
Movimentação econômica e arrecadação de ISS crescem 13%
São Paulo segue se confirmando como um grande polo mundial para eventos. No primeiro semestre, foram cadastrados 3.928, uma alta de 59% em comparação ao mesmo período do ano passado, com 36,7 milhões de participantes. Os dados são do Núcleo de Informação e Pesquisa (NIP) do Visite São Paulo Convention Bureau, entidade privada, sem fins lucrativos, que trabalha para incrementar a economia no estado por meio de captação e apoio a eventos nacionais e internacionais, capacitação de profissionais e promoção de destino.
Os números reforçam o direcionamento atual no perfil dos eventos, como explica Toni Sando, presidente executivo da entidade: “Observamos um aumento significativo na quantidade de eventos, dos mais diferentes portes, com destaque para encontros de menor tamanho, mas crescendo em quantidade, o que mostra que o setor está bastante ativo e descentralizado, garantindo experiências personalizadas aos participantes”. De acordo com o núcleo, em 2025, até o momento, eventos de micro e pequeno porte representam 46% do total, frente aos 38% de 2024. Médio porte, hoje, representa 41%, grande e mega, 8%, e simultâneos, 5%.
No calendário do Visite São Paulo, entre os tipos de eventos que mais cresceram ganham destaque os gastronômicos (29 eventos, com alta de 123%), os shows e festivais, que passaram de 1.492 no primeiro semestre do ano passado para 2.981 esse ano (100% de crescimento), esportivos (21% a mais, com 35); e feiras (6% com 134). Os congressos somaram 210, bem como os eventos técnico-científicos, com 497 encontros, mantendo os números do período anterior. Somam-se ainda Festividades e Outros, com 42 eventos juntos.
“São Paulo é plural em suas vocações. Por décadas, vem desenvolvendo a imagem do turismo de negócios, mas está conseguindo se posicionar em lazer e entretenimento. Duas categorias ganham destaque, como os gastronômicos, com público de 1,45 milhão de participantes, um crescimento de 170% – e contando com eventos estrategicamente apoiados pelo Visite São Paulo, como o Taste, com 78 mil pessoas; e esportivos, com um público de 540 mil, saltando 150%”, comenta Toni Sando.
Os eventos cadastrados apontam para uma movimentação econômica oriunda dos participantes na casa de R$12,8 bilhões, um aumento de 12,83% se comparado com o mesmo período de 2024, injetando, na cidade, R$ 638 milhões de ISS. “São Paulo é um destino dinâmico e que absorve as tendências mundiais”, avalia o presidente executivo do VSPCB.
A Região da Berrini, por exemplo, teve um aumento de 18% no número de eventos e 35% no de participantes na comparação com 2024, contando com eventos como Lollapalooza (240 mil pessoas), Festival Interlagos (253 mil pessoas) e shows no MorumBIS, como os da Shakira e Stray Kids (200 mil pessoas).
A região Centro, Zona Norte e Leste teve um aumento de 83% no número de eventos, como o Ciosp (105 mil pessoas); Gamescom (150 mil); Apas Show (73 mil) e Gilberto Gil (100 mil).
Já a região Faria Lima & Itaim foi a que mais cresceu em número de eventos e participantes. Isso se deve à concentração de grandes festivais no Parque Villa-Lobos e ao surgimento de novos bares e baladas na área. A região Ibirapuera & Moema teve um aumento de 27% no número de eventos, sendo os destaques Tim Music (50 mil), Festival Turá (30 mil); Feicon (90 mil) e Hospitalar (85 mil).
Por fim, a região Paulista & Jardins teve um aumento de 31% no número de eventos, com destaque para o Expotel (5 mil); Bijoias (8 mil); e Parada do Orgulho LGBT (4 milhões).
O calendário do NIP do Visite São Paulo utiliza informações oficiais dos promotores de eventos, além de cruzar dados da Embratur e São Paulo Turismo para análises.
Sobre o Visite São Paulo Convention Bureau
Constituído há 41 anos, o Visite São Paulo Convention Bureau é uma entidade privada, com mais de 500 associados, que atua na captação de eventos e apoio a seus organizadores, capacitação de profissionais para o setor e ampliação dos negócios no Estado.
A entidade foca ainda seu trabalho nos visitantes, criando o interesse de conhecer o que o Estado e a capital têm de melhor para ver e fazer, apoiando a melhoria dos serviços e do atendimento aos visitantes, também por meio de campanhas promocionais.
Site