
Escritora Patrícia Langlois lança Audioteca Tum-Tum-Tá! que hospeda o livro infanto-juvenil “Passarinhar Passa Passará Que Ave Será?” no SNILA
“Quando a Leitura se Abre Para Todos os Sentidos” é a conferência que ocorre no dia 18 de novembro (terça-feira), às 8h30min, no Centro Cultural da UFRGS (Campus Central da UFRGS – Engenheiro Luiz Englert, 333), com a participação da equipe do livro “Passarinhar Passa Passará Que Ave Será?”. O evento está inserido no Seminário Nacional de Literatura Acessível (SNILA), que será realizado entre 17 e 19 deste mês e Simpósio Internacional de Literatura Acessível, de 24 a 26.
Literatura acessível é a que reconhece que ler é um direito de todos os corpos, vozes e modos de pensar no mundo. Um espaço para pensar, criar e partilhar experiências que tornam o livro um lugar de encontro e não de exclusão. Aberto a quem se interessa/atua com leitura, mediação, inclusão, bibliotecas escolares ou está comprometido em tornar os livros acessíveis a todos, tem inscrições gratuitas. Com mediação de Camila Della Passe, o painel é coordenado pela professora da UFRGS Cláudia Freitas, que é pesquisadora em literatura acessível. Informações pelo Instagram @snila_ufrgs.
A atividade contará com os idealizadores do livro “Passarinhar Passa Passará Que Ave Será?”: a escritora e ilustradora Patrícia Langlois, com mais de 25 obras dedicadas à infância e juventude e o biólogo Lucas Klassmann, que há mais de 15 anos fotografa aves. Patrícia foi diretora do Instituto Estadual do Livro (IEL) por oito anos e ocupa a cadeira 4 da Academia Rio-Grandense de Letras e Lucas viaja pelo mundo para clicar pássaros, dedicando-se às espécies brasileiras, em especial as do RS. Também o pesquisador e educador Rodrigo Teixeira, envolvido com inclusão e mediação de leitura e à frente da Mil Palavras Acessibilidade Cultural, empresa voltada à acessibilidade de espetáculos, conteúdos educacionais ou publicitários, que desde 2009 é referência em audiodescrição e legendagem para surdos e ensurdecidos. E ainda a psicopedagoga e especialista em educação especial Marilei Inês Silveira.
Audioteca
No evento haverá o lançamento da Audioteca Tum-Tum-Tá! – Onde cada história chega no compasso da imaginação e o som tem ritmo de abraço e o livro bate na porta do coração: Tum-Tum-Tá! A literatura acessível a todos tem foco em livros de Literatura Infantil com audiodescrição e histórias que podem ser sentidas, ouvidas e imaginadas por todos. A iniciativa é ideal tanto para leitores cegos, quanto para quem ama ouvir boas histórias com riqueza de detalhes sensoriais. A Audioteca será gerida pela escritora e ilustradora Patrícia Langlois, apaixonada por criar pontes entre a literatura e os leitores. O canal abrigará livros de Patrícia e também abre espaço para obras de outros autores, criando uma estante sonora para todos. As postagens no YouTube acontecerão conforme os livros forem sendo publicados, respeitando o tempo de produção cuidadosa que cada obra merece. Literatura acessível, feita para chegar na batida do coração.
“No projeto, eu havia prometido que o livro teria audiodescrição — e, para isso, precisaria de um espaço para hospedá-lo. Foi então que surgiu a ideia: em vez de criar um canal apenas para aquele livro, por que não abrir um espaço que pudesse receber muitos outros?”, diz Patrícia. Assim nasceu a Audioteca Tum- Tum-Tá!, um canal pensado para ampliar o acesso à literatura. “Quis que ela fosse um lugar onde pessoas cegas ou com baixa visão pudessem encontrar, em um só portal, diferentes obras com audiodescrição. Em vez de cada autor ou editora publicar seus livros de forma dispersa, imaginei uma biblioteca sonora coletiva, onde todos pudessem ouvir, descobrir e compartilhar histórias. Uma audioteca sem fins lucrativos”, complementa.
A Audioteca Tum-Tum-Tá! ganhou uma identidade sonora especial: uma vinheta com audiodescrição, que antecede cada novo título disponível. A ideia é anunciar o início da leitura e, ao mesmo tempo, reforçar a identidade do canal — um espaço dedicado a tornar a literatura infantil acessível a todos os públicos. A vinheta foi produzida pela Zuma, com audiodescrição da Mil Palavras, e traz a voz e a melodia do ex-secretário de Estado da Cultura, o cantor Victor Hugo, que apresenta o nome da audioteca. O resultado é um convite sensorial que une som, palavra e inclusão, marcando o compasso do que promete ser uma nova forma de ouvir e imaginar histórias — Tum-Tum-Tá!
A primeira obra a ser hospedado na audioteca será “Passarinhar Passa Passará Que Ave Será?”, um livro-brinquedo interativo que promove o reconhecimento das aves brasileiras, cuja estrutura sanfonada simula um bico de pássaro e contém 28 cartas, compostas de um lado pela poesia de Patrícia Langlois e do outro, imagens de Lucas Klassmann. Os poemas possuem referências ao universo infantil, parlendas e cantigas de roda. O livro conta com abordagem educativa e inclusiva, fonte acessível para disléxicos; e audiodescrição por meio de um Qrcode que leva à Audioteca Tum-Tum-Tá, acessada via YouTube. O projeto “Passarinhar Passa Passará que Ave Será?”, que tem o mesmo nome do livro, conta com recursos da Lei Aldir Blanc de Fomento à Cultura e é financiado pelo Edital PNAB PoA da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre. Serão distribuídos gratuitamente exemplares para todas as escolas municipais da Capital, que selecionarão três escolas para visita da equipe, em bate-papo com os autores, contação de histórias e ação com a psicopedagoga. No Seminário Nacional de Literatura Acessivel haverá o pré-lançamento do livro e na manhã do dia 6 de dezembro (terça-feira) o lançamento oficial, na Fundação Ecarta.
Serviço:
O que: Conferência “Quando a Leitura se Abre Para Todos os Sentidos” e lançamento da Audioteca Tum-Tum-Tá!
Quando: 18 de novembro de 2025 (terça-feira), 8h30min
Onde: Centro Cultural da UFRGS (Campus Central da UFRGS – Engenheiro Luiz Englert, 333)
Quanto: Gratuito.
Informações e inscrições: Instagram @snila_ufrgs