Se tem uma coisa que as pessoas estão procurando no dia-a-dia é rapidez e eficiência. E não é diferente na hora de fazer as refeições, afinal esperar longas filas ou ter que se preocupar com horário de fechamento dos estabelecimentos não está nos planos de quem tem que dividir o tempo entre trabalho, afazeres de casa, família, entre outras tarefas. Diante disso, o Take Way (modelo de compra onde o cliente faz o pedido e o retira para consumo em outro lugar) tem ganhado cada vez mais espaço.

 

Sua popularidade disparou durante a pandemia, promovendo mais flexibilidade aos serviços de alimentação, e não parou mais. Segundo o especialista em negócios gastronômicos, Marcelo Politi, essa abordagem assemelha-se a um trajeto de duas vias. “Para os clientes, o take away significa economia de tempo e a possibilidade de comer onde desejarem. Para os estabelecimentos, oferece a oportunidade de expandir seu alcance sem a necessidade de mais espaço físico e equipe para atender no salão”, explica.

 

Essa estratégia oferece uma série de vantagens, sendo uma das principais a redução de custos operacionais, já que um restaurante focado em retirada precisa de menos espaço físico e, consequentemente, economiza em aluguel, mobiliário e manutenção. Ao invés de investir em grandes salões, é possível apostar em cozinhas otimizadas e modernas. A diminuição nos custos não significa, no entanto, a redução na qualidade do serviço, mas sim a possibilidade de focar em produtos de excelência e na experiência do cliente.

 

Outra vantagem é o aumento no volume de vendas, que tende a aumentar, uma vez que o conceito de take away se alinha com o comportamento do consumidor moderno, que valoriza a conveniência e a rapidez. Alguns restaurantes têm implementado serviços de pré-encomendas via aplicativo, onde é possível escolher o horário de retirada, facilitando a vida do cliente.

 

Porém, implementar um modelo de take away em um restaurante não é tarefa fácil. Muitos estabelecimentos enfrentam o dilema de adaptar suas instalações sem comprometer o atendimento presencial. Para dar conta dessa demanda, é crucial reorganizar o layout do restaurante de forma eficiente.

 

Outro desafio é a gestão do fluxo de pedidos. Com o aumento das solicitações para retirada, falhas no sistema de pedidos ou falta de treinamento dos colaboradores podem resultar em atrasos e confusões. Assim, investir em um sistema digital de pedidos e treinamentos regulares pode melhorar significativamente a eficiência e a satisfação do cliente.

 

O setor de take away está passando por uma revolução e o segredo para acompanhar essas mudanças é se adaptar rapidamente às inovações. Uma das principais tendências é o uso da tecnologia para melhorar a experiência do cliente e agilizar operações. A inteligência artificial (IA) tem desempenhado papel crucial ao ajudar a prever demandas e otimizar estoques, reduzindo desperdícios e melhorando o gerenciamento de mercadorias.

 

“A oportunidade para empreendedores do setor prosperarem com esse conceito é enorme. A expectativa é que o mercado de take away continue a crescer, principalmente nas áreas urbanas, onde o tempo é escasso e a conveniência é rei”, conclui Politi.

 

Sobre Marcelo Politi – formado em hotelaria e gastronomia pela Ecole des Roches (Association Suisse d’Hôtellerie), na Suiça e pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Aos 29 anos, foi o primeiro executivo contratado como diretor de Marketing pela rede de hotéis francesa Sofitel no Brasil. Foi responsável pela implantação e gestão das operações do Hard Rock Café no Brasil e gerenciou mais de 500 funcionários. O empresário é fundador da Politi Academy, uma empresa focada em trazer lucro, controle e crescimento para donos de negócios de alimentação, por meio de cursos de gestão, administração, marketing, planejamento, treinamento de equipe, entre outros que envolvam um negócio que tenha comida como serviço.

 

Sobre a Politi Academy ( https://politiacademy.com.br/ ) – fundada há cinco anos, a plataforma tem à frente o especialista em negócios gastronômicos Marcelo Politi. Por meio de técnicas de gestão, administração, marketing, planejamento, treinamento de equipe, entre outros ensinamentos, o mentor já auxiliou mais de 3.000 empresários do setor de food service. O principal objetivo é trazer lucro, liberdade financeira, qualidade de vida e crescimento exponencial aos seus mentorados. Por meio da Politi Academy também acontece anualmente o movimento Acelera Food Nation, que reúne grandes nomes da gastronomia em um evento focado em aceleração de negócios do setor.