Localizada em Melozal, localidade de San Javier na bela Região do Maule a Vinicola Camila inovou criando um vinho diferenciado e de sabor inigualável.
Colhida pelas mãos gentis dos agricultores locais e fermentado em cubas de aço inoxidável, o Chardonnay de mel é uma inovação da Viña Camila, criada por seu produtor Álvaro Muñoz Vasquez. “Tudo começou por um acidente”, diz ele, um acidente que cativou o paladar de muitas pessoas. A particularidade deste vinho é a adição de mel viscoso, além de quão refrescante o Chardonnay pode ser, faz um vinho refrescante com uma doçura limitada.
De cor amarela, aroma tropical aliado à sua doçura, recomenda-se consumir entre 6°C – 8°C, ideal para aperitivos, para acompanhar frutos do mar ou frango , tempuras de sushi e especiais para um dia quente.A vinícola familiar totalmente orgânica ( não utiliza adubos químicos, venenos herbicidas, sementes transgênicas, antibióticos ou hormônios) tem sua produção regada por bombas ligadas a painéis solares e reaproveita as sobras do campo como adubo orgânico na propriedade. A colheita é manual e tanto as garrafas como as rolhas são recicladas fazendo com que os produtos tenham 100% de pureza.
SOBRE A VINA CAMILA
A Viña Camila é responsável pela produção de produtos vitivinícolas de origem natural, artesanal e com receita tradicional própria, passada de geração em geração.
Tudo começou aproximadamente no século XVIII, quando Rosario Morales Vergara fez suas primeiras plantações na época com as cepas País e Torontel, na fazenda San José y la Gloria, localizada na Sétima Região do Maule, Melozal em San Javier. Este agricultor, cultivou, elaborou e comercializou os primeiros mostos da família. Após seu falecimento (95 anos), um dos seus filhos, Tirso Morales Jaque deu continuidade ao legado vitivinícola, que, com a sua formação de Técnico Agrícola, conseguiu realizar tão belo trabalho, aumentando a população crescente com variedades como Moscatel Rose e Cabernet Sauvignon, por sua vez produzindo e comercializando os vinhos “pipeños” a granel. Após sua morte (80 anos) a família Muñoz Morales, que hoje é proprietária da Viña Camila, herdou as preciosas colheitas, trazendo o passado para o futuro com processos de colheita tardia em variedades patrimoniais como: Torontel (colheita tardia), Asoleado (País), Rose (rosa Moscatel de Alejandría) e continua com a produção de vinhos Cabernet Sauvignon, xarope de uva País e incorporou à variedade Chardonnay inovando com mel de abelha. A adega da Viña Camila tem uma infra-estrutura sólida, no seu interior existem 3 cubas restauradas de outrora consideradas patrimônio histórico, recipientes em inox e uma sala rústica onde se pode saborear os produtos.
A origem do nome deste empreendimento é em homenagem para honrar o nome de Camila Muñoz Morales (filha dos produtores) que foi uma lutadora contra o câncer e começou sua jornada antes dos demais.