Palco Giratório Sesc em Porto Alegre terá 42 espetáculos, Mostra de Cinema “O negro na tela”, seminário e outras atividades afirmativas

 

Evento cultural acontecerá entre 14 e 29/05 e levará apresentações também para cidades do interior

 

Com teatro, dança, música, circo, cinema e muito mais, o 18º Festival Palco Giratório Sesc em Porto Alegre está chegando. A programação oficial de um dos mais tradicionais eventos de cultura do Estado, que acontecerá entre os dias 14 e 29 de maio, foi lançada nesta segunda-feira (29/04), na sede do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, para autoridades, profissionais da área, imprensa e convidados. A ocasião marca, ainda, a abertura da bilheteria, com ingressos a partir de R$20, que podem ser adquiridos pelo site www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio, onde está a agenda completa do Festival.

 

Entre as atrações, destacam-se o show da cantora brasileira Sandra Sá, o espetáculo “Leci Brandão: na palma da mão”, em homenagem a artista, e a peça cênico-musical “A Amazônia é azul e vermelha”, que ressalta a riqueza cultural de um dos biomas com maior diversidade do mundo. No dia 18, o Festival se juntará à Noite dos Museus, outra data importante do calendário cultural de Porto Alegre, com entradas gratuitas (limitadas) para quatro espetáculos.

 

“A arte, em suas diversas formas, desempenha um papel fundamental na sociedade, na nossa história e na nossa identidade. O teatro, em particular, é uma ferramenta poderosa de expressão. Através das produções, podemos nos transportar para outras realidades e vivências, além de refletirmos sobre questões que muitas vezes não fazem parte do nosso cotidiano”, ressalta a diretora administrativa do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Maria Tereza Menegotto, representando o presidente da entidade, Luiz Carlos Bohn.

 

Ao todo, serão 42 espetáculos, 16 deles gaúchos, três sessões da Mostra de Cinema “O negro na tela” e 19 ações afirmativas que incluem oficinas, intercâmbio entre artistas para debater temáticas relacionadas e o 5º Seminário Palco Giratório em Porto Alegre, que reunirá renomados profissionais das artes cênicas como Henrique Fontes (RN), Narciso Telles (MG) e Daniele Sampaio (SP). Entre os grupos artísticos e equipes de produção do Festival, são mais de 400 pessoas envolvidas na realização do 18º Festival Palco Giratório Sesc na Capital Gaúcha.

 

No Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n), acontecerá a abertura do Festival no dia 14, às 21h, com o espetáculo “Herança”, da Cia Burlantins, de Minas Gerais. Idealizada pelo escritor, pesquisador e professor Pedro Kalil, a obra cênica-musical busca o resgate da herança cultural afro-brasileira como bússola para a diáspora negra. Em cena, o ator Maurício Tizumba, conhecido por seu trabalho focado na arte negra, comemora 50 anos de carreira.

 

“A edição de 2024 está especial com muita diversidade de temáticas, linguagens cênicas e presença cultural de diferentes regiões brasileiras, com grande presença de grupos do Norte do País, para trazer as produções nacionais de forma ampla”, enfatiza a coordenadora de Cultura do Sesc/RS e curadora do Circuito Nacional do Palco Giratório, Jane Schoninger.

 

Defensor da democratização da arte e da cultura, o Sesc/RS também oferecerá entradas gratuitas para escolas, grupos artísticos e organizações comunitárias. Para participar da Formação de Plateia, é preciso enviar um e-mail para palcogiratoriosesc@sesc-rs.com.br. Visando a inclusão, também, de pessoas com deficiência (PCDs), alguns espetáculos contarão com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição. Além do São Pedro, também receberão apresentações o Teatro do Sesc Alberto Bins, Sala Álvaro Moreyra, Teatro Renascença, Teatro Bruno Kiefer, Teatro Oficina Olga Reverbel, Studio Stravaganza, Teatro da Santa Casa, Zona Cultural e Parque Farroupilha (Redenção).

 

Parceira do Sesc/RS, a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul também esteve representada no evento de lançamento pela diretora artística do Theatro São Pedro, Gabriella Munhoz. Também artista, ela ressaltou a importância do 18º Festival Palco Giratório Sesc em Porto Alegre para o RS: “O Palco tem uma relevância artística e cultural muito forte. Além de entreter e divertir, responde a um dos maiores desafios da classe artística, o de fazer refletir. Com espetáculos atentamente escolhidos, somos levados a pensar”, disse ela, seguindo “O Festival apura nosso senso crítico e é uma alegria pra nós celebrar esse momento e cultivar essa parceria”.

 

Para completar, os presentes puderam assistir a um spoiler do espetáculo musical “Cabaré do Amor Rasgado”, da Cia Rústica (RS). Celebrando o amor como força de vida, com seus trajes coloridos e festejantes, o elenco colocou os convidados para dançar em uma performance cheia de vida e empolgante. A apresentação na 18ª edição acontecerá no dia 17 de maio, às 20h, na Zona Cultural (Av. Alberto Bins, 900).

