass também mostram que o número de spas de aeroporto na sua rede global cresceu mais de 100% nos últimos 12 meses, enquanto as visitas a spas aumentaram 30% no mesmo período* – permitindo aos viajantes um relaxamento muito necessário antes da sua viagem.
Então, o que é que o aumento das viagens, o ressurgimento dos voos frequentes e o bem-estar significam para os fornecedores de serviços financeiros? Salienta a oportunidade evolutiva que estas marcas têm de redefinir o seu papel na experiência do viajante. Para além dos programas de fidelização tradicionais, as marcas podem oferecer benefícios de viagem inovadores e completos que aumentam a conveniência, apoiam o bem-estar e proporcionam valor experimental.
Por meio da oferta de benefícios de viagem personalizados, como o acesso a salas de espera nos aeroportos ou outros serviços de bem-estar, as marcas de serviços financeiros podem dar resposta às prioridades em mutação dos viajantes de hoje, mas também criar ligações mais profundas e significativas que promovam a lealdade a longo prazo num mercado cada vez mais competitivo.
O estudo da Collinson International sobre o valor dos benefícios de viagem mostra a importância destes programas de fidelização para os prestadores de serviços financeiros. 61% dos consumidores afirmaram que os benefícios de um cartão de pagamento que inclui acesso a salas de espera nos aeroportos os incentivam a utilizar esse cartão de pagamento com mais regularidade.³
Talvez ainda mais importante para os prestadores de serviços financeiros é o fato de quase dois terços dos viajantes considerarem a possibilidade de mudar para outro banco ou cartão de pagamento se a adesão ao Priority Pass fosse removida das suas regalias atuais. Este é um indicador poderoso da importância dos benefícios de viagem para promover a lealdade. Como os viajantes procuram cada vez mais dar prioridade ao seu bem-estar durante as viagens, a importância de um local para relaxar e desligar no aeroporto tornar-se-á cada vez mais crucial.
Para se manter competitivo e criar lealdade, a influência dos prémios e benefícios de viagem é clara. Sendo as viagens uma categoria de despesa fundamental – representando uma parte substancial do orçamento dos consumidores – os prémios e benefícios de viagem influenciam fortemente a intenção de despesa. Num mercado altamente competitivo, o resgate destes benefícios de viagem aumenta o envolvimento e a utilização dos consumidores.
Ao abordar estas tendências de consumo e introduzir melhorias estratégicas, as marcas de serviços financeiros podem satisfazer as expectativas evolutivas dos consumidores, reforçar a sua posição no mercado e cultivar a fidelidade e a satisfação duradouras dos clientes.
Fontes:
1 https://www.iata.org/en/pressroom/2024-releases/2024-12-10-01/
2 https://www2.deloitte.com/us/en/insights/focus/transportation/corporate-business-travel-survey-2024.html
3 The Value of Travel Benefits on Cardholder Behaviour
4 Estudo da marca global Priority Pass 2024
Para mais informações acesse: https://www.collinsongroup.com/en