No topo da lista de destinos para ecoturismo no Brasil, região aposta em roteiros de baixo impacto e conexão com a natureza

 

Os Lençóis Maranhenses reforçaram sua posição como referência no turismo ambiental ao encabeçar seleção de destinos brasileiros de ecoturismo para conhecer em 2026. Elaborada pela plataforma de viagens sustentáveis PlanetaEXO, a lista destacou lugares capazes de aliar a preservação dos ecossistemas ao desenvolvimento das comunidades locais, a exemplo do vilarejo Atins, na região dos Lençóis, descrito no levantamento como uma “vila de pescadores à beira-mar, indicada para apreciadores da natureza”.

 

Nos últimos anos, Atins tem despontado como ponto de partida mais autêntico para quem se propõe a visitar o parque nacional de forma consciente e imersiva, afirma Carina Ribeiro, gerente da Gaivota Eco Tur Hub, agência especializada em experiências turísticas personalizadas na região. “Atins oferece atividades de baixo impacto ambiental, além de uma atmosfera única por preservar o ritmo do vilarejo enquanto proporciona acesso privilegiado às dunas e ao mar”, ressalta.

 

Para quem busca essa conexão com a natureza, a especialista recomenda três vivências que priorizam o bem-estar e a consciência socioambiental.

 

Miragem das estrelas

Uma das experiências mais singulares é a caminhada noturna pelas dunas para a observação do céu estrelado. Realizada em noites de lua nova, crescente ou minguante, a atividade aproveita a baixa poluição luminosa da região para avistar astros e fenômenos celestes com nitidez. Quando a maré permite, o passeio termina à beira-mar de Atins com o fenômeno dos plânctons bioluminescentes, que emitem luz quando a água é agitada.

 

Revoada dos guarás em canoa

O espetáculo do voo dos guarás ao entardecer, com sua plumagem vermelha vibrante, ganha um novo contorno quando realizado em canoa em vez das tradicionais lanchas motorizadas. A opção pelo remo elimina o ruído do motor e permite uma aproximação mais silenciosa e respeitosa com a fauna. Para elevar a experiência, o roteiro pode incluir a degustação de bebidas e tábua de frios, transformando a contemplação do pôr do sol em um momento ainda mais especial.

 

Cavalgada nas dunas

Partindo de Atins, a cavalgada é uma das formas mais tradicionais e sustentáveis de acessar o parque nacional. O trajeto segue trilhas nativas até as dunas, podendo ser realizado ao nascer ou ao pôr do sol, sempre com acompanhamento de guias locais. A atividade convida à contemplação e ao ritmo lento da natureza, mas oferece flexibilidade para quem busca um pouco mais de dinamismo no percurso, adaptando-se ao perfil de cada viajante.