As iniciativas do Instituto Cultural Opus já estão mapeadas para implementação nos próximos dois anos, abrangendo as regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país.

Com uma trajetória marcada pelo compromisso com a arte e a cultura, a Opus Entretenimento, uma das maiores empresas de entretenimento ao vivo do Brasil, agora oficializa seu braço social. Para fortalecer e ampliar as iniciativas de desenvolvimento e incentivo à educação e à cultura realizadas ao longo de 28 anos, em parceria com a iniciativa privada, nasce o Instituto Cultural Opus (ICO), que conduzirá a gestão de projetos e espaços culturais, incentivará a profissionalização voltada ao universo artístico, além de difundir arte, cultura e entretenimento com acessibilidade e democratização de acesso.
A atuação do ICO, que terá como sede o Teatro Bourbon Country, em Porto Alegre (RS), deve se dar inicialmente em São Paulo (SP) e na capital gaúcha, onde a instituidora se faz presente por meio da administração de casas de espetáculos, produção, promoção e realização de shows, montagens teatrais, festivais, eventos corporativos e turnês de grandes artistas nacionais e internacionais.
Segundo o CEO da Opus Entretenimento e diretor-presidente do ICO, Lucas Zaffari, a empresa já possui uma base sólida e um compromisso com o acesso à cultura. “O Instituto Cultural Opus chega com a promessa de ampliar horizontes e transformar a maneira como a cultura é difundida no Brasil. Tenho certeza de que, em breve, o instituto será referência na gestão, produção e democratização da cultura, reafirmando o papel essencial da arte na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, destaca.
Como amostra da atuação social ativa da Opus Entretenimento, destacam-se, nos últimos 5 anos, a realização de 130 espetáculos em 26 projetos incentivados de acesso à cultura, 1.300 instituições beneficiadas com ações de contrapartida social, a venda de mais de 230 mil ingressos a preços populares, a doação de cerca de 280 mil ingressos e a geração de milhares de empregos diretos e indiretos. Além disso, a empresa é reconhecida como referência em acessibilidade de conteúdo em grandes espetáculos, com interpretação em Libras, audiodescrição, experiência tátil, informativos em Braille e outras formas de oportunizar o amplo acesso à cultura.
Projetos
Uma das primeiras ações previstas pelo instituto é a realização da exposição “O Estranho Mundo de Jack de Tim Burton – Caminho de Luzes”, que ocorrerá em São Paulo de 15 de maio até agosto. Por meio do instituto, 8 mil pessoas, entre estudantes de instituições públicas de ensino e pessoas atendidas por ONGs e projetos sociais, terão acesso gratuito à experiência. Além disso, mais de 16 mil ingressos serão disponibilizados a preços populares, e a exposição contará com recursos de acessibilidade de conteúdo.
Outra ação já em andamento é o projeto “5km de Cultura”, que oferece aulas de artes cênicas para escolas públicas afetadas pela enchente de 2024 em Porto Alegre. No primeiro semestre de 2025, foram disponibilizadas 70 vagas para crianças de 8 a 11 anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Lions Club POA Farrapos. Ao final do curso, os alunos terão a oportunidade de conhecer o Teatro do Bourbon Country em uma visita guiada, além de participar de uma mostra artística do projeto no palco por onde já passaram grandes artistas.
“Teremos diversas iniciativas já mapeadas para os próximos dois anos nas regiões sul, sudeste e nordeste. Esperamos impactar o maior número possível de pessoas por meio das nossas ações, que carregarão o padrão de qualidade de tudo que é conduzido pela Opus”, conclui Lucas.
Para saber mais sobre o Instituto, acesse:
https://opusentretenimento.com/instituto-cultural-opus

Sobre a Opus Entretenimento

Celebrando 49 anos de atividade, a Opus Entretenimento é a maior plataforma de shows e entretenimento ao vivo do Brasil. Comprometida com a excelência em todos os projetos em que se envolve e por acreditar no poder transformador da tríade cultura, conteúdo e experiência, a empresa promove grandes produções nacionais e internacionais, além da carreira de artistas renomados.
Foi reconhecida pela Associação Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE) e pela AMBEV como umas das empresas que possui as melhores práticas, ações e contribuições para implementação de práticas Environmental, Social and Governance (ESG) em eventos públicos e privados. A Opus Entretenimento possui o selo PRESE e é pioneira no Prêmio de Responsabilidade Empresarial no Setor de Eventos – PRESE 2023, que analisou e mapeou as iniciativas mais inovadoras em ESG no setor.
Administradora de 9 casas de espetáculos pelo país nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, responsável por receber mais de dois milhões de espectadores por ano, a marca se orgulha em ser a promotora responsável pela vinda de um dos conteúdos mais amados por gerações de brasileiros: o Disney On Ice. Com décadas de existência, a atração vem se renovando a cada ano e continua sendo um dos espetáculos preferidos de toda a família no Brasil e no mundo.
A Opus Entretenimento também realizou grandes turnês internacionais como Hanson, shows internacionais de Ray Charles, Norah Jones, Justin Bieber, Avril Lavigne, Paramore, Evanescence, entre outros.