
Cristofoli apresenta o Sangiovese que nasceu da quarta colheita no vinhedo da família na Vindima 2022
A Sangiovese, uva autóctone italiana, está na Família Cristofoli há seis gerações. Sua história em Faria Lemos, interior de Bento Gonçalves, começou com o imigrante Angelo Cristofoli e hoje, pelas mãos do jovem enólogo Lorenzo, seu bisneto, se transforma em vinho. A relação com essa uva é tão profunda que, no vinhedo, nascem quatro rótulos, resultado de quatro colheitas no mesmo ano, em datas diferentes. Três já são conhecidos: o Cristofoli Rosé de Sangiovese, o Cristofoli Coleção Rosé Sur Lie Nature Método Ancestral SO2 Free e o Cristofoli Sangiovese Tinto. Agora chegou o momento de conhecer e degustar o Cristofoli Vendemmia D’Artista Safra 2022, 100% Sangiovese. São apenas 300 garrafas, elaboradas com uvas do mesmo vinhedo colhidas em meados de março.
O lançamento é a expressão do mais alto nível que o terroir de Faria Lemos entregou no ano para a uva Sangiovese. Lorenzo conta que para chegar a este manejo do vinhedo foram longos anos de muita análise. “Observei as plantas de cada canto do parreiral. Atentei para o sombreamento, a exposição solar, a profundidade do solo e a inclinação do relevo. Foram muitas caminhadas pela área até que percebi uma grande oportunidade. Comecei a fazer diversas colheitas espaçadas, dentro da mesma área e no mesmo ano. Queria a melhor uva. Logo percebi que era possível elaborar mais de um produto”, relata.
Assim, foram feitas quatro colheitas no mesmo vinhedo em quatro datas diferentes. A primeira foi direcionada para a elaboração de um base espumante, com uvas provenientes de uma parcela mais sombreada, próxima ao mato, fazendo com que a acidez se mantivesse viva. A segunda foi destinada para o vinho Rosé de Sangiovese, com uvas da área de forma geral. “Assim, conseguimos diminuir a carga das plantas, facilitando o trabalho da mesma para chegar em um bom nível de maturação dos demais frutos”, explica Lorenzo. “Depois de quinze dias, antes da terceira colheita, caminhei pelo vinhedo todo, fila por fila, observando cada uma das 1.700 plantas. Identifiquei os pés que se destacavam, levando em consideração a quantidade de cachos por planta e sanidade (análise visual), a maturação dos taninos (análise sensorial) e o brix. Com a seleção das plantas que se destacavam, realizamos a terceira colheita, deixando para trás apenas as videiras identificadas com um laço de tecido feito durante a análise”.
Em meados de março, após se passar mais 15 dias depois da terceira colheita, quando as uvas estavam ainda mais maduras, chegando no mais alto nível que o terroir entregou no ano, a família começou a colheita dos cachos que deram origem ao Vendemmia D’Artista. “Saímos às 5h da manhã da vinícola rumo ao vinhedo. Em pouco tempo colhemos as uvas e, com elas ainda frescas, retornamos à vinícola para iniciar a vinificação”.
O processo de vinificação foi o tradicional, porém, de forma integral em barrica de carvalho. Inicialmente, foi feito o desengace dos cachos de imediato, com o mosto bombeado para a barrica, iniciando a fermentação alcoólica. O controle de temperatura foi feito com gás carbônico sólido a -60°C (gelo seco), colocado, diretamente, nas uvas em maceração. A fermentação durou um pouco mais de uma semana. Após, foi retirada as cascas e o vinho foi transferido a uma barrica de carvalho francês de 225 litros, especialmente desenvolvida para tintos que buscam elegância e sutileza das notas da madeira sobre o vinho. Ali, o vinho estagiou por mais seis meses. Com o vinho engarrafado, ele ficou amadurecendo em garrafa, na vinícola, por mais dois anos e oito meses. “O Cristofoli Vendemmia D’Artista é emoldurado pela elegância. Este vinho representa nosso mais profundo respeito à história da família, harmonizado com total liberdade na produção”, ressalta.
O vinho, disponível na vinícola, além de restaurantes e lojas especializadas, apresenta aroma intenso que lembra cerejas maduras, ervas secas, sândalo, cravo e funcho. Na boca é intenso, marcante e com taninos potentes, mas maduros com um final de equilibrada acidez.
SERVIÇO DA VINÍCOLA
Local: ERS 431 km 06 – Faria Lemos – Bento Gonçalves (RS)
Horário de atendimento:
De segunda a sexta: das 8h às 18h
Sábados: das 9h30min às 18h
Feriados: das 9h30min às 17h
Loja virtual: www.loja.vinhoscristofoli.com.br
Consultas e reservas: para todas as experiências devem ser feitas pelo www.vinhoscristofoli.com.br, pelo e-mail cristofoli@vinhoscristofoli.com.br ou pelo whats (54) 9 9654.8293.