Com patrocínio master da Petrobras, evento entregou prêmios dos concursos de roteiro e curtas; MOSTRA FRAPA segue até o dia 14 de dezembro
Considerado o maior encontro do gênero da América Latina, o FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre divulgou os vencedores de sua 12ª edição. O evento reuniu na Capital gaúcha cerca de 600 profissionais da indústria audiovisual, de 4 a 8 de novembro de 2024. Em novo formato este ano, a MOSTRA FRAPA segue na cidade até o dia 14 de dezembro, com grandes filmes da safra recente nacional em sessões gratuitas ao ar livre e com acessibilidade na Casa de Cultura Mario Quintana. O projeto tem o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
No concurso de roteiros, os vencedores foram “Malu Tatu” (GO), de Débora Resendes e Milena Ribeiro (Longa-Metragem); “Nós Viemos em Paz” (DF), de Igor Machado Peres (Piloto de Série); e “Ouro do Mar” (CE), de Jotta Amancio (Argumento). Os finalistas dos concursos de roteiro participaram do FRAPA[LAB], laboratório de projetos coproduzido pela Projeto Paradiso. A iniciativa oferece ainda R$ 5 mil, que pode ser investido em formação ou desenvolvimento para o longa vencedor, e mentoria para argumentos finalistas.
“O Projeto Paradiso já é parceiro do FRAPA há mais de cinco anos, e em 2024 ficamos ainda mais orgulhosos de estar ao lado de uma instituição tão relevante para o audiovisual brasileiro”, destaca Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso. É impressionante e gratificante ver agora os resultados dos esforços da equipe para materializar esta edição, em um ano complexo e delicado. Ainda por cima, pudemos mais uma vez premiar um projeto de longa e receber um talento para a Rede Paradiso”, celebra.
O curta vencedor de Melhor Roteiro foi “Fenda” (CE), de Lis Paim. Outro destaque foi “Pequenas Insurreições” (PR), de William de Oliveira, que levou roteiro pelo Júri Popular e Diálogo. “A Menina e o Pote” (PE), de Valentina Homem, Eva Randolph, Francy Baniwa, Nara Normande e Tati Bond, ganhou Melhor Cena e Aquisição da Cardume. “Boi de Conchas” (SP/EUA), de Daniel Barosa levou Melhor Final, enquanto “Pirenopolynda” (GO/DF/CE), de Bruno Victor, Izzi Vitório e Tita Maravilha ficou com Melhor Título.
MOSTRA FRAPA
Em formato inédito este ano, a MOSTRA FRAPA prossegue com sessões acessíveis na Casa de Cultura Mario Quintana e ao ar livre, de 9 de novembro a 14 de dezembro. As últimas acontecem na Praça da Alfândega, Praça México, Praça André Forster, Esplanada da Restinga e Praça dos Açorianos (Ponte de Pedra). Em caso de chuva, as sessões ao ar livre serão remarcadas. A programação conta com dez filmes nacionais recentes, reconhecidos pela qualidade de seus roteiros, e alguns deles inéditos no estado. A curadoria é formada por Alessandro Engroff, Camila Agustini, Jeferson Silva, Leo Garcia, Mariana Mêmis Müller e Pedro Perazzo.
O FRAPA é uma realização da Coelho Voador e da Epifania Filmes e tem direção-geral de Leo Garcia e produção executiva de Mariana Mêmis Müller.