 

Destaques da edição

 

Estreando no Brasil no 18º Festival Palco Giratório Sesc em Porto Alegre, a peça “Envelhecer é um sentimento”, da diretora carioca Helena Varvaki, poderá ser apreciada em duas datas, nos dias 23 e 24, às 20h, no Teatro Santa Casa (Av. Independência, 75, Independência). Inspirada no texto da atriz e autora canadense radicada em Londres Haley Mcgee, propõe reflexões acerca da passagem do tempo e as infinitas possibilidades de fazer escolhas e modificar os rumos enquanto estamos vivos. Outro espetáculo que trata sobre o etarismo é “As Crianças”, dirigido por Rodrigo Portela (RJ), que tem no elenco artistas conhecidos do público por seus trabalhos na televisão, em novelas, e no cinema: Analu Prestes, Mario Borges e Stela Freitas. A peça terá sessões nos dias 25, às 21h, e 26, às 18h, no Theatro São Pedro.

 

No dia 26, às 18h, a cantora, compositora, atriz e política brasileira Leci Brandão estará no Festival para assistir ao espetáculo “Leci Brandão: na palma da mão”, da companhia Palavra Z Produções Culturais (RJ). No palco, eles contarão a história de uma das maiores artistas do País. As tradições de um outro símbolo nacional também serão exaltadas nesta edição do evento, que visa divertir também fazer refletir. O Grupo Kboclos (AM) vem para Porto Alegre no dia 17 com o espetáculo “A Amazônia é azul e vermelha”, que por meio da música e da dança, faz um mergulho na riqueza cultural de um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo.

 

As crianças também poderão aproveitar as atrações do 18º Festival Palco Giratório Sesc em Porto Alegre com produções como “Vampirices”, da Rococó Produções Artísticas e Culturais (RS), no dia 22 de maio; “Quatro Luas”, do Bando Coletivo de Teatro (PE), no dia 23; e muito mais. O universo circense também será protagonista nesta edição do evento, tendo a Trupe Lona Preta, de São Paulo, entre os destaques, com dois espetáculos: “A Fábrica Dos Ventos” e “O Circo Fubanguinho”.

 

Thardelly Lima, que interpreta o personagem Vespertino na atual novela das 18h da Rede Globo, “No Rancho Fundo”, estará no Festival com o Grupo Ser Tão Teatro (PB) para apresentar a peça “Alegria de Náufragos”. Será sessão única, no dia 28, às 20h no Teatro da Santa Casa (Av. Independência, 75, Independência). Em uma atmosfera engraçada e delirante, os artistas do Grupo Galpão (MG), conhecida companhia que já esteve em outras edições do Festival Palco Giratório Sesc em Porto Alegre, apresentarão “Cabaré Coragem” nos dias 28 e 29, às 21h, no Teatro Renascença, encerrando a programação de 2024.

 

Noite dos Museus

 

Com o propósito de fazer pulsar a arte também fora dos espaços físicos, a Noite dos Museus, que acontece anualmente em Porto Alegre, se junta ao 18º Festival Palco Giratório Sesc, ampliando a oferta de atrações do evento. A noite começa com “Zaratustra: uma transvaloração dos valores”, do grupo Tá na Rua (RJ), às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel (Praça Marechal Deodoro, s/n). O espetáculo nasceu da relação do ator e diretor Amir Haddad, que será homenageado no Festival, com o personagem Zaratustra, escrito pelo filósofo Friedrich Nietzsche.

 

Também às 19h, na Sala Álvaro Moreyra (Av. Érico Veríssimo, 307, Azenha), será apresentada a obra “Arqueologias do futuro”, do Museu dos Meninos (RJ). Às 21h, o Coletivo Errática (RS) sobe ao palco do Teatro Renascença (Av. Érico Veríssimo, 307, Menino Deus) com a peça “Dispositivo Gaivota {Estilhaços}”. No mesmo horário, no Theatro São Pedro, a cantora, compositora e instrumentista brasileira Sandra Sá estará com sua banda para um show marcante. Sandra já recebeu o título de “rainha brasileira do soul” e, no Palco Giratório, promete embalar o público com alguns de seus sucessos como “Retratos e canções”, “Bye bye tristeza” e “Enredo do meu samba”.

 

Uma parte das pessoas que estiverem participando da Noite dos Museus terão a oportunidade de acessar gratuitamente os espetáculos. Haverá uma cota limitada de ingressos cortesia, que serão distribuídos em uma fila por ordem de chegada (um por pessoa), 1h antes do início de cada sessão, nos respectivos teatros.

