As inscrições podem ser feitas até 04 de novembro de 2025 pelo site https://premiodesignmcb.apacsp.org.br/

 

O Prêmio Design Museu da Casa Brasileira anuncia o retorno para sua 36a edição com a abertura das inscrições para o Concurso do Cartaz. Neste ano, o Prêmio será realizado por meio da parceria entre a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo (SCEIC-SP) e a Associação Pinacoteca Arte e Cultura – APAC. As inscrições podem ser feitas até 04 de novembro de 2025 pelo site https://premiodesignmcb.apacsp.org.br/ e a entrega dos cartazes físicos até 08 de novembro de 2025 (sábado) na Pina Estação, em São Paulo.

 

A participação no Concurso do Cartaz 2025 é gratuita e aberta a todas as pessoas interessadas, brasileiros ou estrangeiros residentes no país há mais de dois anos, profissionais ou estudantes. O vencedor do Concurso do Cartaz receberá uma premiação no valor bruto de R$ 5 mil. Além disso, a comissão julgadora também selecionará cartazes que poderão fazer parte da Mostra do Concurso do Cartaz, prevista para janeiro de 2026.

 

“O Prêmio Design Museu da Casa Brasileira sempre foi um marco no reconhecimento do design nacional, e sua volta significa mais do que a continuidade de uma tradição: representa a atualização de um compromisso com a inovação, com o pensamento crítico e com o estímulo a jovens talentos. Ao trazer o morar no Brasil hoje como tema, o Concurso do Cartaz provoca um olhar sensível para a pluralidade de formas de habitar e de pertencer”, destaca Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

 

Para a retomada do projeto foi criado um Comitê, formado por docentes, profissionais e pesquisadores qualificados do design de diversas localidades do país, além de representantes da Secretaria e da APAC, que tem contribuído para as reflexões sobre as atualizações necessárias na premiação. Os membros deste comitê serão responsáveis pela avaliação dos trabalhos inscritos no Concurso.

 

“É uma honra para a Associação Pinacoteca Arte e Cultura contribuir para a realização de um prêmio que faz parte da história do design no Brasil. O Prêmio Design Museu da Casa Brasileira reafirma o papel fundamental do design na construção da cultura contemporânea, estimulando diálogos entre tradição e inovação. Ao abrir espaço para diferentes vozes e olhares, fortalecemos o compromisso com a diversidade e com a relevância social do design”, afirma Jochen Volz, Diretor Geral da Associação Pinacoteca Arte e Cultura.

 

Para esta edição do Concurso do Cartaz, o tema sugerido para o desenvolvimento dos cartazes será: O morar no Brasil hoje. Os participantes deverão ler atentamente a Carta Aberta, redigida pelo Comitê do Prêmio Design, que está disponível no link https://apacsp.org.br/especialmcb/premio-design/concurso-do-cartaz/. Serão acolhidas propostas de cartazes que valorizem processos de produção e pessoas para representar a diversidade de regiões, classes sociais, crenças, cores, corpos e gêneros que existem no morar de todas as casas.

 

Sobre a Comissão Julgadora

 

A comissão julgadora desta edição do Concurso do Cartaz é composta pelos membros do comitê formado para apoiar no retorno do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. Participam da comissão:

 

Ana Brum: Designer de Produto pela PUC/PR, Mestre em Desenvolvimento e Organizações pela FAE, Especialista em Engenharia de Produto e Design e em Ensino Superior pela PUC/PR, doutora em design pela UFPR. É diretora técnica no Centro Brasil Design.

 

Gustavo Greco: Fundador e diretor de criação da GRECO, uma das empresas de design mais premiadas do Brasil. Membro do Conselho da ABEDESIGN, que presidiu entre 2019 e 2021, professor da Pós-Graduação em Gestão de Marcas do IEC–PUC Minas. É curador, palestrante e jurado no Brasil e em eventos internacionais.

 

Jochen Volz: Diretor Geral da Pinacoteca de São Paulo. É Mestre em história de arte, comunicação e pedagogia pela Humboldt Universidade de Berlin. Foi curador do Pavilhão do Brasil na 53a Biennale di Venezia em 2017, curador da 32a Bienal de São Paulo em 2016. Foi coordenador de programação da Serpentine Galleries em Londres, de 2012 a 2015, Diretor Artístico do Instituto Inhotim, Minas Gerais, de 2005 a 2012, e curador do Portikus, em Frankfurt, Alemanha, de 2001 a 2004.

 

Leonardo Buggy: Mestre em Design pela UFPE e especialista em Gestão pela Fundação Dom Cabral. É designer, curador e professor da UFC. Fundador da primeira digital type foundrie nordestina (a Tipos do aCASO), criou importantes espaços de formação e produção tipográfica no país, como o Laboratório de Impressos em Olinda-PE, o Laboratório de Tipografia do Agreste em Caruaru-PE e o Laboratório de Tipografia do Ceará em Fortaleza-CE.