Vencedores do 12º FRAPA
Concurso de Roteiros
Melhor Longa-Metragem: “Malu Tatu”, de Débora Resendes e Milena Ribeiro (Goiânia/GO) Melhor Piloto de Série: “Nós Viemos em Paz”, de Igor Machado Peres (Brasília/DF)
Melhor Argumento: “Ouro do Mar”, de Jotta Amancio (Fortaleza/CE)
Mostra Competitiva de Curtas-Metragens
Melhor Roteiro: “Fenda”, roteiro de Lis Paim (CE)
Melhor Personagem: Kawame, de “Yãmî Yah-Pá (Fim da Noite)”, roteiro de Vladimir Seixas (RJ)
Melhor Diálogo: “Pequenas Insurreições”, roteiro de William de Oliveira (PR)
Melhor Cena: Cena da Cachoeira em “A Menina e o Pote”, roteiro de Valentina Homem, Eva Randolph, Francy Baniwa, Nara Normande e Tati Bond (PE)
Melhor Final: “Boi de Conchas”, roteiro de Daniel Barosa (SP e EUA)
Melhor Título: “Pirenopolynda”, roteiro de Bruno Victor, Izzi Vitório e Tita Maravilha (GO, DF e CE)
Melhor Roteiro – Júri Popular: “Pequenas Insurreições”
Prêmio de Aquisição da Cardume: “Du Bist So Wunderbar (Paraíso Europa)”, roteiro de Paulo Menezes e Leandro Goddinho e “A Menina e o Pote”
Serviço
Ministério da Cultura e Petrobras apresentam:
1ª MOSTRA FRAPA
De 30 de outubro a 14 de dezembro de 2024 na Casa de Cultura Mario Quintana e outros locais | Entrada franca
Programação: frapa.art.br | Instagram
MOSTRA FRAPA
SESSÕES ACESSÍVEIS | Sala Eduardo Hirtz – CCMQ
09/11 – 14h – “A FILHA DO PALHAÇO”
13/11 – 10h – “O DIA QUE TE CONHECI”
13/11 – 14h – “UM DIA ANTES DE TODOS OS OUTROS”
16/11 – 14h – “A TRANSFORMAÇÃO DE CANUTO”
20/11 – 10h – “BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS”
23/11 – 14h – “AVENIDA BEIRA-MAR”
27/11 – 10h – “MEMÓRIAS DE UM ESCLEROSADO”
30/11 – 14h – “ESTRANHO CAMINHO”
07/12 – 14h – “RETRATO DE UM CERTO ORIENTE”
14/12 – 14h – “OESTE OUTRA VEZ”
SESSÕES AO AR LIVRE*
09/11 – 19h – Praça da Alfândega – “RETRATO DE UM CERTO ORIENTE” – Sessão seguida de debate com o roteirista e diretor Marcelo Gomes, oferecido pela Feira do Livro
10/11 – 19h – Praça da Alfândega – “MEMÓRIAS DE UM ESCLEROSADO” – Sessão seguida de debate com os roteiristas Rafael Corrêa, Thais Fernandes e Ma Villa Real, e o montador Jonatas Rubert, , oferecido pela Feira do Livro
16/11 – 16h – Praça México – “UM DIA ANTES DE TODOS OS OUTROS”
16/11 – 18h – Praça México – “AVENIDA BEIRA-MAR”
24/11 – 16h – Praça André Forster – “BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS”
24/11 – 18h – Praça André Forster – “ESTRANHO CAMINHO”
01/12 – 15h – Esplanada da Restinga – “O DIA QUE TE CONHECI”
01/12 – 17h – Esplanada da Restinga – “A FILHA DO PALHAÇO”
14/12 – 15h – Praça dos Açorianos (Ponte de Pedra) – “OESTE OUTRA VEZ”
14/12 – 17h – Praça dos Açorianos (Ponte de Pedra) – “A TRANSFORMAÇÃO DE CANUTO”
*ACESSIBILIDADE:
As sessões acessíveis contam com todas as acessibilidades em tela.
As demais sessões contam com janela de Libras, legendas descritivas e
audiodescrição, oferecidos via MovieReading. O PIN será disponibilizado pela
produção no local. Para usufruir deste recurso tenha consigo seu smartphone com aplicativo instalado e fones de ouvido.
** em caso de chuva, as sessões ao ar livre serão remarcadas. Acompanhe as atualizações pelas nossas redes sociais.
Sobre o FRAPA
O FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre é o principal ponto de encontro e porto seguro de centenas de roteiristas de todas as regiões do Brasil. Inspirado em festivais do gênero consagrados no exterior, o FRAPA acontece anualmente de maneira ininterrupta desde 2013. Foram mais de três mil roteiros de longa-metragem e piloto de série inscritos no Concurso de Roteiros, mais de 800 argumentos inscritos nas duas primeiras edições do Concurso de Argumentos em 2023 e mais de três mil reuniões realizadas na Rodada de Negócios.
Além de apostar na qualificação profissional de roteiristas e dar visibilidade a projetos, o FRAPA é uma rara oportunidade para que criadores se aproximem de canais, produtoras e distribuidoras. A atração já trouxe à capital gaúcha nomes como James V. Hart (“Drácula de Bram Stoker”), Bráulio Mantovani (“Cidade de Deus”), Renata Martins (“Histórias Impossíveis”), Eduardo Melo e Mariana Bardan (“Cangaço Novo”), Lucas Paraizo (“Os Outros”), Luiz Bolognesi (“Uma História de Amor e Fúria”) e Pablo Stoll (“Whisky”), entre outros. Conspiração, Amazon, NBCUniversal, Netflix, O2 Filmes e Vitrine Filmes são alguns dos players que já participaram do FRAPA.
A MOSTRA FRAPA tem sede na Cinemateca Paulo Amorim e apoio institucional do Iecine, Casa de Cultura Mario Quintana, Governo do Estado Rio Grande do Sul, através da Secretaria da Cultura – Sedac. Apoio da Porto Alegre Film Commission. Produção da Coelho Voador e Epifania Filmes. Realização da Lei Federal de Incentivo à Cultura -Ministério da Cultura – Governo Federal.