Tintos, espumantes, brancos e frisantes — vinhos produzidos em diferentes estados, do Sul ao Nordeste do país, entram na disputa pelo reconhecimento na Grande Prova Vinhos do Brasil (GPVB 2025). Em sua 10ª edição, a maior degustação às cegas de vinhos brasileiros acontece entre os dias 24 a 27 de março, no Hotel Vila Galé, na Lapa, no Rio de Janeiro. O evento é idealizado pelo Grupo Baco Multimídia e tem Marcelo Copello, um dos sócios, como presidente do júri.

 

Confira as categorias em disputa na GPVB 2025:

 

Espumante Brut branco Champenoise

Espumante Brut branco Charmat

Espumante Brut, Extra-brut e Nature rosé Champenoise

Espumante Brut rosé Charmat

Espumante Extra-brut branco Charmat e Champenoise

Espumante Nature branco Charmat e Champenoise

Espumante Prosecco/Glera Charmat e Champenoise

Espumante Moscatel branco

Espumante Demi-sec branco Charmat e Champenoise

Espumante Moscatel e Demi-Sec Rosé Charmat e Champenoise

Espumante Tinto

Branco Chardonnay

Branco Sauvignon Blanc

Branco Gewurztraminer

Branco Riesling Itálico e Renano

Branco Moscato

Branco de Outras Castas e Cortes

Brancos de Baixa Intervenção*

Tinto Cabernet Sauvignon

Tinto Merlot

Tinto Tannat

Tinto Pinot Noir

Tinto Cabernet Franc

Tinto Marselan

Tinto Touriga Nacional

Tinto Tempranillo

Tinto Malbec

Tinto Rebo

Tinto de Outras Castas

Tinto Cortes

Tintos Super Premium** acima de R$ 250,00 no varejo

Tintos de Baixa Intervenção*

Doces e Fortificados

Vinho Branco Suave

Vinho Tinto Suave

Frisante Branco

Frisante Tinto

Frisante Rosé

Suco de uva integral branco

Suco de uva integral tinto

Suco de uva integral rosé

“A edição 2025 trará novas categorias, como a casta rebo, espumantes sur lie, vinhos laranja e categorias especiais para vinhos de baixa intervenção. Além disso, realizaremos um evento de premiação depois da prova, incrementando a divulgação dos resultados. Os selos, as medalhas e os certificados serão amplamente divulgados nas mídias do Grupo BACO, das entidades apoiadoras e de mídias parceiras”, conta Marcelo Copello, sócio do Grupo BACO e presidente do júri da GPVB 2025.

 

Além das categorias acima, a GPVB apresenta também os Best Buy (seleção de vinhos bem pontuados e de preço acessível), a Vinícola Revelação e outras premiações que engrandecem a indústria nacional.

 

VINHO NACIONAL EM CONSTANTE CRESCIMENTO

 

O Brasil vitivinícola cresceu muito desde que a GPVB começou, em 2012. Há hoje um número muito maior de vinhos, vinícolas e de regiões, por todo o país. E, o mais importante: com qualidade crescente.

 

Este crescimento encontra amparo nos próprios números da GPVB. Em sua primeira edição (2012), a prova recebeu 284 amostras de vinhos de 46 vinícolas. Em sua nona e mais recente edição, atingiu-se o recorde absoluto de 1309 amostras, de 144 vinícolas, com números auditados.

 

“Mais do que um concurso, cada vez mais a GPVB se consolida como uma plataforma de conhecimento, divulgação e promoção dos vinhos brasileiros. Desde a abertura das inscrições até a entrega das premiações estamos trabalhando nossa indústria e seus produtos, levando as informações ao grande público do Brasil e até mesmo exterior”, acrescenta Sérgio Queiroz.

 

A GPVB conta com o apoio de diversas entidades do mundo do vinho, como ABS, UVIBRA e suas entidades. “A Grande Prova dos Vinhos do Brasil é um concurso que apresenta ao consumidor excelentes produtos produzidos em todo nosso país. Pela sua história, podemos considerar este um dos mais importantes eventos do vinho nacional. São 35 categorias que ressaltam a qualidade do vinho brasileiro” atesta Daniel Panizzi, presidente da Uvibra.