 

Levi Girardi: Designer e CEO da QNCO, ecossistema de empresas de design do qual fazem parte Questtonó, Colírio Design e Nau Venture Design Studio. Já teve mais de 200 prêmios de design e inovação como RedDot, Good Design, Cannes Lions, World Changing Ideas da Fast Company e já participou de júris em diversos países, como o iF Design na Alemanha, Brasil Design Awards e Prêmio Design Museu da Casa Brasileira.

 

Luana Gonçalves Vieira da Silva: Mestre em museologia pela USP, pós-graduada em Comunicação e Marketing. Docente da graduação em Museologia e de pós-graduação em Museografia e Patrimônio Cultural, do Claretiano Centro Universitário. Atua na diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

 

Marcos da Costa Braga: Bacharel em Desenho Industrial pela UFRJ, doutor em História Social pela UFF, Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Design da FAU USP e do grupo de pesquisa História, Teoria e Linguagens do Design do LabVisual/FAU USP. Foi coordenador das Comissões julgadoras dos Trabalhos Escritos Publicados/não Publicados do 27o e 28o Prêmio Design MCB.

 

Teresa Maria Riccetti: Bacharel em Desenho Industrial pela FAAP, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP, Doutora em Ciências pela UNIFESP, docente e pesquisadora do Curso Design do Mackenzie. Foi coordenadora das Comissões julgadoras dos Trabalhos Escritos Publicados/não Publicados do 33o e 34o Prêmio Design MCB.

 

Vilma Vilarinho: Formada em Tecnologia e Mídias Digitais pela PUC-SP, Mestre em Design e Tecnologia no SENAC e Doutora em Sistemas Complexos pela USP. É docente de Pesquisa e Design de Serviços na ESPM-SP e Especialista em Pesquisa no Grupo Boticário.

 

Sobre o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira

 

O Prêmio Design Museu da Casa Brasileira vem sendo realizado desde 1986 e atualmente está em sua 36a edição revelando talentos e consagrando profissionais e empresas. O Prêmio é dividido em dois momentos principais: o Concurso do Cartaz e a Premiação de Produtos e Trabalhos Escritos. As produções são analisadas por cerca de 100 jurados, divididos entre três comissões julgadoras independentes (Cartazes, Produtos, Trabalhos Escritos) que premiam e selecionam os destaques da edição.

 

Sobre o Museu da Casa Brasileira

 

O Museu da Casa Brasileira (MCB) é uma instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo dedicada às questões da morada brasileira, referência nacional e internacional no segmento de design e arquitetura. Desde 1986 o museu promove o Prêmio Design MCB com o objetivo de incentivar a produção do design brasileiro.

 

A programação do MCB contemplava exposições de longa duração baseadas no acervo da instituição e exibições temporárias de design e arquitetura. O museu também manteve uma agenda de debates, palestras, cursos e publicações.

 

Em 2023 o Museu da Casa Brasileira encerrou temporariamente as atividades no endereço localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, mas enquanto busca uma nova casa, a Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo tem mantido ações para divulgar o acervo através de parcerias com outras instituições museológicas. Em 2024 o MCB promoveu a exposição “Sentar, Guardar e Dormir: Museu da Casa Brasileira e Museu Paulista em diálogo”, em parceria com o Museu Paulista da USP. Para 2026, duas novas exposições estão sendo organizadas e serão anunciadas em breve.

 

Sobre a APAC

 

Criada em 1992 com o objetivo de apoiar o funcionamento da Pinacoteca de São Paulo, a Associação Pinacoteca Arte e Cultura (APAC) é uma sociedade civil de direito privado e sem fins lucrativos. Qualificada no final de 2005 como Organização Social de Cultura, assumiu, a partir de 2006, a gestão do museu para execução da política cultural definida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Faz a gestão da Pina Luz, Pina Estação, Pina Contemporânea e Memorial da Resistência.

 

Em 2025 a APAC tem apoiado a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo (SCEIC-SP) na promoção de ações especiais ligadas ao Museu da Casa Brasileira.

 

SERVIÇO:

Concurso do Cartaz | 36o Prêmio Design MCB

Tema sugerido: O morar no Brasil hoje

Inscrições: Até 04 de novembro de 2025 pelo site https://premiodesignmcb.apacsp.org.br/

Informações sobre o prêmio: https://apacsp.org.br/especialmcb/

Inscrição gratuita

Entrega do cartaz impresso: dias 29, 30 e 31 de outubro e 5, 6, 7 e 8 de novembro de 2025, das 10h às 17h, no Edifício PINA ESTAÇÃO (Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia, São Paulo – SP, CEP 01213-010)

Resultado: previsto para novembro de 2025

Prêmio: R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

Realização: APAC e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo

 

Apoio: Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), Associação dos Designers Gráficos no Brasil (ADG Brasil) e Centro Brasil Design (CBD).