A comemoração dos 150 anos da imigração italiana estará em evidência entre os dias 7 e 23 de março no Centro de Eventos da Festa da Uva

 

A coordenação da Festa das Colheitas apresentou à comunidade, autoridades e imprensa o cartaz da sua edição de 2025. Criação da Intervene Publicidade e Propaganda, a peça foi divulgada no dia 11 de novembro, na Casa de Pedra, em Caxias do Sul (RS), juntamente com o conceito dessa que é a quarta edição do evento.

 

A identidade visual da Festa conta com elementos que traduzem a fartura da colheita na região, com ilustrações de alimentos advindos da cidade que, atualmente, é a maior produtora de hortifrutigranjeiros do Rio Grande do Sul. Ao fundo, a ilustração da mesa farta celebra a produção abundante e o núcleo familiar presente. O destaque fica para a cor verde que, além da relação direta com o plantio e a natureza, também representa a esperança de resultados positivos.

 

Com o lema “A cultura italiana transformada em festa”, o foco do cartaz é a relação da cultura italiana com a prosperidade. Segundo Thiago Longhi, sócio-gerente geral da Intervene, “o olhar é voltado mais para o interior, para a vida na colônia. É importante para as gerações futuras terem esse conhecimento e continuem passando a cultura ítalo-gaúcha adiante.”

 

Ainda, o cartaz conta com uma versão em talian, variante do dialeto vêneto, hoje considerada uma língua, e ainda muito popular na Serra Gaúcha. As peças terão QR Codes disponibilizando as opções em ambas as línguas.

 

Conceito da Festa das Colheitas

 

Organizada pela Comissão da Festa da Uva e Feira Agroindustrial, a Festa faz parte do calendário oficial das comemorações dos 150 anos da imigração italiana, celebrando a colheita e homenageando a agricultura familiar. Essa edição tem como objetivo promover o reconhecimento e a preservação da cultura e da história dos imigrantes italianos, ao mesmo tempo que apresenta elementos contemporâneos, permitindo que diversas gerações participem e se integrem às atividades.

 

A figura principal é o colono enquanto trabalhador rural, bem como seus modos de vida, saberes e fazeres. “A nossa colheita é farta, seja quando falamos sobre os alimentos produzidos pelos colonos agricultores, ou seja simbólica, representando o sucesso da imigração italiana, cujos imigrantes sonhavam com o país da fartura. Aqui chegando, tiveram que lutar e trabalhar muito para construir o lugar dos seus sonhos, transformando Caxias do Sul e a Serra Gaúcha nessa potência econômica, cultural e social que é hoje em dia”, explica Fernando Bertotto, presidente da 4ª Festa das Colheitas.

 

O evento é baseado em sete pilares que conduzem as atividades realizadas. Entre eles, estão “La Nostra Storia”, fazendo a ligação com os aniversário emblemático da imigração italiana e sua relação intrínseca com a agricultura familiar; “La Nostra Terra”, onde os saberes do manejo do cultivo e do conhecimento popular são reverenciados; e “La Nostra Cucina”, homenagem à gastronomia típica, com receitas familiares que passam de geração em geração, sendo um dos elementos mais marcantes da Festa.

 

Também temos “La Nostra Gente”, que promove a convivência em comunidade celebrando a memória oral, o conhecimento popular e o capital humano e artístico, e “La Nostra Língua”, valorizando o talian, considerado patrimônio cultural imaterial reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Ainda, há “La Nostri Mani”, celebrando o artesanato enquanto símbolo artístico e econômico, e “Le Nostro Raccolto”, enfatizando a colheita em si ao aproximar os visitantes do produtor rural.

 

Sobre a 4ª Festa das Colheitas

 

A Festa é um evento gratuito e comunitário realizado a cada dois anos. Em 2025, será entre os dias 7 e 23 de março, nas sextas-feiras, sábados e domingos, no Centro de Eventos do Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos (Festa da Uva), em Caxias do Sul (RS). Com expectativa de um público de 80 mil visitantes, que encontrarão 30 famílias de agricultores, 60 expositores e 20 pontos de gastronomia, além de espaço para as vinícolas e diversas atrações artísticas e culturais, é considerado o segundo maior evento comunitário do município. A terceira edição do evento, realizada em 2023, reuniu 41 mil pessoas, contando com 50 expositores, 20 famílias de agricultores e 15 pontos de gastronomia.

 

Durante o período da Festa, serão realizadas apresentações artístico-culturais de música, teatro e dança, trazendo ao público a alegria dos imigrantes e dos colonos, os grandes homenageados da ocasião, além de intervenções artísticas, Mostra da Agricultura Familiar, Exposição de Orquídeas (com venda de plantas e palestra sobre o cultivo), oficinas, Filó Cênico, Jogos Coloniais, Feira Multissetorial e Vila dos Distritos, entre outras atrações. Um dos destaques será a Loja Conceito, resultado da consultoria especializada da designer e empresária Lu Balcão, com artesãos e artistas locais.

 

A Festa das Colheitas é uma realização da Festa da Uva e Ministério da Cultura. O Financiamento é da Lei Federal de Incentivo à Cultura e PROCULTURA RS. O patrocínio é do Grupo Andreazza (Andreazza e Vantajão), Sicredi Pioneira e apoio Mebrafe, CSG Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha, Petenatti e SEBRAE.

 

O planejamento e a gestão cultural são assinados pela produtora cultural Caliandra Paniz Troian, da Cali Gestão Cultural.

 

Serviço: Festa das Colheitas 2025

 

Data: de 7 a 23 de março de 2025

 

Horários: sextas-feiras, das 14h às 22h; sábados e domingos, das 10h às 22h

 

Local: Centro de Eventos – Parque da Festa da Uva

 

Evento gratuito