A 10ª Mostra Sonora Brasil acontece de 26 a 30 de agosto, às 19h, no Teatro do Sesc Alberto Bins, com foco na música como expressão de territórios, memórias e identidades brasileiras. A programação gratuita apresenta duplas de artistas intergeracionais de quatro regiões do país, promovendo o diálogo entre tradição e contemporaneidade. A abertura será com os artistas pernambucanos Mãe Beth de Oxum, Surama Ramos e Henrique Albino – a apresentação conta com recurso de audiodescrição. Todos os concertos também contarão com intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

Entre os destaques da semana, está a apresentação de Seu Risca, tamboreiro e liderança quilombola de Santa Catarina, em parceria com a premiada cantautora Ana Paula da Silva, valorizando o Catumbi de Itapocu e a ancestralidade afro-brasileira do Sul. O show, que acontecerá no dia 27, aborda manifestações afro-brasileiras, como o Catumbi de Itapocu, de São Francisco do Sul (SC), com cânticos sobre a história de escravizados fugitivos e a fé em Nossa Senhora do Rosário.

 

A programação ainda conta com duas artistas gaúchas: Loma Solaris e Pâmela Amaro que apresentam um show vibrante dedicado à musicalidade afro-gaúcha, com homenagens a ícones como Caco Velho e Oliveira Silveira. A apresentação acontece na quinta-feira, dia 28. O espetáculo transita entre os ritmos do Maçambique de Osório e o swing Afro-gaúcho. Proporcionando uma imersão na musicalidade do Centro-Oeste brasileiro, o compositor Geraldo Espíndola e o multi-instrumentista Marcelo Loureiro apresentam o espetáculo “Saudações Pantaneiras”, no dia 29, sexta-feira. Os artistas unem as sonoridades do Mato Grosso do Sul com influências fronteiriças do Paraguai, Bolívia, Argentina e Brasil. Encerrando a mostra no dia 30 de agosto, sábado, pai e filho Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro sobem ao palco para celebrar os ritmos amazônicos.

 

Com o tema “Encontros, tempos e territórios”, a 10ª Mostra Sonora Brasil propõe uma escuta sensível e plural, revelando a diversidade das paisagens culturais do Brasil por meio de espetáculos inéditos. A curadoria destaca mestres da cultura popular ao lado de artistas que ressignificam saberes e sonoridades em novas linguagens musicais.

 

Para todas as apresentações, a entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados diretamente no local ou pelo site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais. Os concertos também contarão com intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

10ª Mostra Sonora Brasil – Sesc Alberto Bins

Data: De 26 (terça-feira) a 30/08 (sábado)

Horário: Sempre às 19h

Local: Teatro do Sesc Alberto Bins -Av. Alberto Bins, 665

Ingressos: Gratuitos e podem ser retirados diretamente no local ou pelo site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais ou na Unidade

*As apresentações contarão com intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras)

 

26/08 (terça-feira)

Mãe Beth de Oxum, Surama Ramos e Henrique Albino

*A apresentação de abertura terá recurso de audiodescrição

 

27/08 (quarta-feira)

Seu Risca e Ana Paula da Silva

 

28/08 (quinta-feira)

Loma Solaris e Pâmela Amaro

 

29/08 (sexta-feira)

Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro

 

30/08 (sábado)

Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro