Três gaúchos, Tom Silva, Daniel Jobim e Sandro Boeck, e o argentino Facundo Fadón, que venceram as quatro primeiras temporadas, estarão na capital paulista no próximo fim de semana no evento que também terá a presença de Sam Smith, participante da versão americana

 

A cutelaria é uma arte milenar com trabalhos que são alçados a verdadeiros artigos de luxo e, por isso, reúne muitos admiradores, colecionadores e profissionais admirados no trabalho da forja. Para muita gente que descobriu esse universo recentemente, o reality show Desafio Sob Fogo foi à porta de entrada e um impulso importante para popularizar a habilidade de fabricar ferramentas de corte a partir do aço.

 

Por isso, o programa não poderia deixar de estar representado na XVI Salão Paulista de Cutelaria, que acontece nos dias 2 e 3 de novembro na capital, reunindo campeões que foram considerados os melhores da América Latina. Quatro vencedores estão confirmados e estarão expondo seu trabalho no Pro Magno Centro de Eventos.

 

Os brasileiros Tom Silva, Daniel Jobim e Sandro Boeck, todos eles gaúchos, foram os vencedores das três primeiras temporadas, respectivamente. Na quarta, o argentino Facundo Fadón foi quem esteve no topo do pódio.

 

Os quatro disputaram o título de melhor forjador com representantes de vários países da América Latina. Na ocasião, o time de representantes do programa ficou completado por um quinto convidado especial, o participante da versão americana Sam Smith.

 

Durante o salão, os participantes terão a oportunidade de conhecer o trabalho de mestres cuteleiros, adquirir peças exclusivas, e participar de workshops e palestras com especialistas renomados. Além disso, os expositores poderão participar das premiações em 27 categorias, e uma é especial – Melhor Iniciante – que pode se inscrever qualquer pessoa que tenha, no máximo, três anos de atuação como cuteleiro, mesmo que não seja expositor.

 

“Para dar vida ao XVI Salão Paulista de Cutelaria, um dos maiores encontros desse gênero do mundo, tivemos uma curadoria cuidadosa entre os expositores. E, claro, que os grandes responsáveis por atrair uma nova geração para essa arte não poderia ficar de fora. Estou extremamente feliz por conseguir reunir um time de campeões que poderão compartilhar com os presentes um pouco de seus trabalhos na forja”, celebra Silvana Mouzinho, organizadora do evento desde 2009 e cuteleira que, apesar de estar em um universo dominado pelos homens, conseguiu se destacar como profissional e costuma viajar o mundo em eventos como o seu apresentando suas facas.

 

Além dos campeões estarão presentes no evento os participantes do programa a própria Silvana Mouzinho, que participou em 2021, do programa Desafio Sob Fogo Brasil e América Latina, quarta temporada. Já o Gerson Bragagnoli participou da 5ª temporada do programa, em 2022.

 

Destaques do evento

 

Exposição de Lâminas: peças exclusivas e edições limitadas estarão em exibição, mostrando o que há de mais sofisticado e inovador no mercado.

Workshops e Palestras: com temas que vão desde técnicas de execução de uma faca até o design de facas, ministrados por especialistas reconhecidos mundialmente.

Presença de mestres cuteleiros: profissionais renomados do Brasil e do exterior estarão presentes, oferecendo a chance de interagir e aprender.

Premiação: são 27 categorias e os cuteleiros podem inscrever uma peça para cada uma. Serão avaliados por uma comissão julgadora.

 

Serviço:

 

16º Edição do Salão Paulista de Cutelaria

 

Datas e horários: 2 de novembro, das 10h às 19h e 3 de novembro, das 10h às 18h.

 

Local: Pro Magno Centro de Eventos

 

Endereço: Av. Professora Ida Kolb, 513 – Casa Verde – São Paulo – SP

 

Ingressos: podem ser adquirido através do Sympla

 

Crianças menores de 12 anos acompanhadas por pessoa responsável tem entrada gratuita.

 

Mais informações:

 

https://www.salaopaulistadecutelaria.com.br

 

Workshops e palestras:

 

Dia 2 de novembro – sábado

 

13h – WORKSHOP DE AFIAÇÃO

 

Faca: uma ferramenta de corte

 

Por Luis Afonso: estudioso e apreciador da arte da cutelaria, cuteleiro desde 1997, hoje trabalha com artigos manuais para afiação e Workshops para interessados.

 

15h – NA ROTA DAS FACAS NORDESTINAS

 

Uma viagem pelo imaginário do sertão

 

Por Luciano Chaves: fez sua primeira faca aos doze anos e hoje, aos quarenta e nove seu trabalho é focado em recriações de peças históricas e machados. Criador do Museu Fio das Gerais e diretor presidente da Carmin – Cutelaria Artesanal Mineira.

 

17h – CUTELARIA, DESAFIOS E APRENDIZADOS

 

Um bate papo sobre sua trajetória na cutelaria e a importância dos eventos

 

Por Fábio Barros (MS)

 

Dia 3 de novembro – domingo

 

13h – CUTELARIA POR MÃOS FEMININAS

 

A arte por um fio

 

Por Silvana Mouzinho: presente há quase trinta anos fazendo facas, organizando eventos e divulgando a arte afiada.

 

15h – WORKSHOP DE AFIAÇÃO

 

Faca: uma ferramenta de corte

 

Por Luis Afonso: estudioso e apreciador da arte da cutelaria, cuteleiro desde 1997, hoje trabalha com artigos manuais para afiação e Workshops para interessados. Iniciou na cutelaria em 2015, como autodidata, através de muita dedicação, construiu uma carreira sólida, recebendo diversos prêmios no Brasil e nos Estados Unidos.