 

5º Seminário Palco Giratório Sesc em Porto Alegre

 

Com a temática “Invenções da cena do Sul do mundo”, o 5º Seminário Palco Giratório Sesc em Porto Alegre acontecerá entre os dias 19 e 25 de maio, integrando o Festival. A Zona Cultural (Av. Alberto Bins, 900 – Centro Histórico) concentrará a maior parte dos encontros, que objetivam discutir a produção cultural, seus desafios, formatos, criatividade e recompensas. Artistas, pesquisadores, docentes e discentes participarão de rodas de conversa sobre histórias de grupos brasileiros, intercâmbios e conexões de Norte a Sul do Brasil e encontro festivo.

 

No dia 22, às 17h30 acontecerá, ainda, o lançamento do livro “Atuar-produzir: desafios de artistas da cena frente à gestão de suas trajetórias”, de Heloísa Marina (MG). A obra reflete sobre práticas de produção teatral em articulação com os fazeres criativos. Como atriz e produtora, a autora fala de temas reconhecidos pelas pessoas que fazem teatro, convidando a refletir sobre a busca cotidiana de se manter ativa no cenário teatral latinoamericano.

 

Circuito pelo interior

 

O Festival Palco Giratório também passará pelo interior com circuitos de quatro espetáculos em apresentações também em maio. “A Fábrica dos Ventos”, da Trupe Lona Preta de São Paulo, estará em Passo Fundo (14/05), Carazinho (16/05), Montenegro (18/05) e Canoas (24/05). Já o “Equilibrista”, da Cia. Yinspirações Poéticas do Distrito Federal, passará por Camaquã (14/05) e Novo Hamburgo (18/05). “Zaratustra: Uma Transvaloração Dos Valores”, do Grupo Tá na Rua do Rio de Janeiro irá a Caxias do Sul (14/05) e Canoas (16/05). E, por fim, “A Amazônia é Azul e Vermelha”, do Grupo Kblocos do Amazonas, se apresentará em Passo Fundo (19/05) e Caxias do Sul (21/05).

 

Ingressos

 

A venda dos ingressos para os espetáculos acontece nas Unidades Sesc/RS, além do site www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio e, havendo disponibilidade, 1h antes de cada apresentação na bilheteria dos respectivos teatros. Em caso de chuva, a programação na rua poderá ser alterada. Confira, antecipadamente, a classificação etária de cada apresentação nos canais digitais. Mais informações também pelo Whatsapp (51) 99476-0212. Os valores são R$20 para trabalhadores e empresários do comércio e serviços que possuem a credencial Sesc, e para beneficiários da meia-entrada, com comprovação apresentada na entrada conforme a categoria (estudantes, professores, classe artística, pessoas com deficiência, sócios AATSP, idosos, doadores de sangue); e a partir de R$40 para o público em geral. Para os espetáculos “Zaratustra – uma transvaloração dos valores”, “Cabaré Coragem”, “Leci Brandão – na palma da mão” e “Sandra Sá – ao vivo” são R$40 para para trabalhadores e empresários do comércio e serviços que possuem a credencial Sesc, e para beneficiários da meia-entrada, com comprovação apresentada na entrada conforme a categoria (estudantes, professores, classe artística, pessoas com deficiência, sócios AATSP, idosos, doadores de sangue); e R$80 para o público em geral.

 

Espetáculos com tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras)

 

“Piquenique: Uma História de Fantasmas” (Coletivo Nômade de Teatro/RS) – 14/05

 

“Maria Firmina dos Reis, Uma Voz Além do Tempo” (Núcleo Atmosfera de Dança-Teatro/MA) – 15/05

 

“Zaze-Zaze: Uma Festa Para Vavó” (Usina do Trabalho do Ator/RS) – 17/05

 

“Maria Peçonha” (Cia Gente Falante – Teatro de Bonecos/RS) – 21/05

 

“Circo De Los Pies” (La Luna Cia de Teatro/SC) – 22/05

 

“O Circo Fubanguinho” (Trupe Lona Preta/SP) – 22/05

 

“Katchaku Katchaka: Era Uma Vez Em Odjeidjé” (Loua Pacom/RS)- 24/05

 

“As Leves e Discretas” (E a Palhaça o que é?/RS)- 25/05

 

“Alegria de Náufragos” (Grupo Ser Tão Teatro/PB)- 28/05

 

Endereços dos teatros:

 

Teatro Sesc Alberto Bins (Av. Alberto Bins, 665)

 

Sala Álvaro Moreyra (Av. Erico Verissimo, 307 – Cidade Baixa)

 

Teatro Bruno Kiefer (Rua dos Andradas, 736)

 

Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307 – Cidade Baixa)

 

Centro Municipal de Cultura (Av. Erico Verissimo, 307 – Cidade Baixa)

 

Teatro CHC Santa Casa (Av. Independência, 75 – Independência)

 

Zona Cultural (Av. Alberto Bins, 900 – Centro Histórico)

 

Sala Eduardo Hirtz, Cinemateca Paulo Amorim (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico)

 

Studio Stravaganza (Rua Dr. Olinto de Oliveira, 64)

 

Theatro São Pedro e Teatro Oficina Olga Reverbel (Praça Marechal Deodoro, s/n)